Como funcionam as milhas e pontos dos cartões de crédito?

Author
Publicado em 27/01/2024 às 18:24h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 27/01/2024 às 18:24h Atualizado 2 meses atrás por Redação
Como funcionam as milhas e pontos dos cartões de crédito?
Você sabe como funcionam as milhas e pontos dos cartões de crédito?

Os programas de recompensa das companhias aéreas e das operadoras de cartão de crédito, estão em alta, pois são uma oportunidade para obter benefícios, ganhar ou economizar dinheiro. Com um bom cartão de crédito, você pode acumular pontos que podem ser trocados por passagens aéreas e outras recompensas. Talvez, você até tenha um cartão que ofereça esse tipo de benefício, mas ainda não sabe disso. Em função da importância do tema e do grande número de dúvidas que costumam surgir, decidimos preparar um conteúdo completo sobre o assunto. Vale a pena conferir!

O que são milhas?

Milhas aéreas

são uma forma de recompensa oferecida por companhias aéreas por meio de seus programas de fidelidade. Esses programas recompensam os passageiros com milhas que são acumuladas ao longo do tempo, e que podem ser trocadas por passagens ou outros benefícios. Em resumo, um programa de milhas funciona assim:

  • Acúmulo de milhas: Os passageiros acumulam milhas aéreas ao voar com a companhia aérea. A quantidade de milhas ganhas geralmente está relacionada à distância percorrida, a classe tarifária do bilhete e o status do passageiro no programa de fidelidade.
  • Programas de fidelidade: Cada companhia aérea geralmente possui seu próprio programa de fidelidade, e os passageiros podem se inscrever gratuitamente.
  • Resgate por benefícios: As milhas aéreas podem ser resgatadas por uma variedade de benefícios, incluindo passagens aéreas gratuitas ou com desconto, upgrades de classe, estadias em hotéis, aluguel de carros e outros produtos ou serviços oferecidos pelos parceiros do programa de fidelidade.
  • Validade das milhas: As milhas geralmente têm uma validade, o que significa que os passageiros precisam utilizá-las dentro de um período específico para evitar a expiração.
  • Níveis de status: Muitos programas de fidelidade têm níveis de status, como ouro, prata, platina, que oferecem benefícios adicionais, como acúmulo de milhas acelerado, acesso a salas VIP, embarque prioritário e outros privilégios.
  • Transferência de milhas: Alguns programas permitem que os membros transfiram milhas para outros membros ou até mesmo para programas de fidelidade de parceiros, como hotéis ou empresas de aluguel de carros.

O que são pontos dos cartões de crédito?

Os pontos de cartões de crédito são parte de um mecanismo de recompensa oferecido por alguns cartões, onde os usuários acumulam pontos ao realizar suas compras. Esses programas são projetados para incentivar o uso do cartão, promover a fidelidade dos clientes e oferecer benefícios adicionais para os usuários. Vale destacar, que normalmente, as operadoras permitem a troca de pontos do cartão por milhas aéreas. Em resumo, um programa de pontos funciona assim:

  • Acúmulo de pontos: Os titulares de cartões de crédito acumulam pontos com base nos gastos realizados com o cartão.
  • Programas de recompensas: Os programas geralmente oferecem uma ampla gama de opções de resgate, incluindo milhas aéreas, hospedagem em hotéis, vales-presente, entre outros.
  • Cartões Co-branded: Alguns cartões de crédito são co-branded, o que significa que são emitidos em parceria com uma empresa específica, como uma companhia aérea. Esses cartões oferecem pontos diretamente relacionados à marca parceira
  • Validade dos pontos: Assim como as milhas aéreas, os pontos de cartões de crédito geralmente têm uma validade. É importante estar ciente das políticas do programa de recompensas para garantir que os pontos sejam resgatados antes de expirarem.

Qual a diferença entre milhas e pontos dos cartões de crédito?

Qual a diferença entre milhas e pontos dos cartões de crédito?

Qual a diferença entre milhas e pontos dos cartões de crédito? Por mais que muitas pessoas acreditem que milhas áreas e pontos dos cartões de crédito são a mesma coisa, estamos falando de itens diferentes. Na prática, a confusão reside no fato de que os pontos dos cartões de crédito podem ser convertidos, ou seja, trocados por milhas aéreas. Confira as principais diferenças:

Origem e acúmulo

  • Milhas aéreas: São geralmente associadas a programas de fidelidade de companhias aéreas, onde os passageiros acumulam milhas ao voar e essas milhas podem ser usadas para resgatar benefícios.
  • Pontos do cartão de crédito: São recompensas oferecidas pelos emissores de cartões de crédito como parte de programas de recompensas. Os pontos são acumulados com base nos gastos realizados com o cartão de crédito.

Versatilidade de resgate

  • Milhas aéreas: Geralmente são mais específicas para resgates relacionados a viagens, como passagens aéreas, upgrades de classe, estadias em hotéis e aluguel de carros.
  • Pontos do cartão de crédito: Podem ser mais versáteis, permitindo resgates em diversas categorias, como viagens, produtos eletrônicos, vales-presente, entre outros, dependendo do programa de recompensas associado ao cartão.

Como acumular milhas aéreas?

Acumular milhas aéreas que dentre outras coisas, podem ser trocadas por viagens gratuitas é muito fácil. Para isso, siga as instruções abaixo:

  • Faça sua inscrição em um programa de fidelidade: Faça a sua inscrição no programa de fidelidade da companhia área de sua preferência.
  • Compre passagens com a companhia aérea: Sempre que possível, compre passagens aéreas com a companhia aérea em questão, para ir acumulando milhas.
  • Use um cartão de crédito que acumula pontos: Se você tem um cartão de crédito que acumula pontos transferíveis para programas de milhas aéreas, use-o para despesas diárias e depois transfira esses pontos para o programa de milhas da companhia aérea.
  • Fique atento às ofertas e bônus: Operadoras de cartões de crédito e companhias aéreas costumam fazer campanhas que permitem o acúmulo de pontos e milhas extras. Sempre que possível, participe!

Quanto maior o número de milhas acumuladas, maiores os benefícios que você poderá resgatar, incluindo passagens gratuitas para destinos nacionais e internacionais.

Como acumular pontos no cartão de crédito?

Para acumular pontos no cartão de crédito, você precisa:

  • Ter um cartão que ofereça esse tipo de programa de recompensas;
  • Concentrar suas compras nesse cartão.

Na prática, quanto maior o volume de compras no cartão, maior será o seu acúmulo de pontos, que dentre outras coisas, podem ser trocados por milhas aéreas. Existem muitos cartões que oferecem esse tipo de benefício, cada um deles com a sua própria política de acúmulo de pontos. Vale a pena fazer uma pesquisa para encontrar as melhores opções. Confira alguns exemplos de cartões que acumulam pontos:

  • Cartão Santander AAdvantage® Black
  • Cartão Santander American Express® The Platinum Card
  • Cartão Santander Unlimited Mastercard Black
  • Cartão Santander Unique Mastercard Black
  • Cartão Santander AAdvantage® Platinum
  • Cartão GOL Smiles Santander Infinite
  • Cartão LATAM Pass Itaú Mastercard Platinum
  • Cartão LATAM Pass Itaú Mastercard Gold
  • Cartão LATAM Pass Itaú Mastercard Black
  • Cartão Azul Itaú Mastercard Platinum
  • Cartão Azul Itaú Visa Infinite
  • Cartão Azul Itaú Mastercard Gold
  • Cartão Pão de Açúcar Mastercard Black

Como trocar pontos do cartão de crédito por milhas?

Como trocar pontos do cartão de crédito por milhas?

Como trocar pontos do cartão de crédito por milhas? Para trocar pontos do cartão de crédito por milhas aéreas, você precisa ter um cartão que acumula pontos, bem como, participar de um programa de milhas aéreas. Se você já acumula pontos no cartão e é inscrito no programa de fidelidade e acúmulo de milhas de alguma companhia aérea, siga as instruções do passo a passo abaixo: 1.Acesse o app do seu cartão de crédito: No app, você encontrará informações sobre a quantidade de pontos que possui e as opções de resgate disponíveis. 2.Escolha a opção de resgate por milhas aéreas: Após conferir o número de pontos acumulados no cartão, localize a opção de resgate por milhas aéreas. 3.Selecione a companhia aérea ou programa de milhas: Dependendo do programa de recompensas do seu cartão, você pode ter várias opções de companhias aéreas ou programas de milhas para escolher. Selecione a opção desejada. 4.Confirme o resgate: Após selecionar a opção desejada, informe a quantidade de pontos que você deseja converter em milhas e confirme o resgate. De forma imediata ou dentro de poucos dias, as milhas estarão disponíveis para uso na compra de passagens aéreas.

Como vender milhas aéreas?

Uma das alternativas para quem acumulou pontos no cartão de crédito e trocou por milhas aéreas, ou então, que acumulou milhas diretamente, mas não pretende utilizá-las, é vendê-las por meio de plataformas especializadas. Confira o passo a passo: 1.Escolher uma plataforma confiável: Existem algumas plataformas na internet que compram milhas aéreas. Faça uma boa pesquisa para encontrar uma plataforma de confiança. 2.Crie uma conta na plataforma: Registre-se na plataforma escolhida criando uma conta de usuário. 3.Informe os detalhes das milhas: Forneça informações sobre as milhas que você deseja vender, incluindo a quantidade, a validade e outros detalhes que possam ser solicitados. 4.Receba uma cotação: Com base nas informações fornecidas, a plataforma oferecerá uma cotação para a compra das suas milhas. 5.Aceite a oferta: Se você concordar com a oferta, aceite-a e siga as instruções fornecidas pela plataforma para transferir as milhas da sua conta de programa de fidelidade para a conta designada por eles. 6.Receba o pagamento: Após a verificação da transferência das milhas, a plataforma deverá realizar o pagamento conforme acordado.

Quantas milhas são necessárias para viajar?

O número de milhas que você vai precisar para viajar sem pagar pela passagem aérea, depende de uma série de fatores, como as políticas de cada programa de fidelidade, a origem e o destino da viagem. Sendo assim, o ideal é fazer uma simulação diretamente no site da companhia aérea. No entanto, em geral, você pode levar os seguintes valores em consideração:

  • Para viagens nacionais: Em média 10 a 20 mil milhas;
  • Para viagens pela América do Sul: Em média 50 mil milhas;
  • Para países do continente europeu: Mais de 50 mil milhas.

Gostou das dicas e informações que você obteve ao longo desse conteúdo? Se esse artigo ajudou você, siga nossas redes sociais e continue acompanhando os conteúdos do nosso blog. O Investidor 10 é um dos maiores portais de investimentos e educação financeira do país! Aqui você aprende a investir de forma simples e descomplicada, além de ter acesso a uma série de informações e indicadores sobre variados tipos de ativos do mercado financeiro. Continue navegando em nosso site e tenha acesso a uma série de conteúdos gratuitos. Até a próxima!