O que é a receita de um negócio?
Quando falamos em receita de uma empresa, mais precisamente da receita bruta, estamos nos referindo ao faturamento daquela empresa sem descontar taxas, custos...
Então, é o que ela produz.
Em meio a isso, quando falamos em receita, você deve ter em mente que existe a receita líquida, que é aquela já com os abatimentos, e a receita bruta - que é aquela que ainda não passou pelos custos.
Qual a importância de analisar a receita?
Ao falar sobre receitas, muitos investidores ficam em dúvida se vale ou não a pena analisar este indicador. Analisar a receita de um negócio é algo imprescindível para que você saiba se ele está tendo um crescimento de faturamento ou não.
Um negócio que vem tendo uma queda na receita deve ser analisado com o máximo cuidado, pois isso significa que menos dinheiro está entrando na empresa.
Nesse exemplo, pode ser que a empresa esteja vendendo menos ou com algum problema nas suas vendas.
Então, podemos considerar que, quando você analisa a receita, você vê como está o negócio a nível de faturamento. Com base nisso, você já deve imaginar que o ideal é buscar por uma empresa que conta com uma receita crescente nos últimos anos, certo?
Qual o crescimento de receita ideal?
Essa questão de crescimento de receita ideal é algo super relativo e que dependerá muito de cada caso.
Contudo, se a empresa vem um crescimento de receita anual, já é um ótimo indicativo.
Dessa forma, não se apegue tanto ao quanto ela está crescendo, mas sim a constância do crescimento.
Obviamente, quanto maior o crescimento de receita ao longo dos anos, melhor. Mas, desde que o negócio tenha um crescimento de receita de forma constante e progressiva, já podemos entender como muito positivo.
Como encontrar as empresas com maior crescimento de receita nos últimos 5 anos?
Se você quer encontrar as empresas com maior crescimento de receita nos últimos cinco anos, a nossa recomendação é que você confira nosso Ranking de Ações que seguem esse critério.
Nesse Ranking, você encontrará todas as ações que estão relacionadas a esse critério que colocamos de crescimento de receita nos últimos cinco anos.