Rankings de Stocks - Maiores Valor de Mercado

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O que é valor de mercado?

O valor de mercado é um indicador fundamentalista que indica o quanto uma empresa está valendo, aos olhares do mercado. Ou seja, o indicador nos mostra o valor de uma empresa, baseado no preço em que o mercado está negociando ela.

Além de saber o quanto uma empresa vale, o valor de mercado também é um indicador fundamental para realizar análises mais profundas.

Como é calculado o valor de mercado de uma empresa?

O valor de mercado de uma empresa é calculado seguindo a fórmula:

Valor de Mercado = Número de Ações x Cotação das Ações

Utilizando essa fórmula, você conseguirá chegar ao valor de mercado de uma empresa listada em bolsa. Em caso de empresas de capital fechado, para realizar este cálculo, será necessário dividir as participações societárias em ações e ver o quanto vale cada ação.

Para que você entenda melhor como funciona essa conta, vamos pegar um exemplo:

  • Uma empresa X tem 40.000 ações emitidas, com cada ação custando cerca de R$ 35,00.

Levando esses números em consideração, teremos que fazer uma multiplicação entre o número de ações e a cotação dela.

A conta ficaria assim:

Valor de Mercado = 40.000 (Número de Ações) x 35 (Cotação)

Valor de Mercado = R$ 1.400.000,00

De tal modo que esse valor final seria referente ao valor de mercado que a empresa possui. Para ações listadas em bolsa, não tem mistério.

Apenas para exemplificarmos, vamos imaginar que você deseja analisar AAPL (Apple).

Com isso, basta acessar a página da ação aqui no Investidor10, ver o número de ações emitidas que a empresa tem. Após isso, deveremos olhar para a cotação da empresa. Por último, basta fazermos a multiplicação entre o número de ações e a cotação.

O valor que chegaremos será referente ao VM da empresa. Um ponto importante sobre valor de mercado é que, baseado nele, conseguimos classificar as empresas.

Classificação de empresa com base no Valor de Mercado

No mercado de investimentos, existem muitos termos utilizados para conseguir classificar as empresas de pequeno, médio e grande porte. Cada um com as suas especificidades.

Dessa forma, o critério que é utilizado como base para chegar a classificação dessas empresas é o Valor de Mercado.

De tal modo que os negócios são divididos em Micro, Small Cap, Mid Cap, Large Cap, Mega Cap.

Cada uma dessas classificações possui uma faixa de valor de mercado que a empresa deve ter para se enquadrar.

Hoje, a divisão por Valor de Mercado está da seguinte forma:

  • Micro Cap - R$250 Milhões a R$ 1 Bilhão;
  • Small Cap - R$1 Bilhão a R$ 10 Bilhões;
  • Mid Cap - R$10 Bilhões a R$ 50 Bilhões;
  • Large Cap - A partir de R$ 50 Bilhões;
  • Mega Cap - A partir de R$ 1 Trilhão (US$ 200 Bilhões);

Dessa forma, analisando os negócios que estão listados nas Bolsas de Valores do mundo, como a Nasdaq ou o S&P500, por exemplo, vemos que existem empresas de todas as classificações. Desde as Micro até as Mega Caps.