Rankings FIIs - Maiores Altas em 12 meses

Ranking
Segmentos

O que pode levar um Fundo Imobiliário se valorizar?

Uma das grandes dúvidas que muitos investidores têm é em relação ao que pode fazer com que um ativo valorize. Inevitavelmente, é comum nos depararmos com notícias e conteúdos falando a respeito dos ativos que mais valorizaram no último mês ou ano.

É importante dizer que não há um único fator que pode causar essa valorização, mas sim uma série deles.

Entre os fatores que podem elevar um ativo a valorizar, podemos ressaltar:

  • Melhora nos resultados;
  • Perspectiva de crescimento;
  • Marketing;

Esses são apenas alguns dos pontos que podem acabar fazendo com que um fundo imobiliário se valorize.

De tal forma, vemos que existem tanto indicadores mais fundamentados, como a melhora nos resultados, quanto indicadores superficiais, como o marketing que a empresa vem fazendo.

Existem muitos investidores iniciantes que, por ainda não entenderem o mercado, acabam investindo naquelas empresas que mais estão bem faladas. O que pode gerar um aumento nas buscas por um ativo e, consequentemente, uma alta no preço de suas cotações.

Como podemos interpretar um ativo que sofreu forte valorização?

Entendendo que existem vários fatores que levam um ativo a valorizar, é interessante que você entenda como interpretar essa valorização.

Como investidor, antes de aportar em um ativo que sofreu forte valorização nos últimos tempos, é interessante que você analise profundamente o que fez ele valorizar.

Principalmente no caso dos indicadores fundamentalistas que levaram a valorização, você consegue descobrir por meio do último relatório daquele ativo.

Por exemplo:

Você encontrou um fundo imobiliário que subiu 15% nos últimos 12 meses. Para entender melhor o que levou ele a valorizar, você foi analisar os últimos relatórios dele referente aos 12 meses.

Dessa forma, analisando o relatório, você notou que o fundo conseguiu aumentar fortemente a sua lucratividade, reduzir a vacância e melhorar a qualidade dos clientes.

Com isso, você pode interpretar que um dos fatores que levaram a valorização do ativo foi a alta nos resultados dele.

Tendo essa informação em mãos, cabe a você entender se faz sentido essa valorização e se aquele ativo encaixa ou não no portfólio que você busca construir.

Essa análise de relatório é uma das melhores formas de entender profundamente como aquele ativo foi se valorizando.