Rankings de Stock - Maiores Margens Líquidas

Ranking
Setor

Margem líquida: o que é esse indicador e como analisá-lo?

Você sabe o que é a Margem Líquida de uma empresa? Descubra a importância de analisá-la e como encontrar empresas com as maiores margens líquidas.

O que é a Margem Líquida?

A Margem Líquida é um indicador muito analisado em ações e que, para muitos investidores, é primordial. Esse indicador representa o quanto a empresa tem de lucro baseado na receita total dela.

Isso significa que, analisando a margem líquida, conseguiremos ter uma ideia do lucro que a empresa tem baseado na receita que ela fez.

Desse modo, para simplificar o seu entendimento, vamos entender que uma empresa tem uma receita de 10 milhões de reais e, a partir dessa receita, o lucro líquido dela é de 1 milhão. Logo, a margem líquida seria de 10%.

Sendo assim, sempre que pensarmos em margem líquida, podemos entender que ela está representando de fato o lucro da empresa. Por sinal, vale a pena ressaltar que, tanto no nosso ranking, quanto em balanços, você tende a encontrar a Margem Líquida em porcentagem.

Para saber o valor real, o ideal é que você pegue a receita da empresa e tire a porcentagem da margem líquida.

Assim, como outro exemplo, se uma empresa tem 225 milhões de receita e uma margem líquida de 15%, podemos ver que o lucro líquido da empresa seria de R$ 33,75 milhões.

Mas, para quem não gosta de fazer essas contas, não precisa se preocupar. Usando o nosso Ranking, fica muito mais simples.

Qual a importância de analisar a Margem Líquida?

A margem líquida é um dos critérios mais importantes a serem analisados.

Falamos isso porque, quando você analisa a margem líquida, você consegue ter uma noção do quanto a empresa tem de lucro com base na receita dela.

Não adianta um negócio ter uma receita gigantesca, sendo que a margem líquida dela é muito baixa.

Qual a margem líquida ideal?

Não há uma margem líquida ideal. Para cada setor, há uma margem líquida que costuma ser o padrão.

Contudo, o ponto aqui é que, quando analisamos a margem líquida, devemos ir além dos números.

Para nós, uma boa empresa é aquela que consegue se manter em crescimento e, junto a isso, consegue ir crescendo a sua margem.

É melhor ter um negócio com uma margem um pouco menor, mas que vem crescendo com constância - do que uma empresa com uma margem muito alta, mas que não cresce e está estagnada.

Como encontrar as empresas com as melhores Margem Líquida?

Agora que você já sabe tudo sobre a margem líquida, é importante te mostrarmos como encontrar as empresas com as melhores margens.

Nesse caso, nós recomendamos que você dê uma olhada na lista das empresas que estão no nosso ranking de maiores margens líquidas.