O mercado financeiro oferece diversos tipos de aplicações financeiras e soluções para quem busca opções em investimentos para começar mesmo que com pouco conhecimento no mundo dos investimentos.

Para orientar e auxiliar você que pretende começar a investir, mas não sabe por onde começar, listamos nesse artigo 5 opções de investimentos. Vamos lá?

Diversifique a carteira
Diversifique a carteira – Foto: Freepik

Investimento para começar – CDB

Investimentos para começar: O CDB, sigla para “Certificado de Depósito Bancário”, é um dos tipos de investimentos para começar, indicados para aqueles que desejam investir e ao mesmo tempo preferem não correr riscos.

O CDB é uma das aplicações mais seguras do mercado, afinal quem investe em CDB está na verdade, fornecendo  recursos financeiros para que os bancos possam financiar suas atividades de crédito.

O rendimento do CDB geralmente está atrelado a taxa Selic, sendo essa, uma excelente alternativa para quem quer sair da poupança.

Existem basicamente dois tipos de CDB, são eles:

CDB pré-fixado: Com taxa de juros conhecida no momento da contratação.

CDB pós-fixado: Com taxa de juros variável, relacionada a alguma taxa como, por exemplo, a Selic.

Cada um deles apresenta condições diferentes de rendimento e remuneração. Em geral, é possível começar a investir com apenas R$ 100,00.

Você pode investir CDBs diretamente com o seu banco, ou se preferir com uma corretora de investimentos.

Investimento para começa – Tesouro Direto

Investimentos para começar: O Tesouro Direto é um dos tipos de investimentos para começar mais seguros que existem, pois a sua rentabilidade está atrelada e garantida pelo governo.

O conceito deste investimento é parecido com o do CDB. Sendo que nesse caso, o investidor empresta seu dinheiro para o governo.

Por sua vez, a rentabilidade que o investidor irá receber depende do tipo de título do tesouro que ele irá adquirir. Os tipos que existem, são:

  • Tesouro Selic (LFT): é pós-fixada, baseada na SELIC mais uma taxa contratada durante a compra e a remuneração é só no vencimento;
  • Tesouro Prefixado (LTN): é prefixado, com uma taxa contratada que varia e a remuneração só acontece no vencimento;
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F): é prefixado, com uma taxa contratada e a remuneração é semestral e no vencimento;
  • Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal): pode ser prefixado ou pós fixado, baseado no IPCA e uma taxa contratada. remunerando só no vencimento; 
  • Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B): prefixado ou pós-fixado, baseado no IPCA mais uma taxa contratada com vencimento semestral e no vencimento.

Para investir, você precisará efetuar um cadastro na página do Tesouro Direto na internet.

Fundos de Investimento

Fundos-de-investimento
Fundos de investimento – Foto: Freepik

Investimentos para começar: Os Fundos de Investimento também estão entre os melhores investimentos para começar.

Esse tipo de aplicação é muito indicada para quem não possui tempo disponível para realizar análises ou até mesmo conhecimento no mercado e segurança para tomar certas decisões.

Ao investir em um fundo de investimentos você não precisa se preocupar com análises e tomadas de decisão, pois um gestor profissional fará isso para você.

É possível encontrar uma grande variedade de fundos no mercado, desde aqueles que investem em renda fixa, aos que investem em renda variável ou contam com uma carteira diversificada.

Dentre os ativos que podem compor a carteira de um fundo de investimentos, podemos destacar:

  • Ações;
  • Commodities;
  • Produtos da renda fixa;
  • Imóveis;
  • Moeda estrangeira;
  • Índices diversos;
  • Dentre outros ativos.

Fundos Imobiliários

Uma vez que você entendeu o conceito de um fundo de investimento, vale a pena conhecer os fundos imobiliários, outra excelente opção em investimentos para começar.

Os fundos imobiliários captam recursos de investidores  para aplicar na construção e aquisição de empreendimentos imobiliários.

Posteriormente, os imóveis são vendidos ou alugados, gerando receita para o fundo e consequentemente para os seus investidores.

A maioria dos fundos imobiliários remunera mensalmente os seus investidores por meio da distribuição de receitas sob a forma de dividendos.

Existem diversos tipos de fundos imobiliários no mercado, dentre eles:

  • Fundos Imobiliários de Shopping;
  • Fundos Imobiliários de Galpões Logísticos;
  • Fundos Imobiliários de Lajes Corporativas;
  • Fundos Imobiliários de Agências Bancárias;
  • Dentre outras opções.

Cada fundo possui uma estratégia e segmento do mercado imobiliário para alocação dos recursos.

Não se pode deixar de levar em consideração também que, por se tratar de um fundo de investimento, a figura do gestor tem um papel fundamental para esse tipo de aplicação financeira.

É este gestor quem decide onde o dinheiro dos investidores do fundo será aplicado. Essa característica faz dos fundos imobiliários uma dos melhores tipos de investimentos para começar.

Investimento para começar – Ações

mercado-de-ações
mercado-de-ações – Foto: Freepik

Investimentos para começar: E por último, não poderíamos deixar de destacar as ações, um ativo financeiro para aqueles que desejam começar a investir e aceitam correr algum risco em busca de maior rentabilidade. 

Os títulos de ações são pequenas frações de empresas negociadas na Bolsa de Valores e apesar de aparecer na nossa lista, destacamos a importância de conhecer um pouco sobre esse tipo de ativo antes de começar a investir.

Aqui no Investidor 10, você encontra uma série de indicadores e informações importantes sobre as ações listadas na Bolsa de Valores.

Para investir em ações o investidor precisa ter conta em uma corretora de valores ou em banco que permita o acesso a esse tipo de ativo.

Depois, basta apenas escolher as empresas que demonstrarem oferecer o melhor custo-benefício. No entanto, é essencial destacar que:

  • Bons investimentos em ações são feitos por meio de análises sérias;
  • É comum utilizar metodologias como a análise Fundamentalista e a análise Técnica;
  • É possível ganhar dinheiro com a valorização das ações ou dividendos;
  • Ações são um produto financeiro de renda variável.

Busque conhecimento e invista em ações de forma consciente com uma carteira formada por várias empresas e ativos distribuídos em outros tipos de aplicações com menor risco, como o Tesouro Direto ou o CDB, por exemplo.

Continue navegando pelo nosso blog e aprenda bastante com nossos conteúdos relacionadas ao mercado de investimentos.

Por aqui, você encontrará muitos conteúdos didáticos para o seu aprendizado e informações sobre investimentos para começar no mercado financeiro.

Siga também, a nossa página no Instagram e fique sempre por dentro de novidades e assuntos interessantes.

Antes de sair, não se esqueça de salvar o Investidor 10 nos favoritos para não nos perder de vista.

Até a próxima!