Fan token: O que é? Vale a pena comprar?

Author
Publicado em 19/09/2022 às 15:14h - Atualizado 1 ano atrás Publicado em 19/09/2022 às 15:14h Atualizado 1 ano atrás por Redação

Você já ouviu falar em fan token? Provavelmente, quem é ligado no mundo do esporte, em especial do futebol, já deve ter ouvido esse termo. Ele faz referência a um ativo digital. Na realidade, apesar de estar relacionado a esportes como futebol, fórmula 1 e basquete, esse tipo de ativo digital é um conceito ainda não muito familiar mesmo para torcedores. Pensando nessa questão, hoje o Investidor10 decidiu escrever um pouco sobre a Fan Token e esclarecer os principais pontos dessa moeda digital. Vamos lá?

O que é uma fan token?

A melhor definição de fan token pode ser simples: uma criptomoeda criada para apoiar o esporte mundo afora. Esse apoio se dá ao time ou equipe do torcedor. Grosso modo, são os times de futebol que mais fazem uso desse tipo de ativo. Por meio de parcerias com alguma plataforma especializada eles emitem a sua fan token. O que é preciso saber é que, diferente das criptomoedas tradicionais, esse tipo de ativo é pensado como “utility token”, ou seja, um token, ou moeda, com características utilitárias. Quem faz a aquisição desse tipo de ativo digital está ciente de que o seu objetivo não é ganhar com a valorização delas, e sim para ter direito a benefícios exclusivos. Para o time ou equipe, trata-se de uma forma de financiamento que pode ser altamente rentável, ainda mais por se tratar de um modelo de negócios de baixa manutenção. Geralmente, esses tokens são emitidos com tecnologia da rede Ethereum, e são do modelo ERC-20, pois essa é uma tecnologia que permite a criação e programação dos tokens de forma simples.

Definição de utility token

Vale destacar que uma utility token é um tipo de criptomoeda que, como o seu nome implica, não tem o objetivo de ser comercializada e usada no comércio em geral. O seu uso é restrito a rede ou empresa que o emite, e serve basicamente como um certificado de que aquela pessoa pode influenciar nas decisões da organização. Grosso modo, utility tokens são usados para darem as pessoas que os detém direito ao voto em decisões administrativas. Tal como se fosse a ação de uma empresa. No caso das fan tokens, sua utilização é restrita ao ecossistema do time ou equipe, quem é quem decide quais são os benefícios, vantagens ou direitos dos seus detentores.

Quais os benefícios das fan tokens?

Quais os benefícios das fan tokens?

Quais os benefícios das fan tokens? Imagine os programas de sócio torcedor oferecidos pelos times que garantem uma série de benefícios aos seus membros. Um fan token possui a mesma finalidade. Em outras palavras, podemos falar em benefícios como:

  • Ingressos grátis;
  • Descontos especiais;
  • Brindes e premiações;
  • Produtos exclusivos e autografados;
  • Conversas com os atletas;
  • Entre outros.

Inclusive, alguns times podem até mesmo oferecer o direito do torcedor influir nas decisões administrativas do clube, ou mesmo de obter remuneração com venda de jogadores. A verdade é que são muitas as possibilidades que um fan token oferece, podendo atender a diferentes necessidades e simplificando muito a relação do torcedor com o seu time. Contudo, é importante que o torcedor ou investidor analise bem as condições do time e quais são os benefícios que ele promete entregar. Em alguns casos pode não valer a pena.

Como e onde adquirir fan tokens?

Para adquirir uma fan token é necessário ter uma carteira de criptomoedas digital ou uma conta em alguma plataforma específica para isso, como o socios.com. Na verdade, a socios.com é a maior plataforma mundial de compra, venda e troca desse tipo de ativo. Ela também funciona como um aplicativo de celular. No caso, as fan tokens são adquiridas por meio de outra criptomoeda, a CHZ Token, que é o token nativo da plataforma e da exchange Chiliz.net, a primeira do mundo do segmento. Vale ressaltar que existem dezenas de outras exchanges que também negociam CHZ Token. No entanto, o token só tem validade na plataforma socios.com. Na realidade, a plataforma socios.com é um produto direto da exchange Chiliz.net, e serve principalmente como uma aplicação de engajamento e premiação para fãs. Inclusive, esta plataforma possui parceria com vários times grandes de futebol, incluindo vários europeus e vários brasileiros, como por exemplo:

  • Flamengo (MENGO)
  • Atlético-MG (GALO)
  • Corinthians (SCPP)
  • São Paulo (SPFC)
  • Paris Saint-Germain (PSG)
  • Manchester City (CITY)
  • Barcelona (BAR)

Quais os riscos de uma fan token?

Quais os riscos de uma fan token?

Quais os riscos de uma fan token? Os riscos de se adquirir uma fan token estão principalmente relacionados a tecnologia utilizada e as plataformas que comercializam os criptoativos. Isso porque, se as plataformas deixarem de existir, ou se a parceria com os times acabarem, os tokens podem se tornar completamente inutilizados e se perderem. Nesses casos, nada poderia ser feito para recuperar o dinheiro investido. Inclusive, o risco financeiro é de fato o maior risco que se corre ao fazer esse tipo de investimento. Considere, por exemplo, que o valor do token tem o potencial de desvalorizar ou valorizar tanto quanto qualquer criptomoeda, tornando esse tipo de investimento bastante arriscado. Ainda há também a questão dos benefícios. Em alguns casos, o investimento feito pode não valer a pena para o torcedor ou investidor, pois o clube não oferece grandes vantagens. Por outro lado, o investidor ou torcedor do time deve ter em mente que adquirir um fan token é, em primeiro lugar, um investimento no time pelo qual se torce.

Vale a pena investir em uma fan token?

A resposta para essa questão é um pouco complexa. Se você for muito fã do seu time e imaginar esse ativo como outra forma de apoiá-lo, então sim, vale a pena. Entretanto, se a intenção é adquirir benefícios exclusivos e uma maior interação e relação com o time ou equipe do coração, nem sempre pode acabar valendo a pena. Não se deve esquecer que a tokenização do mundo esportivo é recente, o que significa que há pouco desenvolvimento na área no geral. Algo que tende a melhorar com o tempo. No fim das contas, tudo depende da análise que o torcedor ou investidor fizer do criptoativo, do seu time, dos benefícios e também da plataforma. Gostou de saber mais sobre fan token? Então aproveite para colocar o site da Investidor10 na sua lista de favoritos para acompanhar todos os nossos novos conteúdos. Siga nossas redes sociais!