Rankings - Ações Mais Rentáveis - Fórmula de Bazin

Ranking
Setor

A ordem padrão do ranking mostra quais são as empresas com maior potencial de Upside (potencial de variação), considerando a disparidade entre o preço atual e o preço-teto da Fórmula de Bazin e que atendem todos os demais critérios da fórmula de Bazin. Saiba mais.

Isso não é uma recomendação de compra/venda, o cálculo do preço teto de Bazin leva em conta somente a fórmula criada por Decio Bazin, difundida no Faça Fortuna com Ações. Saiba mais.

Como o calculo é feito em cima dos dividendos pagos, a fórmula só funciona para empresas que paguem bons dividendos.

Utilizamos como base um DY mínimo desejado de 6% e consideramos para os cálculos a média dos dividendos pagos nos últimos 5 anos, ou de todo o período para empresas com menos de 5 anos de listagem na bolsa de valores.

Método Bazin: O que é? Como funciona?

Você já ouviu falar no Método Bazin?

Se você está investindo há um certo tempo, há grandes chances de você já conhecer o Método Bazin. Contudo, se você ainda não conhece esse método, não sabe como ele funciona e se vale ou não a pena segui-lo, este nosso conteúdo foi feito para você.

O que é o Método Bazin?

Começando pelo conceito base, para quem ainda não conhece, o Método Bazin é um método criado para selecionar ações que são boas pagadoras de dividendos.

Para quem é mais novo no mercado, vemos que essa prática de buscar por ativos que pagam bons dividendos é bem antiga e, para muitos investidores, é levada como uma filosofia de vida.

Isso acontece principalmente porque, quando você investe em ativos que pagam bons dividendos, você tende a ter ações lhe pagando proventos com frequência. Principalmente para quem sonha em se aposentar e viver dos dividendos, vemos que esse método pode ser uma boa pedida.

Quem foi o criador do Método Bazin?

Este foi um método criado por Décio Bazin.

Décio foi um jornalista e investidor que nasceu em 1931 e que, ao longo da sua vida, esteve muito presente no mercado - no caso, como jornalista econômico. No ramo literário, Bazin também fez muito sucesso, tendo produzido o livro "Faça Fortuna com Ações".

Em meio a isso, agora que você já sabe sobre o conceito do Método e um pouco da vida do seu criador, é importante saber os três principais pilares do método.

Quais são os três principais pilares do Método Bazin?

Assim como qualquer outro método, vemos que esta metodologia desenvolvida por Bazin é constituída por vários pilares, mas, dentre eles, vemos que três nos chamam muita atenção:

  • Endividamento;

  • Cash Yield;

  • Liquidez;

Começando pelo Endividamento, devemos desconsiderar aquelas empresas que estão super endividadas. No caso, para seguir a metodologia, é preciso que você escolha empresas com um endividamento moderado. Esse é um pilar primordial.

Além disso, é importantíssimo atentar-se a questão do Cash Yield. No caso, ele recomenda que você escolha por empresas que contam com um Dividend Yield de no mínimo 6% ao ano.

Por último, ele analisa também a Liquidez. Se a empresa tem um bom volume de negociações na Bolsa ou não.

Esses são os três pilares fundamentais do Método Bazin. Entretanto, para ter acesso ao método de forma completa, o ideal é ler o livro "Faça Fortuna com Ações" do Décio.

Qual melhor método para analisar ações?

Ao conhecer o Método Bazin, muitos podem questionar: "Ah, mas qual o melhor método para analisar ações?"

Bom, vemos que isso é algo extremamente relativo. Relativo porque, se pararmos para olhar, isso dependerá muito de investidor para investidor.

Para aqueles que priorizam dividendos, por exemplo, o Método Bazin pode ser levado como inspiração.

Mas, pegando outro caso, para quem prioriza ações com foco em variação, pode ser que o método não sirva tanto.

Sendo assim, tudo dependerá de investidor para investidor.

Vale a pena usar o Método Bazin?

Por último, comentando se vale ou não a pena aplicar este método, assim como havíamos destacado antes, vemos que isso depende de cada um. Se você considerar que a metodologia do Bazin encaixa na sua filosofia como investidor, excelente, foque nela.