A Qualcomm é uma empresa americana de capital aberto, multinacional, que trabalha no segmento de tecnologia, fundada em 1985, com sede em San Diego, na Califórnia.
O principal foco de atuação da empresa é na criação de semicondutores, softwares e serviços gerais relacionados a tecnologia wireless.
Inclusive, a empresa é dona de patentes muito importantes para a tecnologia 4G, 5G, CDMA2000, TD-SCDMA e WCDMA para padronização de comunicação móvel.
As principais tecnologias com que a empresa trabalha atualmente são o 5G, Inteligência artificial, Bluetooth, sistemas RF Modernos, Processadores e WI-FI.
Essas tecnologias, por sua vez, têm um emprego maior em soluções envolvendo áudio, automóveis, câmeras, computação móvel e redes sociais.
A Qualcomm conta também com um contingente de mais de 40 mil colaboradores e já produziu mais de 145 mil patentes e aplicações de patentes.
Vale destacar que a companhia é uma das maiores no seu setor de atuação e possui um braço filantrópico chamado de “The Qualcomm Foundation”.
História.
A Qualcomm foi criada em Julho de 1985 por sete ex-empregados da Linkabit, liderados por Irwin Jacobs. O nome Qualcomm é junção das palavras “Quality” e “Communications”.
Em 1988 a Qualcomm se fundiu com a Omninet e levantou mais de 3,5 milhões de dólares em fundos para produzir o sistema de satélites Omnitracs, para empresas de caminhões.
No começo da década 90, a empresa que começou apenas com 8 colaboradores, já contava com mais de 620 empregados, graças a demanda que o Omnitracs gerou.
Na realidade, o projeto Omnitracs foi tão importante que isso ajudou a empresa a conseguir fundos para o desenvolvimento de tecnologia, principalmente para redes de celular.
No ano de 1991, por causa dos seus investimentos em pesquisa, a empresa decidiu fazer uma oferta pública para levantar fundos para se manter operacional.
Essa primeira oferta conseguiu gerar 68 milhões de dólares para a empresa. Quatro anos depois, uma oferta secundária levantou mais 486 milhões de dólares.
Entre 1995 e 1996 o lucro da empresa aumentou mais de duas vezes, provando que o dinheiro aportado pelos investidores estava sendo bem empregado.
A partir de 1998 a empresa passou por um processo de reestruturação, deixando os negócios de ligados à telefonia celular e passando a se dedicar a patentes e microchips.
No ano 2000 a empresa já tinha um contingente de mais de 6300 funcionários e mais de 3 bilhões em faturamento. Um dos maiores mercados da companhia era a Coréia do Sul.
Entre 2005 e 2013 a empresa manteve seu crescimento sustentável, mudando o controle do filho do fundador, Paul E. Jacobs, para Steven Mollenkopf.
Em 2016 a Qualcomm adquiriu a NXP Semiconductors por 47 bilhões de dólares, passando a ter um maior foco nesse mercado também.
Por fim, em 2021 a companhia fez a aquisição da NUVIA, uma startup focada em CPUs de servidores fundada em 2019 por ex-arquitetos da Apple e da Google.
Informações Complementares
A empresa Qualcomm Incorporated (Estados Unidos), está listada na Nasdaq com um valor de mercado de $ 176,54 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 24,67 Bilhões.
Com um total de 41.000 funcionários, a empresa está listada no setor de Tecnologia e categorizada na indústria de Equipamento de Comunicações.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 37,35 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 8,71 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 20,26, um P/VP de 7,16 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da QCOM ficou em 2,05%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR QCOM34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker QCOM.