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O que é o valor de mercado?

O valor de mercado nada mais é do que um indicador que nos mostra o valor de uma empresa em relação ao mercado.

Vemos que este indicador está muito relacionado ao quanto o mercado enxerga de valor aquela empresa. Então, imagine que, quanto maior for o valor de mercado de um negócio, mais podemos considerar que ele é sólido aos olhos do mercado.

Imagine que uma empresa tem um valor de 30 bilhões e outra tem o valor de mercado de 1 bilhão. Na prática, aos olhos do mercado, é muito mais confiável investir em uma empresa com maior valor, já que há uma crença de que é um negócio mais sólido.

Como analisar o valor de uma empresa?

Agora que você já conhece esse indicador e o significado dele, é importante saber como calcular o valor de uma empresa.

Primeiro, temos que saber o número de ações que está em circulação daquela empresa.

Para isso, basta conferir as informações da empresa e vermos quantas ações a empresa tem em circulação. Para termos um exemplo, vamos imaginar que uma empresa X conta com 50 mil ações em circulação. Em seguida, é só multiplicar a quantidade de ações que ela tem pelo valor dela.

Logo, imagine que cada ação está custando R$ 43,00. Portanto, multiplicamos 43 (preço das ações) por 50.000 (quantidade de ações);

Fazendo essa multiplicação, chegaremos ao valor de R$ 2.150.000,00 como valor de mercado.

Para que os números fiquem mais realistas, vamos pegar uma empresa Y que tem 5 milhões de ações em circulação a um preço médio de 25 reais.

Logo, o cálculo seria: VM = 5.000.000 x 25

Então, o valor da empresa em relação ao mercado seria de 125 milhões de reais.

O valor de mercado é um indicador relevante?

Sim, o VM é um indicador muito relevante para que você consiga entender mais sobre a empresa que você está analisando. Através desse indicador, conseguimos ter uma ideia do tamanho de mercado da empresa.

No mercado financeiro, há uma certa diferenciação de empresas com base no valor de mercado de cada uma delas. Vemos que a classificação geralmente é feita diferenciando:

  • Small Caps (empresas de pequeno porte);
  • Mid Caps (empresas de porte intermediário);
  • Blue Chips (empresas famosas, com alto VM e reconhecidas no mercado);

Dessa forma, vemos que as Blue Chips são aquelas empresas maiores, que já tem uma solidez no mercado. Diferente disso, as Small Caps são empresas menores, com um menor VM.

Comentando de uma forma mais específica sobre Small Caps, notamos que elas tem um VM que vai de R$ 200 milhões até R$ 2 bilhões.

Já as Mid Caps contam com um VM que gira em torno de 2 a 10 bilhões de reais.

Por último, as Blue Chips possuem um VM acima dos 10 bilhões de reais.

O VM é como se fosse um indicador inicial que devemos analisar para entender em que estágio está um negócio. Mas, para fazermos uma análise profunda de uma empresa e entendermos a situação dela como um todo, é importante olhar outros indicadores.