Ranking FIIs - FIIs de Maiores Valores Patrimoniais

Ranking
Segmentos

O que é Valor Patrimonial?

O Valor Patrimonial representa o quanto a empresa tem de balanço, após ela realizar uma diferença entre os ativos da empresa e passivos.

Diferente do que muitos investidores acreditam, o valor patrimonial não é uma divisão de ativos pelos passivos, mas sim uma subtração, com o objetivo de chegar a um valor de diferença que, aí sim, represente o quanto a empresa tem de valor patrimonial.

No mercado financeiro, este indicador também é expresso como VP (Valor Patrimonial).

Como devemos analisar o Valor Patrimonial?

Em muitos casos, este indicador é usado junto a outras métricas para conseguir gerar análises de um negócio.

Ao entender o que é o valor patrimonial e do que ele se trata, muitos investidores se questionam sobre o valor patrimonial ideal.

Na prática, podemos notar que não há um valor patrimonial ideal. Afinal, cada fundo tem as suas próprias características, o que torna muito difícil definirmos um valor patrimonial como "ideal" ou não.

Embora não haja um valor patrimonial ideal universal para todos os FIIs, existem fatores que podem servir como parâmetro para que possamos entender se determinado FII está com um bom VP ou não.

Um dos fatores muito utilizados é o de comparação de mercado.

Se o valor patrimonial por cota for maior do que o valor de mercado, isso pode indicar que o FII está sendo negociado a um preço inferior ao valor real dos seus ativos imobiliários.

Essa situação pode representar uma oportunidade de compra interessante, especialmente se o mercado estiver subestimando o potencial dos imóveis detidos pelo fundo.

Por outro lado, se o valor de mercado da cota for maior que o valor patrimonial, o FII pode estar sobrevalorizado, o que pode afetar as suas possibilidades de ganho com ele.

Valor Patrimonial x Risco do FII

Uma questão interessante que você tem que ter em mente sobre o valor patrimonial é a questão do risco do fundo. Na prática, quanto mais alto estiver sendo negociado o fundo imobiliário em comparação ao valor patrimonial dele, podemos ter uma noção que o risco sobre aquele fundo pode estar alto.

Afinal, em tese, estamos investindo em um ativo que está sendo negociado a um preço muito superior ao que ele realmente vale.

Dessa forma, o ideal é que, antes de investir em um FII, você sempre leve em consideração o valor patrimonial dele para saber se ele está sendo negociado a um valor alto ou se está sendo negociado a um valor inferior ao que ele tem de valor de mercado.