Rankings - Maiores Receitas

Ranking
Setor

O que é receita de uma empresa e como analisar seu crescimento?

Você sabe como analisar o crescimento de receita de uma ação nos últimos cinco anos? Para aqueles que ainda não sabem bem o que é a receita de um negócio e como ela deve ser analisada, vamos mostrar tudo neste conteúdo.

O que é a receita de um negócio?

De uma forma clara, como primeiro ponto, é importante que você entenda o que é a receita de um negócio.

Quando falamos em receita de uma empresa, mais precisamente da receita bruta, estamos nos referindo ao faturamento daquela empresa sem descontar taxas, custos...

Então, é o que ela produz.

Em meio a isso, quando falamos em receita, você deve ter em mente que existe a receita líquida, que é aquela já com os abatimentos, e a receita bruta - que é aquela que ainda não passou pelos custos.

Qual a importância de analisar a receita?

Ao falar sobre receitas, muitos investidores ficam em dúvida se vale ou não a pena analisar este indicador. Analisar a receita de um negócio é algo imprescindível para que você saiba se ele está tendo um crescimento de faturamento ou não.

Como vamos falar no próximo tópico, um negócio que vem tendo uma queda na receita deve ser analisado com o máximo cuidado, pois isso significa que menos dinheiro está entrando na empresa.

Nesse exemplo, pode ser que a empresa esteja vendendo menos ou com algum problema nas suas vendas.

Então, podemos considerar que, quando você analisa a receita, você vê como está o negócio a nível de faturamento. Com base nisso, você já deve imaginar que o ideal é buscar por uma empresa que conta com uma receita crescente nos últimos anos, certo?

Qual o crescimento de receita ideal?

Essa questão de crescimento de receita ideal é algo super relativo e que dependerá muito de cada caso.

Contudo, acreditamos que, se a empresa vem um crescimento de receita anual, já é um ótimo indicativo.

Dessa forma, não se apegue tanto ao quanto ela está crescendo, mas sim a constância do crescimento.

Obviamente, quanto maior o crescimento de receita ao longo dos anos, melhor. Mas, desde que o negócio tenha um crescimento de receita de forma constante e progressiva, já podemos entender como muito positivo.

Como encontrar as empresas com maior crescimento de receita nos últimos 5 anos?

Sendo assim, se você quer encontrar as empresas com maior crescimento de receita nos últimos cinco anos, a nossa recomendação é que você confira nosso Ranking de Ações que seguem esse critério.

Nesse Ranking, você encontrará todas as ações que estão relacionadas a esse critério que colocamos de crescimento de receita nos últimos cinco anos.