Ranking FIIs - FIIs de Maiores Dividend Yield

Ranking
Segmentos

O que é o Dividend Yield (DY)?

Começando pelo conceito base, vemos que o Dividend Yield ou DY, como é popularmente chamado, costuma ser um indicador visto com frequência no mercado de renda variável. Tanto em ações, quanto em FIIs.

Em resumo, o Dividend Yield é um indicador fundamentalista que retrata o quanto a empresa distribui em dividendos.

Ao analisar este indicador, podemos ter uma noção do quanto a empresa está distribuindo anualmente aos seus acionistas.

Na prática, este indicador é feito com uma correlação do preço das ações da empresa ou das cotas do FII, em relação ao quanto esse fundo/empresa está distribuindo.

Realizando essa relação, conseguimos chegar a um valor que a empresa distribui de dividendos em comparação às suas cotas ou ações.

Qual a importância de analisar o Dividend Yield?

Tanto para quem investe em fundos imobiliários, quanto para qualquer outro investidor de renda variável que almeje ter uma boa renda oriunda dos dividendos, vemos que esse indicador é fundamental.

Entendendo o quanto o fundo distribui ao acionista, você consegue fazer uma análise e ver se ele é uma boa escolha de fundo para dividendos.

É claro que isso não é uma regra para os investidores, visto que existem casos de investidores que preferem empresas/fundos de crescimento, em vez de dividendos.

Mas, se você busca por uma boa renda mensal, com certeza este indicador fará muita diferença. Por isso, é de suma importância que você faça uma análise do DY antes de investir em uma empresa ou fundo.

Qual o Dividend Yield ideal para um FII?

Diferente do que muitos investidores acreditam, não há uma regra para o Dividend Yield ideal para um Fundo Imobiliário ou para uma Ação.

Na verdade, existem alguns parâmetros que os investidores costumam buscar, mas não é uma regra.

No caso dos fundos imobiliários, vemos que o DY deles tendem a ser superior ao da média das ações. Isso acontece majoritariamente pelo fato dos fundos imobiliários terem uma regra na qual eles devem distribuir ao menos 95% dos seus lucros.

Logo, é de se esperar que eles tenham um Dividend Yield muito superior ao das ações. Afinal, diferente dos FIIs, as ações não têm uma obrigatoriedade pela distribuição. É por isso que chegamos até mesmo a ver empresas que não distribuem dividendos.

Existem muitos casos de investidores que buscam por FIIs com uma distribuição por volta de 10% ou mais.

Mas isso não é uma regra. Ao avaliar investimentos, lembre-se de que o Dividend Yield (DY) é apenas um aspecto a considerar. Outros fatores, como a saúde financeira da empresa, tendências do mercado, potencial de crescimento, análise de fluxo de caixa e riscos setoriais, também são importantes para tomar decisões.