Presente em todo o território nacional e no exterior por meio da sua unidade de negócios Grupo Éxito, o Pão de Açúcar é uma das empresas mais conhecidas do setor.
Sua atuação se dá por meio de lojas físicas, tendo mais de 800 pontos só no Brasil, e também por meio de soluções de e-commerce e outras demais marcas.
Portanto, as operações do grupo Pão de Açúcar são categorizadas da seguinte forma com as seguintes marcas:
- Lojas físicas: Pão de Açúcar; Extra; Mercado extra; Compre Bem Supermercados; Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra;
- E-commerce: Pão de Açúcar.com; Clube extra; Compre Bem Delivery, James e GPA Marketplace;
- Negócios Especializados: Pão de Açúcar Posto; Pão de Açúcar Drogaria; Pão de Açúcar Adega; Posto Extra; Drogaria Extra e Compre Bem Posto;
- Produtos de Marcas Próprias: Qualitá; Taeq; Chefime; Casino; Club Des Sommelier; Finlandek; Fábrica 1959 e Nous;
- Programas de fidelidade: Clube Extra; Pão de Açúcar Mais e Stix;
- B2B: Mini mercado e Multi Benefícios;
- Galerias comerciais: GPA Malls;
Vale pontuar que também estão relacionadas ao Pão de Açúcar todas as marcas operadas pelo Grupo Éxito no exterior e também outras soluções que não se encaixam no varejo.
História
O Grupo Pão de Açúcar foi fundado em São Paulo em 1948 como uma simples doceria sem muitas pretensões, por Valentim dos Santos Diniz.
Não seria até quase 10 anos mais tarde que a primeira unidade de Supermercado seria inaugurada. Mais 10 anos e o número de lojas havia subido para 60, em 17 cidades.
Em 1971 é lançado no ABC Paulista o Jumbo, o primeiro Hipermercado nos moldes como esse segmento é conhecido hoje.
Três anos depois, em 1974 se inicia as operações da rede Assaí Atacadista, com uma simples quitanda de 90 metros quadrados.
A partir de 1976 o Grupo Pão de Açúcar resolve diversificar os seus negócios e faz a aquisição da Eletroradiobraz, criando o segmento de eletroeletrônicos.
No início da década de 80 a expansão do Grupo Pão de Açúcar continua a todo vapor, com a aquisição das redes Superbom, Peg-pag, Mercantil e de lojas do Bazar 13 e rede Morita.
Em 1989 é criado uma das marcas mais conhecidas do Pão de Açúcar, o Extra. O Extra surgiu para competir no segmento de hipermercados.
No ano de 1995 a empresa continua o seu projeto de expansão adquirindo as lojas Millo’s Comercial Carajás, G.Aronson e SAB.
Foi também nesse mesmo ano que a empresa fez o seu IPO, emitindo ações nas bolsas do Brasil, Estados Unidos e Europa e movimentando em torno de 150 milhões de dólares.
Com o dinheiro adquirido, o processo de reestruturação da empresa se consolidou e de lá para cá o grupo apenas cresceu em tamanho, faturamento e produtos comercializados.
Por fim, em 2020 acontece a migração das ações do Grupo Pão de Açúcar para o Novo Mercado da B3, o que indica o mais alto nível de governança corporativa.
Informações Complementares
A empresa Grupo Pão de Açúcar, está listada na B3 com um valor de mercado de
R$ 1,65 Bilhão
, tendo um patrimônio de R$ 4,33 Bilhões.
Com um total de 99.561 funcionários,
a
empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo não Cíclico
e no segmento Alimentos.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de
R$ 19,07 Bilhões, que gerou
um prejuízo
no valor de R$ -2,58 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L
de -0,64, um
P/VP de 0,38
e nos últimos 12
meses a empresa não pagou dividendos