Rankings - Ações Buy and Hold

Ranking
Setor

ESTRATÉGIA BUY AND HOLD: O QUE É E COMO FUNCIONA?

A estratégia Buy and Hold é um método de investimento de longo prazo em que os investidores compram ações de empresas sólidas e as mantêm por um período prolongado, independentemente das flutuações do mercado.

A ideia é capturar os retornos potenciais ao longo do tempo, confiando no crescimento das empresas e evitando negociações frequentes. Embora exija paciência e disciplina, essa abordagem busca aproveitar o potencial de crescimento contínuo das empresas escolhidas, buscando retornos significativos ao longo dos anos.

Como funciona o Ranking de Ações Buy and Hold?

O ranking de ações Buy And Hold é uma funcionalidade incrível que temos aqui no Investidor10. Mas antes de tudo, é importante ressaltar que o ranking é meramente informativo e não deve ser encarado como uma recomendação de compra ou venda de ações.

Para gerar este ranking, criamos uma listagem com critérios com base em parâmetros popularmente conhecidos no mercado financeiro, que tem a intenção de auxiliar o investidor que adota a filosofia Buy and Hold a encontrar opções de investimento.

Cada critério do checklist que preenchido por determinada empresa, uma pontuação é gerada. Ao final da listagem, conseguimos estabelecer uma pontuação para empresa.

Veja quais são os critérios do checklist:

Empresas com mais de 5 anos de Bolsa

Um dos critérios que utilizados é o tempo que uma empresa está listada na Bolsa de Valores. Uma empresa com mais de 5 anos na Bolsa geralmente demonstra certa estabilidade e maturidade no mercado, uma vez que passou por um período significativo de negociação e provavelmente enfrentou diferentes condições econômicas e desafios do mercado ao longo desse tempo.

ROE acima de 10

O ROE nada mais é do que o retorno sobre patrimônio. Um ROE acima de 10 geralmente é visto como um indicador positivo, pois sugere que a empresa está utilizando eficientemente os recursos dos acionistas para gerar lucros.

No entanto, é importante ressaltar que a interpretação do ROE pode variar dependendo do setor da empresa e de outros fatores. Setores com margens de lucro mais altas, como tecnologia, podem ter ROE mais elevados do que setores com margens menores, como varejo.

Crescimento de receita nos últimos 5 anos

Este é um outro critério que compõe o nosso checklist. Uma empresa que apresenta crescimento de receita nos últimos 5 anos significa que sua receita total tem aumentado consistentemente ao longo desse período de tempo, abrangendo 20 trimestres consecutivos.

O crescimento de receita é um indicador positivo. Isso pode ser resultado de vários fatores, como aumento nas vendas, expansão para novos mercados, introdução de novos produtos ou serviços, entre outros. Neste critério, utilizamos o indicador CAGR RECEITAS 5 ANOS acima de 10%.

Empresa possui liquidez diária acima de R$ 2M

Quando um ativo possui boa liquidez diária, significa que ele pode ser comprado ou vendido facilmente no mercado. Isso indica que existe uma alta demanda e um grande volume de negociações desse ativo. No critério do checklist, utilizamos uma liquidez diária acima de R$ 2 milhões.

Empresas que nunca deram prejuízo (ano fiscal)

Empresas que nunca deram prejuízo no ano fiscal são aquelas que registraram lucro em suas demonstrações financeiras, após deduzir todas as despesas e impostos. Uma empresa que nunca teve prejuízo em seu ano fiscal é geralmente considerada financeiramente sólida e bem administrada. Isso pode indicar uma eficiente gestão de custos e uma capacidade de gerar receita consistente.

Empresas pagadoras de dividendos (acima de 5% ao ano)

Empresas pagadoras de dividendos são aquelas que distribuem parte de seus lucros aos acionistas na forma de dividendos. Neste critério, é considerado uma média acima de 5% ao ano, nos últimos 5 anos. Isso também pode significar que a empresa possui um histórico de distribuir proventos de forma regular.

Dívida menor que patrimônio

Uma dívida menor que o patrimônio é geralmente considerada uma posição financeira favorável para uma empresa. Isso indica que a empresa tem uma estrutura de capital equilibrada, com recursos próprios suficientes para cobrir suas dívidas. Além disso, uma dívida menor em relação ao patrimônio líquido sugere menor alavancagem financeira e menor risco de inadimplência. Neste critério, consideramos que a dívida bruta / patrimônio seja menor que 1.

Crescimento dos lucros nos últimos 5 anos

Um crescimento nos lucros é geralmente um indicador positivo, pois mostra que a empresa está aumentando sua rentabilidade e eficiência operacional. Isso pode ser resultado de vários fatores, como aumento nas vendas, redução de custos, expansão para novos mercados, melhoria na gestão financeira ou lançamento de produtos ou serviços bem-sucedidos. Neste critério, utilizamos o indicador CAGR LUCROS 5 ANOS acima de 10%.

Avaliação dos usuários do Investidor10

O último critério do checklist é baseado nas avaliações dos usuários do Investidor10. Marcamos no checklist quando a média de avaliação dos usuários em relação a empresa é acima de 4 estrelas (4/5).

Como funcionam a pontuação do ranking?

Cada ação possui um máximo de 100 pontos no checklist. Cada critério obedecido vale 10 pontos. Sendo assim, na parte superior do ranking encontram-se as empresas que mais marcaram pontos de acordo com a estratégia Buy and Hold.

Vale ressaltar que além do ranking, é possível visualizar a pontuação de cada empresa em suas respectivas páginas.