Quer aprender a executar ações no curto prazo? Neste artigo eu vou te falar quais são os 5 principais livros de day trade que ensinam a comprar e vender ações no curto prazo, com objetivo de lucrar em um mesmo dia. 

Você já deve estar ciente que ser trader exige alto domínio de análise gráfica, um bom controle psicológico e um gerenciamento de capital impecável, por esse motivo estamos trazendo uma lista com os principais livros de day trade. 

Antecipo que é árduo dominar com maestria estes três requisitos. É preciso estudar, dedicar-se, errar, tentar novamente, errar mais um pouco, se frustrar, perseverar, continuar e finalmente alcançar o resultado esperado.

Pegue sua listinha de desejos para anotar esses livros de day trade!

A popularização do day trade e importância dos livros

Day Trade
2020 a bolsa de valores viu um crescimento repentino no número de traders. Foto por Freepik.

Está bem observável na Internet o crescimento e popularidade de canais do Youtube e perfis no Instagram ensinando sobre ações e Day Trade. 

Independente da qualidade do conteúdo, precisamos saber analisar e separar os ovos da cesta. Existem os perfis de profissionais capacitados e experientes e também os que passam a impressão de que entendem do assunto.

Uma das melhores maneiras de estudar qualquer assunto é pelos livros de day trade.

Normalmente, o escritor é um profissional com a carreira consolidada e reconhecida. Ele tem autoridade para falar sobre aquele tema pois seus resultados já foram evidenciados inúmeras vezes por milhares de outras pessoas.

Outro ponto favorável aos livros de day trade é o feedback positivo dos leitores. Por exemplo, se um livro publicado há 30 anos e que foi lido por 10 milhões de pessoas ainda está disponível nas prateleiras ou é comentado pela Internet, isso é um grande indício de que o conteúdo é fora de série.

Os livros de day trade aqui escolhidos seguem estas características. Porém, antes disso, vou explicar um pouco sobre os fundamentos das operações day trade.

O que é day trade?

Livros de day trade para operar na bolsa de valores
Entenda o que é as operações de Day Trade. Foto por Freepik.

Day trade são operações realizadas na Bolsa de Valores cuja característica principal é a execução e encerramento de todas as posições compradas ou vendidas em um único dia, durante o período do pregão.

O day trade não é considerado por muitos como investimento, mas especulação. São dois termos distintos. Especulação é diferente também de uma aposta, que muitos entendem que o day trade se resume a uma atividade de cassino.

Especular é fazer uma previsão de curto prazo sobre o andamento de um acontecimento, sendo o preço de um ativo na Bolsa uma dessas ocorrências. No entanto, a especulação correta não está abraçada à sorte e aleatoriedade dos eventos, mas envolto de argumentos técnicos que justificam a tomada de decisão.

Os melhores papéis para negociar em day trade são ações e contratos futuros.

Além disso, há outra modalidade parecida: o swing trade. A diferença é que este ocorre em uma variação de alguns dias ou semanas, no máximo 1 mês.

5 Livros de Day Trade para lucrar nas operações

Vamos agora destacar o ponto alto deste artigo. Está na hora de apresentar os 5 melhores livros de day trade para aprender a ganhar dinheiro com day trade. 

Livros de Day Trade – Análise Técnica para Leigos

Livros de day trade

Esse livro de Day Trade é o passo inicial de quem está começando agora a aprender sobre a Bolsa de Valores. Ele explica desde o básico, com uma linguagem simples e fácil de entender. Na Amazon, a média de avaliações é de 4,5 de 5.

O livro aborda inicialmente aspectos comportamentais cuja importância para o sucesso é imprescindível.

Na sequência ele explica sobre o funcionamento dos gráficos e indicadores, ferramentas de tomadas de decisões do trader.

O livro possui um total de 534 páginas. Se você acha muito, é melhor ir se acostumando, pois, a Bolsa de Valores é um tema extenso e bem amplo.

Livros de Day Trade – Operando Price Action: Tendências

Livros de day trade

Todo o trader que se diz trader, em termos modernos, deve ler um dos livros de Day Trade. Caso ainda não, é muito provável que ele ainda não tenha obtido sucesso.

Al Brooks é um especialista norte-americano no assunto de mercados financeiros. Seus livros são amplamente conhecidos pela comunidade. Eu digo que a leitura é obrigatória.

Neste livro em específico, o autor mostra de forma simples como aproveitar o surgimento de tendências. Você terá uma outra visão do assunto e saberá como cada barra (candle) tem peso e importância na formação de um movimento de alta ou baixa.

Os leitores conhecerão técnicas que permitem aproveitar as tendências quando ainda estão se formando, lá no início, junto com os grandes players do mercado.

Para você tornar-se um especialista de Bolsa de Valores, além deste, eu aconselho a leitura dos outros dois livros da série Operando Price Action, que são a Reversão e Lateralidade.

Livros de Day Trade – Manual dos Supersinais da Análise Técnica

5 Livros de Day Trade para Comprar e Vender Ações no Curto Prazo

Vamos inserir um dos livros de Day Trade brasileiro nesta lista. O Manual dos Supersinais da Análise Técnica teve a primeira edição escrita em 2010 e agora 10 anos depois ele está atualizado.

É um Livro de Day Trade resumido que apresenta os principais conceitos da Análise de Preços (Price Action) e a explicação teórica dos indicadores mais utilizados, como Estocástico, IFR, Parabolic SAR, MACD, entre outros.

Ele possui apenas 134 páginas, o que é fácil de ser finalizado para quem não está acostumado a ler tanto.

Livros de Day Trade – Candlestick: Um método para ampliar lucros na Bolsa de Valores

5 Livros de Day Trade para Comprar e Vender Ações no Curto Prazo
Este é um dos Livros de Day Trade também de autoria brasileira segue linha semelhante às anteriores. Aprender a leitura de candlestick (velas) é como estudar um idioma estrangeiro. Quem souber interpretar vai conseguir entender a movimentação do mercado e explorar as oportunidades para ganhar dinheiro.

Livros de Day Trade – Trading: Atitude Mental do Trader de Sucesso

5 Livros de Day Trade para Comprar e Vender Ações no Curto Prazo

Para finalizar a nossa lista, recomendo um Livro de Day Trade que aborda exclusivamente a parte mental e psicológica do mercado financeiro.

O autor Mark Douglas estudou durante 18 anos milhares de traders que obtiveram sucesso na Bolsa de Valores. Ele mapeou não só as técnicas de comprar ou vender, mas o comportamento e controle de emoções de cada um deles.

O Livros de Day Trade é um compêndio de toda esta pesquisa extensa que ele fez. Ao ler, você perceberá que não precisa cometer os mesmos erros para aprender a operar. Basta imitar a atitude dos vencedores que você alcançará bons resultados de forma muito mais acelerada.

Tenha cautela ao operar Day Trade

cuidados no day trade
Tenha cautela com os cursos e guros de day trade pela internet. Foto por Freepik.

Os investimentos de renda variável difundiram-se absurdamente em 2020. A B3 (sigla que representa a Bolsa de Valores no Brasil) atingiu um recorde de 3 milhões de investidores cadastrados. No entanto, nem tudo são flores neste fato.

Muitas pessoas estão se aproveitando da falta de informação dos internautas para lucrar através de 2 tipos de golpe: pirâmide financeira e cursos que ensinam nada.

Pirâmide financeira

Todos gostam de coisas fáceis. O ser humano quer ganhar dinheiro sem esforço, todos gostaríamos de fazer milhões enquanto dormimos. 

Sabendo desse sentimento interno, muitos alugam carros, casas e investem em anúncios no Instagram e Facebook com objetivo de mostrar uma vida de luxo e ostentação. Dizem que ganham a vida no mercado financeiro e convidam você a fazer parte dessa “elite”.

Esses “traders” afirmam que conseguem fazer seu dinheiro render 1,3 ou 5% ao dia, ou 50% no mês. E vários caem nessa falácia. Dão as economias juntadas de anos de serviços nas mãos dos golpistas imaginando um novo padrão de vida. No entanto, é neste momento que eles estão se despedindo do dinheiro, pois jamais verão ele novamente.

Por isso é importante você ter bem claro: ninguém pode prometer rentabilidade no mercado de renda variável. Além disso, gestores de capital de terceiros precisam ser certificados na CVM. Então, sempre que ver um anúncio desse tipo, busque saber as credenciais dos autores. Se não tiver nada nos registros da CVM, denuncie.

Cursos falsos

Esse aqui não é um golpe descarado. Infelizmente, nesta situação, a polícia e os órgãos de proteção ao consumidor não podem fazer nada. Como acontece isso?

O conhecimento de Bolsa de Valores é vasto. Assim, várias pessoas que não são especialistas e nunca tiveram resultados gravam inúmeras videoaulas e criam cursos.

Os alunos estudam um monte e não conseguem ter resultado. Daí o professor diz que ela precisa se dedicar mais, que é assim mesmo, leva tempo, ou que ela precisa trabalhar melhor o psicológico e tentar novamente.

No meio de todo esse discurso, as aulas são oferecidas a preços bem altos (R$ 2000 para cima). Se o criador vender 1000, ele fatura R$ 2 milhões tranquilamente. É muito difícil conseguir o dinheiro de volta, pois não houve ilegalidade. Um produto foi comercializado (o curso) e ambos os lados do negócio (comprador e vendedor) aceitaram o preço a ser pago e recebido.

A forma de atrair e convencer as vítimas são as mesmas dos piramideiros: ostentação exagerada no Instagram e Youtube.

Da mesma forma, busque saber o histórico no mercado, procurar feedbacks de clientes e a reputação em sites como ReclameAqui.

Falta de mentalidade consciente

Há um estudo muito famoso que é citado constantemente pela mídia (vou aproveitar para fazer isso aqui também) que afirma que 99% dos traders perdem dinheiro no day trade. Esta estatística consta a real dificuldade do processo de aprendizado até ser um negociador lucrativo, contudo, tem uma variável importante que precisa ser vista com mais minúcias.

Todos sabem que para conquistar um diploma universitário é necessário cerca de 5 anos de estudo (4 em alguns casos). Ninguém em sã consciência espera se matricular no curso de Engenharia em fevereiro e em julho ter o certificado de conclusão junto com o registro no CREA.

Por isso, não caia na ilusão que vai operar hoje, lucrar amanhã e depois de 1 mês já estará vivendo de day trade. Pensar assim é ilusório, mas é desta forma que muitos veem o mercado financeiro.

O sucesso envolve todas as etapas que eu descrevi lá no início: estudo, técnica e dedicação. Não pode esperar resultados de um dia para outro. Se isto fosse possível, a população inteira estaria rica e trabalhando com day trade.

Conclusão

A partir da leitura e aplicação dos ensinamentos dos 5 livros de day trade, você terá um arsenal de peso para operar e lucrar nas operações.

É trabalhoso, é. São muitas páginas? São. Mas você quer ganhar dinheiro de forma segura? Seja prudente e não tome atitudes que vão queimar todas as suas economias em um curto espaço de tempo.

Contudo, não basta ler os livros de day trade se o seu perfil não é para essa modalidade. Quer saber o seu perfil de investidor? Clique aqui e entenda qual é o seu perfil, assim você saberá quais tipos de investimentos são mais indicados para você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui