Ranking FIIs - FIIs de Maiores Liquidez

Ranking
Segmentos

O que é Liquidez?

Liquidez nada mais é do que um indicador que mostra o quão fácil um investimento pode ser vendido e transformado em capital (liquidado). No caso, a capacidade e a facilidade que temos de vender um ativo e transformá-lo em dinheiro.

Na prática, nós sabemos que esse é um conceito que pode gerar muitas dúvidas, mas ele é mais simples do que parece.

Imagine que você tem cotas de um fundo X e deseja vendê-lo, para colocar dinheiro no bolso. Contudo, ao anunciar aquela cota do fundo no mercado, você percebe que não há ninguém comprando.

Neste exemplo, poderíamos considerar que o fundo em questão não tem liquidez, tendo em vista que não há compradores para ele. É claro que, na prática, é difícil encontrarmos um ativo sem liquidez alguma.

O que podemos ver com frequência são fundos com baixa liquidez. No caso, com poucas pessoas querendo comprar as cotas dele, o que faz com que seja difícil de você vender.

Já no cenário oposto, em ativos de alta liquidez, vemos que a situação é diferente.

Nesse caso, quando olhamos para um fundo imobiliário que conta com uma liquidez alta, significa que se algum dia quisermos vender as nossas cotas dele, a tendência é que elas sejam, vendidas rapidamente. Afinal, há uma grande demanda de compradores.

Importância da Liquidez para os Fundos Imobiliários

A liquidez é um fator fundamental para qualquer investidor, seja ele um investidor de fundos imobiliários ou de ações. Em qualquer cenário, encontrar ativos com boa liquidez faz muita diferença.

Mas, falando especialmente dos FIIs, essa agilidade é o que permite ao investidor entrar ou sair do fundo a qualquer momento.

Uma das principais vantagens da liquidez é a redução do risco de investimento. Quando um FII possui boa liquidez, o investidor tem a segurança de que poderá efetuar resgates ou realizar novos aportes de forma rápida e com custos reduzidos. Isso evita que ele fique "preso" ao investimento, mesmo em momentos de necessidade financeira ou mudança de estratégia de alocação.

Além disso, a liquidez também contribui para a formação de preços mais justos e transparentes no mercado secundário de FIIs. Quando há uma maior quantidade de compradores e vendedores ativos, os preços tendem a refletir melhor o valor real dos ativos imobiliários do fundo e sua performance, evitando distorções ou oscilações abruptas.

A ausência de liquidez pode ser um sinal de alerta para o investidor. Fundos com baixa liquidez podem apresentar dificuldades na negociação de cotas, o que pode levar a deságios significativos em caso de resgate urgente. Além disso, a falta de liquidez pode prejudicar a diversificação da carteira do investidor, uma vez que fica mais complicado realocar os recursos entre diferentes ativos.