Rankings - Maiores Caixas

Ranking
Setor

Ranking de Ações - Maiores Caixas

Você sabe quais são as Ações com Maiores Caixas?

Acessando o nosso Ranking de Ações de Maiores Caixas, você consegue ter uma visão completa de quais são as empresas que, naquele momento, estão com os maiores caixas. Contudo, se você ainda não sabe o que é o Caixa de uma empresa e porquê esse é um critério que você deveria analisar, não se preocupe, iremos lhe explicar agora.

O que é um caixa de uma empresa?

De uma forma muito prática, vemos que o caixa de uma empresa nada mais é do que o capital que a empresa tem disponível para investimentos.

Nesse caso, fazendo uma breve comparação, podemos considerar o caixa de uma empresa como o saldo que você tem na sua conta bancária.

Se a empresa tem um caixa (saldo) muito elevado, ela tem capacidade de fazer investimentos, mas, quando uma empresa está com pouco caixa (saldo), ela fica muito limitada.

Em meio a isso, sempre que comentarmos sobre o caixa de algum negócio, tenha em mente que estamos falando do dinheiro que a empresa tem disponível para realizar investimentos ou distribuições.

É a "grana" que está parada na conta dela. Não confunda o caixa com o patrimônio da empresa. O caixa é o dinheiro líquido dela, que está apto a ser alocado em algo. Sendo assim, agora que você já sabe o que é o caixa, é importante comentarmos um pouco sobre a importância de uma empresa ter um bom caixa.

Importância da empresa ter um bom caixa

Assim como havíamos comentado antes, quando temos dinheiro disponível, estamos abertos a oportunidades.

Então, principalmente se tratando de empresas, vemos que o caixa é importantíssimo. Dessa forma, imagine que surge uma grande crise e que aparecem várias oportunidades baratas. Se um determinado negócio tem caixa, ele consegue investir e aproveitar o momento.

Mas, aqueles que não tem esse caixa, acabam ficando extremamente limitados.

É claro que tem que existir um meio termo entre ter muito caixa e não investir. Em um negócio, além de fundamentar um bom caixa, é importante que a empresa também reinvista e faça novos negócios. Contudo, é preciso ter um equilíbrio.

Ao analisar uma empresa, é válido analisar se ela investe o dinheiro quando há alguma oportunidade e se o caixa dela está crescendo. Caso ela tenha esses dois indicadores, consideramos como uma boa empresa do ponto de vista do caixa - obviamente, esse é apenas um dos critérios que analisamos.

Em meio a isso, por último, é importante comentarmos sobre os riscos de ter um caixa pequeno.

Caixa pequeno: riscos e perdas de oportunidades

Quando uma empresa não tem muito dinheiro em caixa, ela se torna vulnerável. Assim como havíamos exemplificado, se uma empresa não está com dinheiro para investir, qualquer crise, mesmo que seja momentânea, pode balançar o negócio.

Além de perder boas oportunidades que podem surgir, o negócio que não tem um caixa consolidado está sempre com um risco maior de quebrar - em comparação com outro que tenha um bom caixa.

Portanto, vemos que, ao analisar um negócio, o caixa é um dos grandes pilares.

Nesse caso, é até importante ressaltarmos que, se formos ver a filosofia de grandes investidores, notaremos que muitos deles dão grande ênfase ao caixa das empresas que estão investindo.

A maioria desses investidores fazem isso porquê, tendo experiência no mercado, eles sabem que em momentos de crise - que uma hora ou outra aparecerão - aquelas empresas que tem capital passarão com mais tranquilidade e aproveitando as oportunidades.

Por isso, se você for usar esse indicador para analisar possíveis investimentos, não deixe de conferir nossos ranking de ações com maiores caixas. Com certeza ele lhe ajudará muito!