Investir em ações de empresas listadas na bolsa de valores é uma das formas comuns de investimento, seja para o investidor arrojado ou iniciante no mercado, mas afinal, quais são os melhores sites para analisar ações?

O preço, o valor e a expectativa de valorização de uma ação são dados de nem sempre tão fácil entendimento para quem não possui conhecimento mais aprofundado.

Pensando nisso, neste artigo listamos os 10 melhores sites para analisar ações, que podem ajudar o investidor sem tempo ou que não sabe fazer uma análise mais profunda.

Fundamentus

O Fundamentus é um sistema on-line composto de um banco de dados completo que auxilia o investidor a encontrar as melhores ações do mercado, por meio da análise fundamentalista.

Seu visual é agradável e intuitivo, o que facilita o entendimento das informações, sendo considerado um dos melhores sites para analisar ações brasileiras.

Uma de suas principais vantagens é o fato de que ele oferece planilhas que podem ser baixadas para consultas off-line.

Outra de suas seções se chama Investimento Consciente, e é uma área dedicada a compartilhar informações sobre como fazer “valuation” de ações, empoderando o investidor.

Nesta área é possível encontrar textos, vídeos e indicações sobre como e onde adquirir mais conhecimento a respeito do mercado financeiro e investimentos.

Há também uma outra área dedicada apenas a elencar por ordem cronológica todos os fatos relevantes dos últimos dois meses, ajudando o investidor a se manter atualizado.

Vale ressaltar que o Fundamentus mostra muitas outras informações interessantes para o investidor, como:

  • Comparações entre setor e subsetor de atuação das empresas;
  • Demonstrações de resultados empresariais;
  • Indicadores fundamentalistas e financeiros que podem ser usados como filtro;
  • Gráfico com ajuste de cotações de ações desde 1998 até hoje.

Com essas informações em mãos é muito mais fácil para o investidor identificar as melhores oportunidades para tomar decisões com maior rendimento.

Melhores sites para analisar ações – Status Invest

A Status Invest é uma das duas ferramentas dessa lista que tem relação com a Suno Research, empresa de Tiago Reis que é especializada em análises financeiras.

No caso, a Status Invest tem como objetivo ajudar o investidor a fazer as suas próprias análises disponibilizando ferramentas para avaliar ações, fundos imobiliários e BDRs.

Um dos diferenciais desse site é que ele contém também muitas informações sobre o mercado internacional de ações e REITs, o que pode ser difícil de achar com confiabilidade.

Outras especificidades da Status Invest que o torna um dos melhores sites para analisar ações, são:

  • Listas com os fundos de investimentos mais rentáveis;
  • Informações sobre os títulos do Tesouro Direto;
  • Glossário com os termos do mercado financeiro e econômico.

Em relação ao glossário, trata-se de uma solução bastante útil principalmente para investidores novatos que não tenham experiência com o mercado e desconhecem o jargão.

Há também a possibilidade de fazer um cadastro e acessar uma área exclusiva onde é possível importar e adicionar ativos a uma carteira, gerenciando-os com ajuda de gráficos e relatórios.

Melhores sites para analisar ações – Fundamentei

O Fundamentei é um site para análise de ações, FIIs, Stocks e REITs, com uma interface amigável ao usuário, exibindo dados em forma de tabelas e gráficos.

Para o investidor mais experiente, também é possível pesquisar ações usando filtros específicos como setor e margem líquida da operação.

Vale ressaltar que o Fundamentei não é um site tão completo assim quando no que se refere a disponibilização de informações gratuitas.

De forma geral, é possível encontrar informações relacionadas a cotações históricas e dados contábeis mais básicos. Para uma experiência completa, existe o plano premium.

Com um plano premium, além do acesso maior a informações relevantes, também é possível participar de grupos de discussão, que ajudam ainda mais o investidor.

Para fazer uma consulta de um ativo, basta selecioná-lo em uma lista ou no botão de busca do canto superior do site.

Em relação às informações que podem ser encontradas no Fundamentei, temos:

  • Estimativa de caixa;
  • Cotações históricas;
  • Valor da dívida;
  • EBITDA;
  • Lucro Líquido;
  • Margem Líquida;
  • Patrimônio Líquido;
  • Payout;
  • Receita Líquida;
  • ROE.

Por fim, vale ressaltar que o banco de dados da Fundamentei é composto por algo em torno de 5000 ativos, o tornando um dos melhores sites para analisar ações.

Melhores sites para analisar ações – Análise de Ações

O Análise de Ações é um site que avalia os papéis de todas as empresas listadas na bolsa de valores, usando de uma interface bastante completa e navegável.

No entanto, além das ações, esse site também oferece informações sobre Fundos Imobiliários, Stocks e REITS (fundos imobiliários estrangeiros).

Logo na primeira página do site é possível ver tags que classificam as empresas listadas na bolsa de acordo com a sua área de atuação, ou seja:

  • Agropecuária;
  • Alimentos;
  • Financeiro;
  • Transportes;
  • Varejo;
  • E etc.

No entanto, os dados analíticos não são o único conteúdo do site, visto que ele também possui uma área direcionada apenas para o compartilhamento de informação relevante.

Nesta área podemos ver um blog com vários artigos sobre o mundo dos investimentos, um dicionário dos termos mais importantes, indicação de livros e vídeos.

Portanto, o site Análise de Ações segue estando entre os melhores sites para analisar ações, servindo ao papel de oferecer análises e disseminar conhecimento. 

Melhores sites para analisar ações – Suno Analítica

O Suno Analítica é o segundo site dessa lista que tem relação com a Suno Research e esse, inclusive, é endossado com o nome da marca, pertencendo ao rol dos melhores sites para analisar ações.

Fundada pelo Tiago Reis, o Suno Analítica apresenta um visual agradável com informações bem distribuídas pela tela, exibindo os indicadores fundamentalistas bem à vista.

Um dos diferenciais do Suno Analítica é que ele disponibiliza relatórios gratuitos sobre as empresas analisadas com um resumo dos prós e contras de se investir nela.

Para facilitar ainda mais as decisões do investidor, esse site faz uma lista por ordem cronológica dos fatos relevantes do ativo escolhido. 

Ao final da página, também é possível ver empresas relacionadas à empresa da pesquisa, do mesmo segmento ou que compartilham características comparáveis entre si.

Não se pode negar também que o peso que a Suno Research dá a essa ferramenta ajuda bastante durante as análises, servindo como uma garantia de informações confiáveis.

Ainda mais quando se observa que o próprio site relaciona vídeos do canal pessoal do Tiago Reis como uma forma de embasar ainda mais as informações.

melhores sites para analisar ações
Melhores sites para analisar ações – Foto: Freepik

Melhores sites para analisar ações – Investing

O Investing é um site completo de análise de ações e outras informações sobre investimentos em geral. Indispensável para essa lista dos melhores sites para analisar ações.

A sua interface é inspirada em sites de notícias, dando bastante ênfase a fatos relevantes das empresas e também do mundo da política e economia nacional.

Esse é um site bastante interessante para quem está buscando informações gerais a respeito do mundo dos investimentos.

Vale ressaltar que, além do enorme compêndio de informações, o Investing também disponibiliza uma ferramenta própria de análise de ações, o “Investing Insights”.

Essa ferramenta pode ser usada alguns dias por um período de testes, mas ela é paga. Portanto, indicada para investidores que investem de forma séria e querem resultados.

Mas além da ferramenta paga, existem várias outras gratuitas que são úteis para o investidor que, ora precisa de uma layout de informações organizadas, ora tem que fazer contas.

As ferramentas que encontramos no site, são:

  • Calendário Econômico;
  • Feriados;
  • Divulgação de Balanços;
  • Calendário de Dividendos;
  • Calendário de Splits;
  • Calendário de IPOs;
  • Calendário de Vencimento de Contrato Futuro;
  • Filtro de Ações;
  • Monitor da Taxa de Juros do Fed;
  • Conversor de Moedas;
  • Calculadora Fibonacci.

E como se isso tudo já não fosse bastante, o Investing também tem uma aba onde relaciona as principais corretoras de valores.

Melhores sites para analisar ações – Oceans14

O Oceans14 é um site de análise de ações que preza pela simplicidade das informações e uma interface que vai direto ao ponto do que realmente importa.

Na página inicial, por exemplo, podemos ver rankings com as ações mais aclamadas, categorizadas pelo seu ROE, lucro líquido, receita bruta e outros dados.

Uma das funcionalidades mais legais é a sua “agenda de dividendos”, onde o site lista quais empresas estão distribuindo dividendos, estipulando datas e valores.

E essa informação é muito útil para o investidor que quer viver de dividendos, mas ainda não conseguiu formar a sua carteira pensando nessa finalidade.

Outra funcionalidade da Oceans14 é a possibilidade de encontrar uma linha do tempo de cada ação, contando com o auxílio de indicadores fundamentalistas.

E para coroar as facilidades do site, existe também uma área de fórum, onde os investidores são livres para conversarem entre si sobre as suas decisões e compras.

A troca de experiências e análises entre investidores é uma das melhores formas de aprender, e é importante que um dos melhores sites para analisar ações possibilite isso.

Os 10 melhores sites para analisar ações
Portal Investidor 10

Investidor 10

O Investidor 10 é um site que apresenta análises sobre as ações, mostrando todas as informações importantes no que tange dados fundamentalistas e técnicos.

Apesar de o seu foco ser a análise de ações, há também análises e informações sobre fundos imobiliários e as principais e mais importantes criptomoedas.

Sua interface é bastante prática e na página incial já vemos seis rankings principais classificando os papéis de empresas de acordo com:

  • ROE;
  • Dividend Yield;
  • Margem Líquida;
  • Maiores Lucros,
  • Maiores Receitas;
  • Menos PLS;
  • Entre outros.

Vale ressaltar que é possível encontrar outros rankings no site.

Um ponto de destaque é o blog do Investidor 10, que é recheado de artigos versando sobre os mais variados temas de relevância para quem quer investir.

E em tempos em que a informação é tão difusa e de procedência duvidosa, contar com conteúdo gratuito e de qualidade em um dos melhores sites para analisar ações, faz toda a diferença.

Melhores sites para analisar ações – Economatica

A Economatica, diferente dos outros sites da lista, trata-se de uma solução paga, uma plataforma financeira alimentada com dados completos do mercado 

De certa forma, ela não é uma alternativa muito acessível, mas pode ser interessante para investidores mais profissionais que precisam de uma solução mais objetiva.

Entre as suas funcionalidades, podemos destacar a sua solução de comparação entre ações, oferecendo uma perspectiva mais realista e séria ao investidor.

A Economatica também é capaz de produzir simulações que podem ajudar muito o investidor a compreender determinados cenários, e nortear suas decisões de investimento.

Vale ressaltar que essa plataforma é alimentada por balanços e cotações de empresas nacionais desde a década de 1980, oferecendo um panorama muito esclarecedor.

Além disso, também é possível consultar o histórico de preços das ações ajustados por proventos e relatórios financeiros e contábeis. Sendo assim um dos melhores sites para analisar ações.

Melhores sites para analisar ações – Site da B3

Nessa lista dos melhores sites para analisar ações, não podemos deixar de mencionar o próprio site da B3, que concentra uma gama muito diversificada de informações.

No site da B3 é possível consultar informações mais burocráticas, como o tipo de ação, sua classificação, e outros detalhes que muitos investidores acabam ignorando.

Também é possível ter uma lista completa de todas as empresas com capital aberto, a cotação diária dos papéis e também sobre todos os ativos financeiros negociados.

É no site da B3 que se pode consultar os IPOs em primeira mão, com suas datas e todas as informações relevantes sobre eles.

Isso é claro sem contar que o site disponibiliza bastante conteúdo útil para investidores de primeira viagem e que ainda não sabe muito sobre investimentos de forma geral.

Outro ponto relevante destaque são as ferramentas interativas que são possíveis de serem usadas em índices e gráficos, algo muito interessante para investidores mais avançados.

As 13 melhores corretoras de valores para o pequeno investidor
Mulher analisando ações no notebook -Foto: Freepik

É possível analisar ações sozinho?

Os melhores sites para analisar ações, aqui listados, ajudam o investidor sem tempo a conseguir tomar as melhores decisões possíveis a respeito de onde investir o seu dinheiro.

No entanto, para ser capaz de entender os dados analisados por esses sites, é necessário pelo menos um pouco de conhecimento a respeito de termos ligados à análise de ações.

Estes termos, por sua vez, podem ser encontrados em metodologias de investimento, como a Análise Fundamentalista de Ações e a Análise Técnica de Ações.

É perfeitamente possível que um investidor consiga ter esse conhecimento todo em sua cabeça para conseguir fazer as suas próprias análises. 

E por sorte, hoje, com a internet, o que não faltam são sites onde é possível aprender minuciosamente sobre essas metodologias. 

Por outro lado, é sempre muito útil ter uma ferramenta que facilita a análise do investidor, para que ele não perca tempo analisando papel por papel de seu interesse.

Comece agora mesmo a sua análise sobre o mercado ações com o Investidor 10, clique aqui.

Deseja ter acesso a outros conteúdos e novidades sobre o mundo dos investimentos? Salve o nosso blog nos favoritos do seu navegador e acompanhe o Investidor 10 nas redes sociais.

Por sinal, o investidor que utiliza os melhores sites para análise de ações e se mantém sempre bem informado tem mais chances de sucesso.