Ranking de Ações Buy and Hold: Descubra como encontrar empresas para essa estratégia

Author
Publicado em 20/09/2022 às 14:52h - Atualizado 1 ano atrás Publicado em 20/09/2022 às 14:52h Atualizado 1 ano atrás por Redação
buyandhold
buyandhold

Você sabia que existe uma maneira muito simples de encontrar empresas que se enquadram na estratégia Buy and Hold? Neste artigo, vamos te apresentar o ranking de ações Buy and Hold do Investidor10, uma ferramenta muito útil, que pode te ajudar a tomar melhores decisões em relação a seus investimentos.

O que é o ranking de ações Buy and Hold e como funciona?

Como o próprio nome diz, o ranking de ações Buy and Hold é uma listagem com diversas empresas da Bolsa brasileira e que possuem uma classificação, baseado na estratégia de investimento do "comprar e manter". O Buy and Hold é uma das mais conhecidas estratégias do mercado de investimentos. Grandes nomes de sucesso no mercado financeiro como Warren Buffet e Luiz Barsi Filho tiveram resultados acima da média baseados nessa estratégia.

O ranking é baseado em informações disponíveis sobre os ativos e parametrizado de acordo com critérios popularmente conhecidos no mercado financeiro. Vale ressaltar, que o ranking é meramente informativo e não deve ser encarado como uma recomendação de compra ou venda de ações. Para gerar o ranking, existe um checklist com critérios que julgamos importantes para determinar se uma ação pode ser considerada um ativo para com características de longo prazo. São eles:

  • Empresa com mais de 5 anos de Bolsa: considera-se que investir em empresas com mais dados públicos para analisar é uma opção mais "segura", quando comparadas com empresas mais novas na Bolsa.
  • Empresa nunca deu prejuízo: se a empresa nunca deu prejuízo, é um bom indicativo para determinar sua saudabilidade.
  • Empresa com lucro em todos os últimos 20 trimestres (5 anos): o histórico de lucro positivo nos últimos 5 anos indica eficiência da empresa.
  • Empresa paga dividendos de forma consistente: considera-se uma média acima de 4% ao ano, nos últimos 5 anos.
  • A empresa possui ROE acima de 10: empresa pode estar utilizando seu capital para gerar lucros de forma eficiente.
  • A dívida da empresa é menor que seu patrimônio: considera-se que a dívida bruta / patrimônio seja menor que 1.
  • A empresa apresentou crescimento de receita nos últimos 5 anos: CAGR RECEITAS 5 ANOS acima de 10%.
  • A empresa apresentou crescimento de lucros nos últimos 5 anos: CAGR LUCROS 5 ANOS acima de 10%.
  • A empresa possui liquidez: considera-se uma liquidez diária acima de R$ 50 milhões.
  • A empresa é bem avaliada pelos usuários do Investidor10: considera-se a média de avaliação dos usuários do Investidor10 for acima de 4 estrelas (4/5).

Considerando os critérios listados acima, nosso ranking possui nota máxima de 100 pontos. Cada critério obedecido pela empresa são contabilizados 10 pontos. Observando nosso ranking, no topo, encontram-se as empresas que mais pontuaram nos critérios de Buy and Hold. Da mesma forma, ao inverter a lista, é possível encontrar as empresas que menos marcaram pontos e que, consequentemente, obedecem menos critérios dessa estratégia de investimento. Vale dizer ainda que, além do ranking de ações Buy and Hold, todas as páginas de empresas possuem o Checklist do Investidor Buy and Hold. Desta forma, sempre que você quiser consultar os critérios do checklist de uma ação, basta acessar a barra de pesquisa do Investidor10 e procurar pelo ativo do seu interesse. Veja abaixo um exemplo do Banco Bradesco (BBDC4): Perceba que o Banco Bradesco possui nota 80/100, de acordo com o checklist, pois não apresentou crescimento de receita e lucro nos últimos 5 anos. No entanto, cumpre todos os outros critérios, determinando sua nota final. Confira também os checklists de outras empresas que são destaques na Bolsa de Valores:

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para seguir o Investidor10 nas redes sociais.

Aproveite e leia mais nossos conteúdos: