Rankings - Maiores Lucros

Ranking
Setor

O que é o Lucro de uma empresa?

Mesmo parecendo um conceito simples, vemos que muitas pessoas ainda se confundem. O lucro, de uma forma prática, nada mais é do que a receita líquida de uma empresa após a subtração dos seus custos.

Nesse caso, para facilitar o seu entendimento, vamos imaginar que um negócio faz 50 milhões em vendas de um produtos. Mas, desses 50 milhões, 23 milhões foram os custos da empresa - tanto de produção, quanto os custos operacionais para que aquelas vendas fossem concretizadas.

Dessa forma, para ter uma ideia de quanto a empresa deixou de lucro, deveríamos subtrair 23 milhões dos 50 milhões. No caso, ficaria um total de 27 milhões de lucro.

Com isso, sempre que comentamos sobre lucro, acabamos precisando comentar também sobre faturamento, que é um outro ponto importantíssimo.

Qual a diferença de Lucro para Faturamento?

O faturamento nada mais é que o total que a empresa fez de receita com base nas vendas.

Então, naquele nosso exemplo, os cinquenta milhões seriam o faturamento. O faturamento é o bruto da receita que foi feita, sem tirar custos e nem os lucros. Dessa forma, ao analisar um negócio, é importantíssimo que você saiba diferenciar o que é o faturamento de uma empresa e o que é o lucro dela.

Além disso, como investidores, vemos que muitas pessoas fazem um comparativo entre a porcentagem de lucro em relação ao faturamento dela.

Dessa forma, vamos imaginar que um negócio fatura 100 milhões ao ano e, de lucro, tem 13 milhões. Logo a lucratividade dele é de 13%.

Como analisamos o Lucro de um Negócio?

Ao pensar em analisar o lucro de uma empresa listada em bolsa, temos alguns indicadores que podem nos auxiliar nesse processo.

De uma forma simples, o ideal é que analisemos a margem líquida da empresa e o LPA dela. O LPA nada mais é do que o lucro por ação.

No caso da margem líquida, de uma forma muito simplificada, vemos que ela mostra o quanto da receita de uma empresa é convertida em lucro.

Então, pegando como exemplo, vamos imaginar que uma determinada ação tem 30% de margem líquida. Nesse cenário em específico, 30% da receita da empresa é convertida em lucro, o que é algo fantástico.

Em relação ao LPA, ele nos mostra uma relação de lucratividade da empresa por cada ação que ela possui. Nesse caso, um ponto importante do LPA é que ele também consegue nos mostrar se o negócio é lucrativo ou não.

Se uma empresa tem um LPA negativo, vemos que é um mau sinal para quem deseja ser acionista dela. Um LPA negativo significa que ela está operando com prejuízo.

Já no caso inverso, quando a empresa possui um LPA positivo, como 5%, 10% ou qualquer outro valor - vemos que a empresa está operando com um grau de lucratividade.

Portanto, na hora de analisar os lucros de uma empresa, certifique-se de ver se ela tem um LPA positivo ou negativo.