Você sabe o que são Investimento em BDRs, como funcionam e quais as vantagens de investir nesse tipo de ativo?

Para muitos, investir no exterior pode parecer complicado e até mesmo arriscado, no entanto com a chegada dos BDRs aplicar recursos em ativos internacionais pode ficar bem mais fácil que antigamente.

Você já ouviu falar em BDRs? O assunto é novidade para você? Então não deixe de conferir esse conteúdo até o final e descubra em detalhes tudo o que você precisa saber sobre BDRs. Não deixe de conferir!

Investimento em BDRs O que são?

O que são BDRs?
O que são BDRs? – Foto: Freepik

Investimento em BDRs: Os Brazilian Depositary Receipts, ou simplesmente BDRs são certificados negociados aqui no Brasil, mas que representam ações emitidas por empresas em outros países.

Os BDRs são negociados na Bolsa de Valores brasileira, desde Setembro de 2020. Através dos BDRs, investidores brasileiros podem adquirir ações de gigantes como:

No entanto, é preciso destacar, que quem adquire BDRs não está comprando diretamente as ações de uma empresa no exterior, mas sim, títulos representativos dessas ações.

Funciona da seguinte forma: As ações são adquiridas no exterior por uma instituição financeira, que por sua vez mantém as ações internacionais sobre a sua custódia.

Em seguida, uma segunda instituição financeira, conhecida como depositária emite as ações internacionais aqui no Brasil com autorização da CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

Vale destacar, que o número de BDRs emitidas fica limitado ao quantitativo de ações em poder da instituição financeira custodiante.

Investimento em BDRs – Tipos e Níveis de BDRs

Investimento em BDRs: Para que você possa compreender melhor o funcionamento dos BDRs, é importante destacar a classificação desse tipo de ativo, classificação essa, que é dividida em dois tipos ou grupos e níveis.

Investimento em BDRs – Tipos dos BDRs

BDRs Patrocinados: Os BDRs patrocinadas são aquelas em que a própria empresa emissora das ações contrata uma instituição depositária no Brasil. As empresas que patrocinam BDRs por algum motivo possuem interesse de marcar presença no mercado financeiro brasileiro.

BDRs Não Patrocinados: No caso dos BDRs não patrocinados a iniciativa de emitir os recibos das ações no Brasil não parte da própria empresa, mas sim de uma ou mais instituições depositárias.

Investimento em BDRs – Níveis dos BDRs

Patrocinados Nível I: BDRs patrocinados Nível I não necessitam do registro de companhia na CVM, além disso, eles podem ser negociados em mercados de balcão não organizados ou em segmentos da bolsa de valores criados especificamente para este fim.

No entanto, é importante destacar, que este tipo de BDR fica limitado ao número máximo de 50 investidores.

Além disso, a instituição depositária fica obrigada a replicar aqui no Brasil todas as informações, fatos relevantes, editais de convocação para assembleias e relatórios divulgados pela empresa no exterior.

Patrocinados Nível II e Nível III: Agrupamos os BDRs patrocinados nível II e III devido a semelhança entre eles. Em ambos os casos é exigido que a empresa emissora das ações no exterior possua registro na CVM.

Também é importante destacar que as empresas emissoras precisam seguir as mesmas regras de transparência e governança das empresas brasileiras registradas junto à CVM como “Categoria A”.

Os BDRs nível II e III podem ser negociados no pregão da bolsa de valores ou em mercado balcão organizado.

A saber, a única diferença entre os BDRs nível II e nível III é que o primeiro só pode ser alvo de ofertas públicas de esforços restritos, enquanto que o segundo pode ser alvo de ofertas amplas.

Código de negociação dos BDRs

Código de negociação dos BDRs
Código de negociação dos BDRs – Foto: Freepik

Investimento em BDRs: Quanto ao código de negociação os BDRs funcionam da seguinte forma:

  • 4 letras iniciais que demonstram a empresa ao qual se refere o BDR.
    2 Números que indicam se o BDR é patrocinado ou não e o seu nível.

Os tickers de BDRs podem terminar nos seguintes números:

  • 32: BDRs Patrocinados Nível II
  • 33: BDRs Patrocinados Nível III
  • 34 ou 35: BDRs Não Patrocinados

Por sua vez, os BDRs Patrocinados Nível I não contam com um número fixo no fim do código de negociação.

Investimento em BDRs – Benefícios de investir em BDRs

Investimento em BDRs – Agora que você já sabe o que são BDRs e como funciona esse tipo de ativo, vamos conferir quais são as suas principais vantagens:

  • Acesso facilitado a ações de empresas listadas no exterior (Não há necessidade de abrir conta de investimentos internacional ou transferir recursos para o exterior);
  • Possibilidade de investir no exterior com liquidação das operações em moeda nacional, ou seja, em reais;
  • Mais uma opção de investimento para quem gosta de diversificar a carteira;
  • Exposição a ativos em mercados internacionais e com maior resiliência.

Quais são os custos e tributos para investir em BDRs?

Quais são os custos e tributos para investir em BDRs?
Quais são os custos e tributos para investir em BDRs? – Foto: Freepik

Investimento em BDRs – Assim como ocorre no mercado de ações brasileiras, os BDRs são tributados pelo Imposto de Renda com alíquota de 15% sobre os ganhos nas negociações.

No entanto, é importante destacar, que a tributação incide até mesmo em transações inferiores a R$ 20 mil reais.

Por sua vez, caso exista distribuição de dividendos o valor repassado ao investidor levará em consideração as regras de tributação do país de origem da respectiva ação.

Aproveitando, para que não restem dúvidas, é importante destacar que os BDRs também podem pagar dividendos.

Quanto aos custos operacionais relacionados às BDRs, o investidor poderá arcar com:

  • Emolumentos da B3;
  • Taxa de custódia da corretora;
  • Taxa de corretagem.

Vale destacar, que muitas corretoras já oferecem isenção para investidores que desejam aplicar recursos em ações internacionais através dos BDRs.

Sendo assim, antes de escolher a sua corretora para aplicar em BDRs, é importante conhecer as tarifas ou isenções cobrada pela corretora em questão para esse tipo de operação no mercado financeiro.

Investimento em BDRs – Como investir em BDRs?

Investimento em BDRs: Ao contrário do que muitos pensam, não existem segredos para investir em BDRs, por sinal, o processo é o mesmo utilizado para investir em ações brasileiras.

Sendo assim, tudo o que você precisa para investir em BDRs é abrir conta em uma corretora de valores que ofereça esse tipo de ativo aos seus clientes.

Com uma conta aberta na corretora de sua preferência, basta escolher o BDRs ou os BDRs desejados, informar a quantidade e enviar a ordem de compra.

Vale destacar, que o prazo de liquidação dos BDRs ocorre em D+2, ou seja, em 2 dias úteis após o envio da ordem de compra.

Você sabia que atualmente mais de 600 BDRs são negociadas no Brasil?

Aqui no Investidor 10 você encontra uma página exclusiva sobre BDRs com indicadores e informações relevantes sobre os ativos mais importantes desse segmento.

Deseja conquistar maior assertividade com seus ativos listados no mercado internacional? Então, clique aqui e confira a nossa página de BDRs!

Já segue o Investidor 10 no Instagram? Siga a nossa página para ter acesso gratuito a conteúdos relevantes sobre o mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui