Saiba como não perder dinheiro em tempos de crise

Author
Publicado em 01/12/2022 às 10:12h - Atualizado 4 meses atrás Publicado em 01/12/2022 às 10:12h Atualizado 4 meses atrás por Redação
calculator-g5e00e5045_1280
calculator-g5e00e5045_1280

Você sabe como não perder dinheiro em tempos de crise? Se você é uma pessoa que fica muito preocupada com os tempos de crise e não sabe gerenciar as suas finanças para não perder dinheiro nesses tempos difíceis, saiba que este nosso conteúdo lhe ajudará muito. Hoje, daremos três dicas valiosas para você não perder dinheiro em momentos difíceis. Contudo, antes de começarmos, não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus amigos que também querem saber como não perder dinheiro na crise.

Crises e o Mercado Financeiro

Se você é uma pessoa que está no mercado há pouco tempo, sem ter vivido tantos momentos de altos e baixos, talvez você não saiba, mas as crises são comuns. De tempos em tempos, o mercado financeiro acaba passando por momentos difíceis. Então, a primeira coisa que você tem que ter em mente é que, estando no mercado, você passará por momentos mais complicados. Entretanto, não necessariamente isso é algo negativo. Fonte: Canva[/caption] Se você é uma pessoa que tem visão de longo prazo, um bom planejamento e sabe como trabalhar a sua carteira, você conseguirá sair dessas crises melhor do que entrou. Mas, para quem não tem tanto conhecimento e nem consegue gerenciar bem a parte emocional, as crises com certeza afetarão bastante. Sendo assim, vamos te dar três dicas valiosas para você saber como não perder dinheiro em tempos de crise.

Tenha uma boa reserva de emergência

Como primeira questão, vemos que muitas pessoas perdem dinheiro em momentos de crise porquê não possuem uma reserva de emergência bem consolidada. Quando você não tem uma reserva e acaba entrando em um momento de crise, você pode acabar precisando de dinheiro. É aí que mora o maior dos problemas. Precisando de dinheiro e não tendo de onde tirar, muitas pessoas acabam vendendo as ações que possuem. Porém, nos momentos difíceis, a tendência é que o mercado esteja em baixa. Então, você venderá no pior momento possível. Dessa forma, além de ter a sua vida pessoal prejudicada, por não ter a mínima segurança, você ainda acaba prejudicando a sua saúde financeira. Portanto, o ideal é que, para não sofrer nos momentos difíceis do mercado, você construa uma reserva de emergência que supra bem as suas necessidades. Na verdade, muitas pessoas recomendam até que a sua reserva seja feita antes de você partir para a renda variável - o que é algo que faz sentido. Com isso, sobre o tamanho da reserva, o ideal é que ela supra pelo menos 6 meses do seu custo de vida. Então, se você tem um gasto mensal de R$ 4.000,00, por exemplo, você acabaria precisando de uma reserva de R$ 24.000,00. Sendo assim, o ideal é que você se esforce ao máximo para conseguir construir e consolidar uma boa reserva de emergência.

Entenda os ciclos do mercado

Uma outra questão que lhe ajudará a não perder dinheiro no mercado é entender os ciclos dele. O mercado financeiro, como já havíamos comentado antes, acaba passando por vários ciclos. Então, é importantíssimo que você tenha em mente que, quanto mais você ficar no mercado, mais você passará por ciclos. Os ciclos são de altas, baixas... Não se desesperar e ter paciência para esperar o mercado reagir é algo que falta nos investidores iniciantes e que, se eles conseguirem dominar isso, com certeza mudará muito a vida deles como investidor.

Aproveite as oportunidades

Como última questão, o ideal é que, nesses ciclos do mercado, você consiga aproveitar as oportunidades. Quando você tem um caixa bem construído, você não sofrerá nos momentos de baixa. Na verdade, você se aproveitará dele. Falando em se aproveitar, vemos que você pode acabar comprando mais ativos, sendo que pagando menos. É assim que os grandes investidores se aproveitam dos momentos de baixa do mercado para ganhar dinheiro. No caso, eles acabam aproveitando o momento onde todos estão sofrendo, sendo que para ganhar mais dinheiro e surfar a tendência do mercado. Esperamos que este nosso conteúdo tenha lhe ajudado a saber como não perder dinheiro nos momentos de crise. Imagem: Stevepb / Pixabay