5 erros que você deve evitar ao investir seu dinheiro

Author
Publicado em 22/09/2022 às 15:04h - Atualizado 1 ano atrás Publicado em 22/09/2022 às 15:04h Atualizado 1 ano atrás por Redação
5 erros que você deve evitar ao investir seu dinheiro
Investir seu dinheiro

é algo que deve ser feito com muita cautela. Muitas considerações devem ser feitas antes de se decidir por algum tipo de investimento. O problema é que, na pressa de conseguir ganhos, muitos investidores iniciantes acabam cometendo alguns erros, que poderiam ser evitados e que podem custar muito dinheiro. Pensando nisso, hoje o Investidor10 resolveu escrever um pouco sobre os 5 erros que você deve evitar ao investir seu dinheiro. Faça isso e você sairá na frente. Vamos lá?

1.Não ter controle emocional

Primeiramente, um dos principais erros cometidos por quem quer investir seu dinheiro, é justamente a relação que se tem com o dinheiro. Ela é uma relação saudável ou abusiva? Vamos simplificar. Há muitas pessoas que não têm controle emocional e acabam se desesperando com uma leve queda ou uma leve valorização nos rendimentos. Esse tipo de reação pode levar um investidor em potencial a fazer vendas muito apressadas, seja porque ela está com medo de perder, ou porque obteve um pequeno lucro. Isso, evidentemente, pode fazer com que ele tenha grandes perdas ou deixe de aproveitar grandes oportunidades que surgiriam se ele tivesse tido um pouco de paciência. No entanto, é preciso esclarecer que essa falta de controle emocional é algo comum. Até mesmo grandes investidores podem se deixar levar pela emoção de vez em quando. O problema é sempre se desesperar. Esse desespero, por sua vez, pode ter uma causa simples: o investidor está fazendo os investimentos que não condizem com o seu perfil.

1.1.Qual o seu perfil de investidor?

Sim, existe uma coisa chamada “perfil do investidor”. O ideal é saber qual é o seu perfil antes de começar a investir. Veja os 3 tipos de perfil:

  • Investidor conservador: Tipo de investidor que prefere ativos seguros e previsíveis, geralmente aporta dinheiro apenas em renda fixa;
  • Investidor moderado: Possui uma tolerância um pouco maior ao risco, misturando ativos de renda fixa e renda variável;
  • Investidor arrojado: Ele gosta de ter alta rentabilidade, então só investe em ativos de renda variável, como ações, fundos, criptomoedas e etc.

2.Apostar tudo em um único ativo ou segmento

Apostar tudo em um único ativo ou segmento é um risco

Apostar tudo em um único ativo ou segmento é um risco - Freepik[/caption] Os motivos que levam um investidor iniciante a investir seu dinheiro todo em um único ativo ou segmento podem ser os mais variados. Em todo caso, nunca é uma boa ideia. Quando você aposta todas as suas fichas em uma única alternativa, você acaba se tornando dependente dela. Se der certo, ótimo. Se der errado você pode perder tudo. Na realidade, existem muitos investidores que acabam, de fato, perdendo tudo. Por isso que a estratégia ideal é a diversificação. Para complementar, veja dois cuidados que todo investidor pode ter:

  • Não acredite em promessas mirabolantes de lucro rápido e fácil;
  • Não acredite cegamente nas análises de outras pessoas, estude por si mesmo.

3.Ser um investidor “teimoso”

Você deve saber quando parar. Sim, isso mesmo! Nem sempre a persistência e a paciência são recompensadas. Às vezes, investir seu dinheiro em um ativo pode ser um grande erro. Ter discernimento e não ser teimoso de ficar insistindo em algo que, claramente, só trará prejuízos, é a coisa mais inteligente que uma pessoa pode fazer. A questão é que, para ter esse tipo de consciência, bom senso e percepção, é necessário não só conhecer bem o investimento, como também ter controle emocional. Há também aqueles que se enganam por terem muita fé ou acreditarem nos outros. Vem um determinado investimento dando prejuízo além do esperado, e insistem. Esse tipo de atitude é baseada nos poucos casos de investimento que amargaram muitas perdas, mas que, meses ou anos depois, voltaram a gerar alto rendimento. O problema é que, em muitos casos, o investimento simplesmente não se recupera. Esse tipo de situação é muito comum com ações de empresas e criptomoedas.

4.Não analisar a fundo os seus investimentos

Não analisar a fundo os seus investimentos

4.Não analisar a fundo os seus investimentos Uma das razões que explica o investidor teimoso, é justamente a sua falta de análise quanto aos ativos aos quais ele quer aportar os seus recursos financeiros. Com uma análise mais aprofundada, usando uma metodologia, verificando fundamentos, analisando históricos e gráficos, é possível evitar muitas ciladas financeiras. Por sorte, hoje em dia o que não falta é conhecimento gratuito sobre como investir melhor, analisar investimentos ou mesmo sobre quais são os melhores investimentos.

4.1.Não esqueça de verificar as taxas

Aproveitando, um erro cometido por muitos investidores que já tem alguma experiência com análise de investimentos, é não verificar quais são as taxas ou impostos cobrados. Um exemplo muito recorrente é com os fundos de investimentos. Alguns cobram taxas tão altas que fazem o rendimento ser tão baixo que é mais fácil deixar na poupança. Essa dica vale mesmo para investimentos em renda fixa e também empréstimos. A verdade é que muitas instituições se aproveitam da ingenuidade das pessoas para fazerem elas aceitarem acordos ruins.

5.Não saber qual é o seu objetivo ao começar a investir

Por fim, o maior erro de quem quer investir seu dinheiro é não saber exatamente qual é o seu objetivo, aonde ele quer chegar com os seus investimentos. Isso porque uma pessoa pode ter muitos objetivos diferentes. Alguns podem querer viver de renda, outros podem querer multiplicar o seu patrimônio e outros apenas ter uma reserva. Cada objetivo desse pressupõe uma estratégia diferente, aportes diferentes e em quantidades diferentes, assim como também investimentos diferentes. Quando uma pessoa não sabe qual é o seu objetivo e sai investindo nos ativos que ela acha que vão lhe dar mais rentabilidade ou segurança, ela pode vir a sentir frustração. Inclusive, é comum que as pessoas que não saibam o que elas estão querendo com um investimento, também não sabem qual é de fato o seu perfil de investidor. Em resumo, saiba onde você está, onde você quer chegar e trace um plano para isso. Seguindo essas dicas você terá chances maiores de sucesso na sua vida financeira. Deseja aprender mais e saber quais são os erros que não devem ser cometidos na hora de investir seu dinheiro?

Então aproveite para seguir o Investidor10 nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.