CALENDÁRIO DE DIVIDENDOS DE BDRs
O calendário de dividendos de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) traz todas as datas de pagamento e os valores dos proventos a serem distribuídos pelas empresas. Na lista de dividendos, é possível consultar as empresas que já pagaram ou que ainda vão pagar dividendos. Essas informações são constantemente atualizadas, conforme novos anúncios são publicados.
O que são dividendos de BDRs?
Os dividendos são uma parte do parte do lucro das empresas que é distribuída aos acionistas. Quanto mais cotas de uma ação, mais dividendos o investidor tem direito a receber.
Dividendos de Ações x Dividendos de BDRs
OS BDRs são recibos depositários que representam ações de uma empresa estrangeira, emitidos no Brasil e negociados na B3. Desta forma, você não é um acionista direto de uma empresa estrangeira, mas sim dono de um recibo que representa essa ação.
BRDs pagam dividendos?
Nos EUA, as empresas não são obrigadas a distribuir dividendos. Portanto, quem define se haverá distribuição são as próprias empresas. Mas é importante ressaltar que, mesmo comprando BDRs de empresas pagadoras de dividendos, existem algumas tributações: nos Estados Unidos, os dividendos são taxados em 30%. Também é importante lembrar que o BDR não é uma ação, e sim um Recibo Depositário, e o custodiante retém entre 3% e 5% dos dividendos.
Além disso, quando por fim os dividendos chegam para o investidor, é necessário informar à Receita Federal como “Rendimentos Recebidos de Fonte no Exterior”. Existe uma tributação conforme tabela progressiva.
Além das datas de pagamento dos proventos, a listagem abaixo também traz a data-com. Pra quem não sabe, a data-com é uma data limite estabelecida por algumas empresas, que comunica aos acionistas a data de corte para o recebimento de proventos. Ou seja, se você quer receber os proventos de determinada empresa, é necessário que você compre as ações até a data-com.
Acompanhe nossa agenda de dividendos para não perder nenhum provento. Consulte também a agenda de FIIs, Stocks, Reits e BDRs.
Através das páginas das empresas, também é possível consultar o histórico dos proventos pagos em até 10 anos.