Ranking - Maiores ROEs

Ranking
Setor

O que é ROE e para que serve esse indicador?

Começando pelo significado, vemos que o ROE é um dos conceitos mais importantes para quem vai analisar um ativo.

Nesse caso, ROE nada mais é do que um termo dado para o Retorno Sobre o Patrimônio Líquido.

Na prática, este indicador representa o quanto a empresa consegue gerar de retorno, com base no patrimônio líquido que ela tem.

Então, sempre que quisermos saber o quanto a empresa pode dar de retorno com base no patrimônio líquido que ela tem, analisamos o ROE.

Para que serve o ROE?

Como indicador, o ROE serve para termos uma noção do potencial de lucratividade de um negócio, baseado no patrimônio que ela já possui.

Diferente de outros indicadores, onde você tem uma noção do retorno baseado em critérios futuros, o ROE ele se baseia no patrimônio líquido que o negócio já possui, o que faz com que ele seja um indicador mais concreto.

Qual a diferença entre ROE e ROI e ROA

Prosseguindo, vemos que sempre que falamos em ROE, muitas pessoas acabam confundindo com ROI ou ROA.

São conceitos completamente distintos. ROI é Retorno sobre Investimento. No caso, é um indicador que nos mostra o quanto a empresa teve de retorno, com base em um investimento que ela realizou.

Já o ROA é um indicador que mostra o Retorno sobre Ativos. Na prática, ele representa a proporção que a empresa consegue ser lucrativa, em relação aos ativos dela.

Então, na hora de analisar os indicadores de um negócio, não confunda ROE com ROI e nem com ROA - cada indicador tem a sua determinada representação.

O que significa ROE negativo?

Como outro ponto importante, é essencial lhe falarmos o que significa o ROE negativo. Se você analisou um negócio e viu que o ROE dele estava negativo, tenha em mente que isso é algo muito ruim.

Um negócio com ROE negativo é uma demonstração de que a empresa operou em prejuízo, o que é um grande sinal de alerta.

Nesse caso, se tratando de algo ruim, vemos que a maioria dos investidores não investem em ativos que contam com um ROE negativo, mas isso vai da filosofia de investimentos de cada um.

Entenda a importância do ROE em uma análise de investimento

Em uma análise de investimentos, consideramos que o ROE seja um dos critérios mais importantes pois é com ele que você terá uma noção do quanto está tendo de retorno com o patrimônio líquido do negócio.

Então, na hora de analisar uma empresa para investir, olhe o ROE e veja se ele está positivo ou não.

Depois de conhecer este indicador, se você ficou curioso para saber quais são as empresas com maiores ROEs, recomendamos que você confira nosso Ranking de Ações com Maiores ROEs.