O Banco Pine S.A. é um banco regional brasileiro, de capital aberto e que possui mais de 20 anos de história assessorando e financiando médias e grandes empresas. Ele oferece serviços de capital de giro, antecipação de recebíveis, estruturação de dívidas e gestão de riscos financeiros de moedas, taxas de juros e fixação de preços de commodities.
Além disso, o Pine também presta serviços de conta corrente, rotativos, cobranças, transferências, fianças, câmbio, comércio exterior, seguros e investimentos.
Histórico Banco Pine
A origem do Banco Pine remota à tradição da família Pinheiro no mercado financeiro, iniciada em 1939, com a fundação do Banco Central do Nordeste. Em 1975, Noberto Nogueira Pinheiro se torna um dos controladores do Banco BMC. Posteriormente, em 1997, ele vende sua participação no BMC e funda o Pine.
Em 2005, o Sr. Noberto se torna o único acionista controlador do Banco. Dois anos depois, em 2007, o Pine realizou seu IPO, sendo o primeiro banco médio a fazer abertura de capital. Entretanto, o fundador é detentor de 100% das ações ordinárias da companhia (PINE3), além de também deter 29% das preferenciais (PINE4).
Durante os anos de 2011 e 2012, a instituição financeira aumentou seu capital. Em 2016, realizou uma completa profissionalização da gestão executiva. Logo depois, em 2017, iniciou o processo de capitalização do Banco e lançou o Pine Online.
Em 2018, criou uma nova equipe direcionada a empresas com faturamento abaixo de R$500 milhões. Em 2019, obteve uma nova sede, além de aumentar seu capital com apoio dos minoritários. Por fim, em 2020, o foco foi a consolidação da estratégia digital e comercial.