A Magazine Luiza S.A., é uma rede do varejo nacional, organizada como sociedade anônima de capital aberto e ofertada na bolsa com o código MGLU3.
Sua principal atuação é o comercio de móveis e eletrônicos, tanto em sua plataforma digital quanto em suas lojas físicas. Em sua plataforma digital a empresa disponibiliza cerca de 40 mil modelos de produtos, exibindo ainda um modelo de plataforma digital com pontos físicos.
Além do mercado de varejo, a empresa também trabalha com produtos financeiros, como: o Consórcio Luiza, o Luizacred (cartão de crédito) e o Luizaseg (seguro).
Atualmente, a empresa dispõe de aproximadamente 27 mil colaboradores, 1000 lojas distribuídos em 17 estados diferentes, 12 centros de distribuição e um e-commerce com marketplace, permitindo que a empresa finalize o ano de 2019 com um lucro líquido de R$ 921.8 milhões
História da Magazine Luiza
Fundada em 1957, no interior de São Paulo, pelo casal Pelegrino Donato e Luiza Trajano após adquirir uma loja chamada Cristaleira. Algum tempo depois efetuaram a troca do nome.
No decorrer das décadas seguintes, a empresa expandiu suas lojas para diversas cidades do interior de São Paulo. Em 1974, abriu sua primeira loja de departamentos.
Em 1991, Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora da empresa, chegou ao cargo de superintendência da companhia. Passando assim por várias transformações buscando a reestruturação do negócio da empresa.
Em 1993, a nova superintendente lançou a Liquidação Fantástica, estratégia que posteriormente se tornou a mais copiada no setor de varejo nacional. Em 2005, a rede lançou o primeiro “Dia de Ouro”, com intuito de recompensar e reconhecer seus clientes mais fiéis.
Em 2008, ao completar 50 anos, a companhia inaugurou 44 lojas simultaneamente em São Paulo. Um ano após, a superintendente da empresa convidou o executivo Marcelo Silva para auxilia-la na administração da rede.
Em 2011, além de ingressar na bolsa de valores, a empresa também adquiriu a rede Baú da Felicidade. Em 2015, introduziu uma nova expansão em sua atividade digital, implementando uma nova versão de seu aplicativo para o e-commerce via celular.
No decorrer dos anos a empresa realizou a compra de várias redes menores em locais no qual ainda não possuía uma loja, comprou também livrarias como o Estante Virtual e a Livraria Cultura.
Não menos importante, em 2019, a empresa realizou a aquisição da Netshoes uma grande empresa do mercado eletrônico. Alcançando ainda neste ano a marca de 1000 lojas em todo o país. A rede conseguiu encerrar o ano com uma receita líquida de R$ 19.8 bilhões.