O mercado das criptomoedas cresce de forma rápida, ano após ano. Entretanto, podemos observar que esse crescimento foi muito mais agressivo nos últimos 3 anos.

Em meio a pandemia do covid-19, as criptomoedas, em especial, o Bitcoin, tem atingido altas expressivas em sua rentabilidade.

Sabendo da lucratividade que esse mercado proporciona, várias pessoas entraram no mercado.

Porém, vale salientar que o mercado de criptomoedas não é simples e fácil. É essencial, antes de qualquer investimento, aprender os conceitos, técnicas e métodos.

Dito isso, veja quais são as criptomoedas para 2021:

  1. Bitcoin
  2. Chainlink
  3. Polkadot
  4. Ethereum
  5. Tether
  6. Tezos
  7. Cardano
  8. VeChain
  9. Litecoin
  10. Stellar

O que são criptomoedas?

Entenda o que é criptomoedas
Foto por Freepik

Em resumo, criptomoedas são moedas virtuais, ou seja, não existem fisicamente. Assim, você não pode realizar saque de Bitcoins, por exemplo.

Essas moedas são algo recente na história da economia mundial. A mais antiga delas, Bitcoin, foi criada em 2009.

Apesar de serem recentes, já existe uma grande variedade de criptomoedas disponíveis no mercado financeiro. Além disso, também é possível apontar as particularidades das criptomoedas frente as moedas físicas.

Uma das principais características que essas criptomoedas apresentam é a descentralização. As criptomoedas nasceram com a ideia de não deixar a moeda ser monopolizada no cenário econômico mundial.

Dessa forma, grande parte das criptomoedas vivem unicamente com as oscilações do mercado.

Ademais, outras duas características bastante atrativas são a transparência e a segurança. Ao negociar uma criptomoeda, você terá maior possibilidade de acompanhar toda a transação e não ser alvo de fraudes ou desvios.

Entre todas as criptomoedas que iremos abordar, existe algo em comum: o chamado Blockchain. Esse termo, em inglês, significa “sistema de blocos”.

O que você precisa saber é que todas as criptomoedas utilizarão esse sistema. É por meio dele que a segurança e a transparência são garantidas.

Criptomoedas para 2021- Quais as vantagens e cuidados que devemos tomar antes de investir?

De maneira geral, podemos citar a transparência, segurança, descentralização, menos regras e sem taxas para realizar as transações. São muitos os benefícios e diferenciais oferecidos pelas criptomoedas.

Claro que cada criptomoeda tem suas particularidades, mas, de modo geral, elas costumam apresentar essas mesmas características.

Além disso, você sabe quais os cuidados devem ser tomados antes de investir em criptomoedas?

Iludidos pela promessa de lucro elevado em pouco tempo, muitas pessoas acabam se tornando “investidores” nesse mercado. Todavia, o que ocorre com a maioria dessas pessoas é a frustração e a perca do dinheiro investido.

Por que isso ocorre?

Por uma razão muito simples: as pessoas não estudam e não buscam um conhecimento aprofundado sobre o mercado.

As criptomoedas são moedas que oscilam muito no mercado financeiro. Assim, se a pessoa não tiver o devido conhecimento, não saberá quais técnicas aplicar ou como interpretar essa volatilidade.

Portanto, esse é o primeiro cuidado que aponto para você: estude.

Em segundo lugar, não adianta querer investir em criptomoedas se você não possui o perfil dos investidores desse mercado.

De forma geral, quem investe em criptomoeda são aquelas pessoas com perfil arrojado, ou seja, são pessoas que entendem sobre a volatilidade, que sabem conviver com a possibilidade de perder o dinheiro.

Por último, caso seja um investidor iniciante de criptomoedas, comece investindo pequenos valores. Até que você realmente domine esse mercado, seja cauteloso nos valores investidos.

Principais criptomoedas para 2021
Conheça as princpais criptomoedas para 2021! Foto por Freepik

criptomoedas para 2021As 10 criptomoedas para 2021

Criptomoedas para 2021: 1 – Bitcoin

O Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida do mundo. Além de popular, o Bitcoin atrai olhares pela altíssima rentabilidade. Apenas em 2020, essa moeda virtual rendeu mais de 415,32%.

O Bitcoin surge com dois objetivos principais: descentralizar e desburocratizar o mercado financeiro.

A descentralização prometida pelo Bitcoin se refere ao fato de que não se encontra sob o poder de pessoas, organizações, instituições financeiras ou países.

Por outro lado, a ideia de desburocratizar vem da tentativa de tornar as transações financeiras mais simples e rápidas, sem o excesso de normas e regras.

As transações feitas utilizando o Bitcoin prometem rapidez. Para isso, o Bitcoin utiliza umas das melhores tecnologias de segurança e criptografia do mercado. Assim, as transações ocorrem de maneira rápida e segura.

Uma vez realizada a transação do Bitcoin, é praticamente impossível rastreá-lo.

Se optar por negociar Bitcoins, estude bastante e, em seguida, procure uma corretora (recebe o nome técnico de Exchange). Dessa maneira, sua Exchange irá orientá-lo e guiá-lo nos primeiros passos.

Bitcoin ainda é uma das principais criptomoedas para 2021
Bitcoin ainda é a criptomoeda mais relevante para 2021. Foto por Freepik

Criptomoedas para 2021: 2 – Chainlink

A Chainlink, também conhecida simplesmente como LINK, é uma criptomoeda ainda mais recente que o Bitcoin, tendo ganhado visibilidade em 2019.

Ela surgiu para evitar os conflitos de dados entre sistemas para a confecção dos chamados smart contracts. Assim, o sistema conta com os “oráculos” que transmitam as inforçações, permitindo o fluxo de informações do mundo externo e o blockchain.

Todavia, a descentralização não é o único ponto a se destacar sobre a Chainlink. Também há outro elemento que se destaca enormemente – a segurança.

A segurança é o principal atrativo que a Chainlink oferece. Isso ajuda a explicar os motivos de sua popularidade e a entender como grandes empresas, por exemplo, a Google, tem utilizado essa criptomoeda.

Criptomoedas para 2021: 3 – Polkadot

A Polkadot é mais uma das criptomoedas para 2021. Essa criptomoeda é pouca conhecida no Brasil, mas a verdade é que ela possui um grande mercado em seu país natal – a China.

Assim, a Polkadot é uma moeda negociada predominantemente no mercado chinês e que, de forma expressiva, conquista o mercado internacional.

De maneira racional, investir em uma moeda como a Polkadot é um excelente negócio para diversificar sua carteira de investimentos.

Como não é uma moeda tão conhecida, o Polkadot ainda possui um mercado menor, o que significa que no momento de dividir os lucros você conseguirá uma alta rentabilidade.

Criptomoedas para 2021: 4 – Ethereum

Se você conhece um pouco do universo das criptomoedas, certamente identificou um erro no título desse tópico.

O Ethereum não é a criptomoeda. A criptomoeda, em si, se chama Ether. Ethereum é a plataforma por onde o Ether é negociado.

A confusão com os nomes faz com que muitas pessoas acreditem que o Ethereum é a criptomoeda, sendo ainda mais conhecido que o próprio Ether.

Todavia, o nome pouco nos importa. Nossa meta principal é conhecer essa criptomoeda.

O Ether/Ethereum foi lançado em 2015, criação do russo Vitalik Buterin. Concorrente direto do Bitcoin, o Ether/Ethereum se mostra como um candidato forte para desbancar o Bitcoin e assumir o posto de criptomoeda mais rentável do mundo. Ainda que sua capitalização seja de pouco mais de $204 bilhões contra os $1 trilhão do Bitcoin.

O Ether/Ethereum tem fortes semelhanças com o Bitcoin. Entretanto, existe uma diferença crucial que faz os usuários escolherem ‘essa’ ou ‘aquela’ criptomoeda.

Enquanto o Bitcoin foca essencialmente na moeda (ou seja, no próprio Bitcoin), o Ether foca mais na plataforma (que é o Ethereum) do que na moeda – o Ether.

Agora ficou fácil entender o motivo das pessoas identificarem o ‘Ethereum’ como a criptomoeda.

Criptomoedas para 2021: 5 – Tether

O Tether (também conhecido pela sigla USDT), foi lançado em 2014, sendo bastante diferente das demais criptomoedas para 2021 apresentadas aqui.

A grande diferença do Tether é que, diferente das outras criptomoedas, ele possui uma relação com a moeda/dinheiro físico.

Funciona da seguinte maneira: para cada moeda de Tether existente, há (01) dólar corresponde.

Assim, por exemplo, se eu tiver 100 tethers, existirão 100 dólares correspondentes.

Porém, é justamente por ter essa característica, que o Tether apresenta mais estabilidade do que outras criptomoedas, sendo, portanto, uma boa opção para aqueles investidores que não gostam de se arriscar muito.

Essa relação com o dólar americano, também permite que o Tether tenha maior transparência, portanto, maior credibilidade.

Criptomoedas para 2021: 6 – Tezos

A Tezos está na mesma situação que o Ethereum. Assim, a Tezos é uma plataforma que permite muito mais funcionalidades do simplesmente uma moeda virtual.

Em resumo, a Tezos atrai os olhares de curiosos porque criou uma plataforma que permite maior interação de seus usuários.

Diferente de outras criptomoedas, a ideia do Tezos é viabilizar que os negociantes ou investidores tenham maior autonomia para tomar decisões dentro da plataforma.

A Tezos também é descentralizada. De certa maneira, pode-se dizer que sua descentralização é ainda maior que a do Bitcoin.

Há poucos anos, a Tezos se envolveu em uma polêmica, enfrentando uma série de processos na Justiça, o que acarretou a queda do valor da moeda. Atualmente, a Tezos se recuperou e possui valor de mercado superior a $3 bilhões.

Blockchain é a peça fundamental para todas a criptomoedas
Blockchain é a peça fundamental para todas a criptomoedas. Foto por Freepik

Criptomoedas para 2021: 7 – Cardano

A Cardano é a plataforma de negociação da criptomoeda ADA.

Também conhecida como a “Ethereum japonesa”, a Cardano apareceu com a promessa de inserir uma tecnologia revolucionária no mercado.

Embora apresente algumas semelhanças com o Ethereum, a tecnologia de ponta (e ainda em transformação) da Cardano a torna uma ferramenta mais útil para os investidores iniciantes, já que o acesso ocorre de maneira mais simples.

A pretensão da Cardano é dar um passo a mais no mundo das criptomoedas. Assim, a plataforma pretende que os usuários utilizem as criptomoedas em contratos inteligentes e outras aplicações, além de compras e serviços cotidianos.

Criptomoedas para 2021: 8 – VeChain

A VeChain também é uma dessas criptomoedas mais recentes e que prometem revolucionar esse mercado.

Assim, a VeChain está na nossa lista de criptomoedas para 2021 porque apresentou crescimento significativo em 2020. Dessa maneira, a tendência para 2021 é que essa plataforma continue a se desenvolver e ganhar mais adeptos.

Em novembro de 2020, essa moeda cresceu mais de 60%. A capacidade para ser utilizada em múltiplas aplicações é um dos maiores destaques dessa moeda.

Criptomoedas para 2021: 9 – Litecoin

Também conhecida como LTC, essa criptomoeda utiliza o mesmo “código-fonte” que o Bitcoin. Entretanto, não se trata de uma cópia dele.

Ademais, o Litecoin é uma das criptomoedas mais antigas que existem (surgiu em 2011).

Por partilhar do mesmo código que o Bitcoin, o Litecoin tem muitas semelhanças com ele, porém apresenta melhorias significativas nessas mesmas funções.

Criptomoedas para 2021: 10 – Stellar

Última da nossa lista de criptomoedas para 2021, o Stellar (ou XLM) oferece imenso suporte para pessoas que desejam transferir seu dinheiro.

O objetivo principal do Stellar é ser um excelente intermediário, facilitando essas transferências.

Por este motivo, essa criptomoeda opera com uma velocidade impressionante. Entre 3 e 5 segundos é o tempo para realizar uma transferência.

Enfim, preciso destacar novamente a importância do estudo antes de investir em qualquer criptomoeda. Esses são ativos extremamente volatéis e, assim como podem trazer altos ganhos, é possível perder muito dinheiro.

Por isso, entender sobre o que você está comprando é fundamental. Dessa forma, quando o preço subir ou descer, você não ficará a mercê das emoções e tomará melhores decisões com seu dinheiro.

Então, se você tem interesse nas moedas virtuais e quer começar, estude bastante. Aliás, aqui na Investidor10 temos um curso de Criptomoedas que criamos especialmente para você!

Clique aqui e veja a condição especial que preparamos para você!