Com sede em Santa Clara, Califórnia, a Nvidia atua no desenvolvimento de microprocessadores gráficos para a indústria da tecnologia.
Dentre os principais mercados consumidores dos processadores Nvidia, destacam-se:
Jogos: Os processadores da Nvidia aprimoram a experiência de jogo melhorando a qualidade visual dos gráficos, aumentando a taxa de quadros para uma jogabilidade mais suave e melhorando o realismo ao incorporar o comportamento de objetos leves e físicos.
Os produtos Nvidia para o mercado de jogos incluem GPUs GeForce RTX e GeForce GTX para jogos de PC, dispositivos SHIELD para jogos e streaming, GeForce NOW para jogos baseados em nuvem, bem como plataformas e serviços de desenvolvimento para dispositivos de console de jogos especializados.
Visualização Profissional: A computação visual é vital para a produtividade em muitos ambientes, incluindo design e fabricação e criação de conteúdo digital. O projeto e a manufatura incluem projeto auxiliado por computador, projeto arquitetônico, manufatura de produtos de consumo, instrumentação médica e aeroespacial.
Nesse mercado a Nvidia fornece processadores que aumentam a produtividade dos designers, melhorando o desempenho e adicionando funcionalidades, como renderização fotorrealística, alta fidelidade de cores e recursos de exibição escalonáveis avançados.
Automotivo: O mercado automotivo da Nvidia é composto de soluções de entretenimento informativo para cockpit, plataformas AV e acordos de desenvolvimento associados.
A Nvidia trabalha com várias centenas de parceiros no ecossistema automotivo, incluindo montadoras, fabricantes de caminhões, fornecedores de primeira linha, fabricantes de sensores, instituições de pesquisa automotiva, empresas de mapeamento HD e startups para desenvolver e implantar sistemas de inteligência artificial para veículos autônomos.
História da empresa
A Nvidia foi fundada em 1993 por Jensen Huang, Chris Malachowsky e Curtis Priem. Na época, havia mais de duas dúzias de empresas de chips gráficos, um número que subiria para 70 três anos depois. No entanto, em 2006, a Nvidia era a única empresa independente ainda em operação.
Em 1994, um ano após a sua fundação, a Nvidia alcança sua primeira parceria estratégica com a SGS-Thomson Microelectronics para fabricar o acelerador de interface gráfica do usuário de chip único da empresa.
Em 1996, a Nvidia apresenta seus primeiros drivers Microsoft DirectX com suporte para Direct3D, uma API usada para renderizar gráficos 3D.
Em 1999, em um dos maiores feitos da sua história, a Nvidia inventou o primeiro processador gráfico, o GeForce 256. No mesmo ano, a empresa estreou na Bolsa de Valores de Nova York.
Desde então a empresa não parou de crescer, inovar e investir em tecnologia, passando a figurar como uma importante fornecedora de processadores gráficos para diversos setores, dentre eles o setor automotivo.
A Nvidia está listada no setor de Tecnologia e categorizada na indústria de Hardware de computador.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR NVDC34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker NVDA.
Informações Complementares
A empresa NVIDIA Corporation (Estados Unidos), está listada na Nasdaq com um valor de mercado de $ 2,93 Trilhões, tendo um patrimônio de $ 58,16 Bilhões.
Com um total de 18.975 funcionários, a empresa está listada no setor de Tecnologia e categorizada na indústria de Hardware de computador.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 96,31 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 53,01 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 55,35, um P/VP de 50,45 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da NVDA ficou em 0,02%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR NVDC34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker NVDA.