Quais são os TOP 10 livros que todo investidor deve ler? O hábito da leitura é uma das melhores formas de se obter bons conhecimentos e ensinamentos sobre aspectos financeiros e investimentos. Prova disso, é que até mesmo especialistas, analistas e grandes investidores como Warren Buffet valorizam uma boa leitura.

E quando o assunto são bons livros para o investidor, felizmente o mercado literário não deixa a desejar, são inúmeras obras que abordam desde aspectos comportamentais e estratégias até técnicas consagradas no mundo dos investimentos.

Acreditando no potencial da leitura e do conhecimento para maximizar a assertividade e o retorno financeiro dos nossos leitores, decidimos listar os mais importantes livros sobre finanças e investimentos. Não deixe de conferir!

1. O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

Capa do livro O investidor inteligente
Capa do livro O investidor inteligente – Foto: Divulgação

O Investidor Inteligente é considerado um clássico e talvez o melhor livro para investidores. A publicação de Benjamin Graham, trás detalhes e ensinamentos sobre assuntos importantes para todo investidor, abordando temas que vão desde a diversificação de investimentos até os ensinamentos sobre análise fundamentalista e alocação de ativos.

O autor é considerado um dos maiores investidores da história dos Estados Unidos e como se isso já não bastasse, a sua publicação conta com uma recomendação de peso, a indicação de Warren Buffet que é simplesmente um dos investidores mais respeitados do mundo! 

Veja o que ele disse a respeito do livro, que é o seu preferido sobre investimentos: ”De longe, o melhor livro sobre investimentos já escrito.”

Bom, se ninguém mais, ninguém menos que Warren Buffett disse que o Investidor Inteligente  de Benjamin Graham é o melhor livro sobre investimentos, quem seríamos nós para discordar, não é mesmo? Sendo assim, posicionamos a publicação no primeiro lugar do nosso TOP 10 de livros que todo investidor deve ler.

2. O Jeito Warren Buffett de Investir, de Robert G. Hagstrom

Capa do livro O Jeito Warren Buffett de Investir
Capa do livro O Jeito Warren Buffett de Investir – Foto: Divulgação

Por Falar em Warren Buffet, se você quer aprender tudo sobre as suas técnicas e conceitos de investimentos, recomendamos a leitura do livro O jeito Warren Buffett de investir, de Robert G. Hagstrom

Nesse livro o autor apresenta aos leitores os 12 princípios que orientam a filosofia de investimentos de Buffett, um homem que ficou bilionário e se tornou uma referência no mundo dos investimentos, usando técnicas e ferramentas que estão disponíveis para qualquer investidor.

Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos, “O Jeito Warren Buffett de Investir, é o livro de cabeceira da maioria dos investidores que almejam o sucesso!

3.Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker

Capa do livro Os Segredos da Mente Milionária
Capa do livro Os Segredos da Mente Milionária – Foto: Divulgação

Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker ocupa a terceira posição no nosso TOP 10 de livros que todo investidor deve ler, por se tratar de um verdadeiro clássico na literatura financeira.

Nessa publicação, ao contrário das anteriores, o autor não procura tratar sobre técnicas e filosofias de investimento, mas sim no poder da mente! Para Eker, existem ao menos 17 diferenças entre a forma de pensar dos milionários e das outras pessoas. Para ou autor, a forma de pensar e agir pode sim fazer a diferença não só na hora de investir como também em diferentes aspectos da vida.

Com essa obra, você terá a oportunidade de aprender a enriquecer, mudando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos de milionários e pessoas bem-sucedidas na vida financeira!

4. Pai Rico, Pai Pobre, de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter

Capa do livro Pai Rico, Pai Pobre
Capa do livro Pai Rico, Pai Pobre – Foto: Divulgação

O livro Pai Rico, Pai Pobre, é um dos maiores clássicos sobre investimentos e em virtude disso a sua leitura é praticamente obrigatória para toda e qualquer pessoa que almeja o sucesso na vida financeira.

A publicação mostra através de experiências pessoais e simples dos seus autores alguns conceitos importantes e basilares sobre finanças pessoais, empreendedorismo e a construção de riquezas.

Algumas vezes já criticado pela sua abordagem comparativa que mostra a diferença entre o pai pobre, sem controle financeiro e o pai rico, que mostra o caminho do sucesso para o filho, a obra mostra-se altamente didática e aplicável a vida de qualquer investidor, prova disso é que já foram vendidos cerca de 10 milhões de exemplares em todo o mundo.

5. O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason

Capa do livro O Homem Mais Rico da Babilônia
Capa do livro O Homem Mais Rico da Babilônia – Foto: Divulgação

O Homem Mais Rico da Babilônia, é uma das publicações mais antigas a respeito das finanças pessoais, nesta obra o seu autor busca demonstrar como pessoas comuns podem construir suas riquezas do zero a partir de pequenas mudanças de hábitos e pensamentos.

No livro, você encontrará conceitos e parábolas construídas por Clason, com base nos segredos e nas riquezas do antigo povo babilônico e que podem ser perfeitamente aplicadas mesmo nos dias de hoje. Sem dúvidas, uma excelente leitura para qualquer investidor.

6. Os Axiomas de Zurique, de Max Gunther

Capa do livro Os Axiomas de Zurique
Capa do livro Os Axiomas de Zurique – Foto: Divulgação

Ocupando a sexta posição no nosso TOP 10 de livros que todo o investidor deve ler, temos os Axiomas de Zurique. Escrito por Max Gunther o livro fala sobre os banqueiros e homens mais ricos da Suíça, detalhando como eles atuam para aumentar lucros e ao mesmo tempo administrar e reduzir riscos.

O livro Os Axiomas de Zurique está dividido em 12 Axiomas principais e 16 secundários que todo investidor que almeja o sucesso e a prosperidade financeira deveria conhecer.

7. Ações Comuns Lucros Extraordinários, de Philip Fisher

Capa do livro Ações Comuns Lucros Extraordinários
Capa do livro Ações Comuns Lucros Extraordinários – Foto: Divulgação

Será mesmo possível obter lucros extraordinários investindo em ações comuns? Para Philip Fisher, um dos investidores mais importantes de todos os tempos da Bolsa de Valores Americana e autor do livro Ações Comuns Lucros Extraordinários, sim.

Sem dúvidas, a obra escrita por Fisher é um dos clássicos na área de investimentos em ações, sobretudo por oferecer uma excelente visão e compreensão sobre o mercado acionário.

Para facilitar o entendimento dos leitores, o autor dividiu a obra em uma lista de 15 pontos que são fundamentais no momento de se escolher bons investimentos na bolsa.

Portanto, se você realmente deseja ter bons resultados na Bolsa de Valores, recomendamos que não deixe de ler essa obra fantástica!

8. Os Grandes Investidores, de Glen Arnold

Capa do livro Os Grandes Investidores
Capa do livro Os Grandes Investidores – Foto: Divulgação

Na oitava posição em nosso TOP 10 de livros que todo investidor deve ler, essa obra merecia até mesmo uma posição de maior destaque, no entanto, a concorrência é forte.

O livro que foi escrito pelo renomado ator Glen Arnold, sintetiza e unifica as filosofias dos principais investidores do mundo como Warren Buffett, George Soros e muitos outros. Ao ler este interessante livro você entenderá como os homens mais importantes do mundo dos investimentos aplicam suas estratégias e acumulam riquezas. Sem dúvidas, vale a pena conferir!

9. Rápido e Devagar, Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman

Capa do livro Rápido e Devagar, Duas Formas de Pensar
Capa do livro Rápido e Devagar, Duas Formas de Pensar – Foto: Divulgação

Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar, o livro é uma publicação do renomado e premiado autor que recebeu o Nobel de Economia Daniel Kahneman.

Em sua obra, Kahneman busca apresentar de forma clara e objetiva importantes ensinamentos sobre riscos, tomadas de decisões e nossa maneira de pensar, a qual o autor divide em dois opostos “Rápido” e “Devagar”.

Uma das formas de pensar é rápida, intuitiva e emocional, enquanto a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Nesse livro você descobrirá quando confiar em suas intuições e terá acesso a alguns insights práticos sobre a forma de pensar da mente investidora e os seus comportamentos.

10.Super Previsões: A arte e a ciência de antecipar o futuro de, Philip Tetlock

Capa do livro Super Previsões: A arte e a ciência de antecipar o futuro
Capa do livro Super Previsões: A arte e a ciência de antecipar o futuro – Foto: Divulgação

Por fim, chegamos a décima indicação da nossa lista de livros que todo investidor deve ler.  Super Previsões: A arte e a ciência de antecipar o futuro, escrito por Philip Tetlock é um livro mais indicado para os Traders, focado em operações de curto prazo o autor detalha os caminhos para que seus leitores aumentem a assertividade das suas previsões.

Segundo o estudo de Philip Tetlock, um especialista é apenas um pouco melhor do que um leigo ao prever o futuro, mas alguns têm uma extraordinária habilidade de previsão de 60% mais precisa que a média. É justamente sobre essa habilidade acima da média que o autor revela detalhes em seu livro.

Gostou das nossas dicas? Você já leu alguns dos livros citados aqui no nosso TOP 10? Então, contribua deixando o seu comentário!