Investimentos em Ações e Fundos Imobiliários: Após um ano turbulento, marcado por circuit breaker, queda generalizada na Bolsa de Valores e investidores apreensivos em razão da desaceleração econômica mundial provocada por uma pandemia que trouxe efeitos devastadores, o que os investidores podem esperar para o mercado de ações e fundos imobiliários em 2021? 

Nesse conteúdo, o Investidor10 aponta as principais expectativas e tendências para 2021 na renda variável brasileira. Será que o mercado de ações apresentará resultados melhores neste ano? E em relação aos fundos imobiliários, o que podemos esperar?

São vários os fatores que podem influenciar no desempenho das ações, dos fundos imobiliários e outros investimentos. Abordaremos os itens mais importantes e que merecem atenção especial dos investidores.

Vacinação Mundial contra a COVID-19

Vacinação Mundial contra a COVID-19
Vacinação Mundial contra a COVID-19 – Foto: Freepik

A velocidade das campanhas de vacinação pelo mundo e principalmente aqui no Brasil, devem ditar o ritmo da Bolsa de Valores e do mercado de fundos imobiliários.

No geral, para que os investidores possam se sentir mais confiantes, aumentando o volume de recursos investidos principalmente na renda variável será muito importante que as vacinas começam a produzir efeitos para a redução de casos da COVID-19 ao redor do mundo.

Sem dúvida alguma, quanto mais rápida e eficiente for a vacinação global, maiores são as expectativas dos investidores e a aceleração do mercado de capitais e seus ativos. 

Por outro lado, caso a vacinação não ocorra em massa ou não produza os efeitos esperados, medidas de isolamento e lockdown devem continuar sendo anunciadas, contribuindo para a redução da atividade econômica e para resultados abaixo da média tanto em relação ao mercado de ações, como também no caso dos fundos imobiliários.

Ações e Fundos Imobiliários – Cenário Fiscal do Brasil e Reformas

Cenário Fiscal do Brasil e Reformas
Cenário Fiscal do Brasil e Reformas – Foto: Freepik

Outro ponto determinante e que precisa ser acompanhado de perto pelos investidores está relacionado ao atual cenário fiscal do Brasil e as reformas prometidas pelo Governo Federal, mas que dependem de aprovação do Congresso Nacional.

Todos nós sabemos, que o Brasil não está em suas melhores condições fiscais e econômicas, fato que comprova isso, são os recentes e sucessivos déficits fiscais apresentados pelo Governo.

Para piorar ainda mais a situação, com a pandemia, as receitas do Governo com arrecadação devem cair significativamente ao mesmo tempo em que crescem as despesas, seja com pagamento de auxílios e benefícios emergenciais ou com despesas relacionadas ao crescimento da demanda dos serviços de saúde.

Em meio a um cenário fiscal complexo, somente uma forte retomada da economia com a desaceleração da pandemia ou a aprovação de reformas tributárias e administrativas que estimulem a economia, o empreendedorismo e ao mesmo tempo contribuam para que o Governo consiga equilibrar as suas contas.

Caso as esperadas reformas anunciadas pelo Governo saiam do papel e agradem, é esperada a entrada de forte capital estrangeiro na economia brasileira, fato que poderia alavancar o mercado de ações e fundos imobiliários em 2021. 

Ações e Fundos Imobiliários – Evolução da Taxa de Desemprego

Evolução da Taxa de Desemprego
Evolução da Taxa de Desemprego – Foto: Freepik

A taxa de desemprego é outro fator que precisa ser colocado na balança pelos investidores de plantão. Com o avanço da pandemia, avançou também o desemprego no Brasil e em outras partes do mundo, o que contribui para um cenário pessimista na renda variável.

Assim sendo, uma retomada no ritmo de contratações e em sua consequência uma possível redução no número de desempregados poderia ser um sinal positivo para a aceleração do mercado de ações e também dos fundos imobiliários.

Taxas menores de desemprego contribuem para que o dinheiro circule e a economia acelere, incentivando assim, um crescimento no volume de investimentos na renda fixa e também na renda variável.

Ações e Fundos Imobiliários – Estímulos Fiscais e Monetários

Estímulos Fiscais e Monetários
Estímulos Fiscais e Monetários – Foto: Freepik

Mesmo com a esperada redução dos níveis de contaminação da COVID-19 e uma vacinação em massa a nível mundial, a velocidade de retomada econômica estará diretamente relacionada a quanto os países podem e pretendem investir em estímulos fiscais e monetários.

No contexto dos estímulos fiscais e monetários, é preciso levar em consideração principalmente os países do continente europeu e também os Estados Unidos.

Em relação aos Estados Unidos, vale destacar que o presidente recém eleito vem sinalizando e pretende buscar a aprovação junto ao Congresso Americano de um pacote de estímulos e auxílio econômico de U$$ 1,9 trilhão de dólares.

Ações e Fundos Imobiliários – Cenário Internacional

Cenário Internacional e a sua relação com o mercado de ações e fundos imobiliários
Imagem do planeta terra em azul – Foto Freepik

O cenário internacional também deve chamar a atenção em 2021, sobretudo em razão do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Biden possui muitas ideias contrárias ao seu antecessor Donald Trump e promete uma série de mudanças no seu país e também nas relações dos Estados Unidos com outros países.

Se por um lado Trump buscava restringir relações com alguns países, Joe Biden deseja estreitar relações e fomentar o crescimento dos Estados Unidos e de países parceiros. 

O novo presidente também pretende aprovar reformas e pacotes importantes de estímulo econômico, desde que consiga aprovação do Congresso, que por sinal conta com maioria de Democratas (Partido de Joe Biden).

Ações e Fundos Imobiliários – A opinião dos analistas

A opinião dos analistas em relação ao mercado de ações e fundos imobiliários
A opinião dos analistas em relação ao mercado de ações e fundos imobiliários – Foto: Freepik

Para os analistas e para a grande maioria das corretoras de valores, o pior momento para o mercado de ações e fundos imobiliários ficou para trás e 2021 deve ser um ano de recuperação, pelo menos aqui no Brasil.

Muitos analistas acreditam que o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, deve alcançar o patamar dos 130 mil pontos ainda esse ano, o que representaria um crescimento expressivo.

No entanto, os analistas mais conservadores preferem ainda não fazer previsões, tendo em vista que é preciso observar uma desaceleração da pandemia, principal fator que preocupa os investidores e o mercado em geral.

Vale destacar, que apesar das divergências de opiniões em relação ao que esperar do mercado de ações e fundos imobiliários em 2021, os analistas, economistas e demais especialistas que atuam no mercado financeiro concordam em um ponto:

Para ser mais assertivo no mercado, realizar análises fundamentalistas e acompanhar os acontecimentos do mercado, evitando investir literalmente no escuro é um dos melhores caminhos para alcançar bons resultados.

Conte com o Investidor10 e tenha acesso a uma série de gráficos, informações e indicadores tanto de ações, como também de fundos imobiliários. Não invista contando com a sorte!

Investimentos em Ações e Fundos Imobiliários o que esperar em 2021: Considerações Finais

Como foi possível observar ao longo deste conteúdo, existem diversos fatores com importante peso na balança e que podem influenciar nos resultados do mercado de ações e fundos imobiliários.

Assim sendo, resta aos investidores acompanhar de perto os desdobramentos do mercado e do noticiário e observar a evolução da renda variável brasileira.

Na sua opinião como investidor, o que podemos esperar do mercado de ações e fundos imobiliários para 2021? Aceleração ou retração? Contribua com esse conteúdo enviando o seu comentário.

Caso você ainda não siga o Investidor 10 nas redes sociais, clique aqui e comece a seguir a nossa página no Instagram para receber ainda mais conteúdos interessantes e manter-se sempre bem informado.