A Magazine Luiza S.A., é uma empresa brasileira do setor consumo cíclico e subsetor de utilidades domésticas.
Presente no comércio de móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, a empresa opera tanto por meio de sua plataforma digital quanto de suas lojas físicas.
Além de seu core business no varejo, a Magazine Luiza também oferece serviços financeiros, como o Consórcio Luiza, o Luizacred (cartões de crédito), e o Luizaseg (seguros), ampliando suas ofertas para soluções financeiras.
Sua plataforma online oferece cerca de 40 mil modelos de produtos e integra um modelo omnichannel que conecta sua presença digital aos pontos físicos de venda.
Assim, o marketplace conecta vendedores terceiros com os consumidores, ampliando o portfólio de produtos disponíveis, permitindo que outros vendedores utilizem sua plataforma de e-commerce.
Suas operações incluem tanto o ambiente físico, com cerca de 1.000 lojas, quanto o ambiente digital, com um dos maiores e-commerces do país.
Classificada como uma grande cap (large cap), sua estrutura operacional inclui lojas físicas e centros de distribuição, com presença em 17 estados.
As ações da empresa estão listadas na B3 sob o código MGLU3 e MGLU3F na versão fracionária.
História e quando foi criada a Magazine Luiza
A Magazine Luiza foi fundada em 1957, na cidade de Franca, interior de São Paulo, por Pelegrino Donato e Luiza Trajano.
O casal adquiriu uma loja chamada Cristaleira, que mais tarde passou a se chamar Magazine Luiza.
Durante as décadas seguintes, a empresa expandiu sua presença para outras cidades do interior paulista, consolidando-se como uma rede de lojas de departamentos em 1974.
Em 1991, Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora, assumiu a superintendência da empresa.
Sob sua liderança, a Magazine Luiza passou por uma reestruturação significativa, com inovações como a "Liquidação Fantástica" em 1993, uma ação de vendas que se tornou um marco no setor de varejo brasileiro.
Em 2005, a empresa lançou o "Dia de Ouro", um evento voltado a fidelizar clientes. Nos anos seguintes, em 2008, quando completou 50 anos, a Magazine Luiza inaugurou 44 lojas simultaneamente em São Paulo.
Em 2009, Luiza Helena convidou Marcelo Silva para ajudá-la na administração, dando início a uma nova fase de expansão.
Em 2011, a empresa realizou sua oferta pública inicial (IPO) e adquiriu a rede Baú da Felicidade, ampliando sua atuação.
A partir de 2015, a Magazine Luiza investiu fortemente na digitalização, com uma nova versão de seu aplicativo para e-commerce móvel.
Entre suas aquisições estão a Estante Virtual e a Livraria Cultura, aumentando a diversificação de seu portfólio.
Em 2019, a empresa comprou a Netshoes, marcando sua entrada no segmento de e-commerce esportivo, e atingiu 1.000 lojas em todo o país.
Em 2020, a empresa continuou sua estratégia de aquisições, comprando o Canal Tech e o Jovem Nerd, ampliando sua presença no mercado de conteúdo digital.
Em 2021, adquiriu o e-commerce Kabum por R$ 3,5 bilhões, ampliando sua atuação no setor de eletrônicos e tecnologia.
Informações Complementares
A empresa Magazine Luiza, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 4,39 Bilhões , tendo um patrimônio de R$ 11,06 Bilhões.
Com um total de 28.200 funcionários, a empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Eletrodomésticos.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 37,80 Bilhões, que gerou um lucro no valor de R$ 366,09 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 11,99, um P/VP de 0,40 e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos