A Best Buy é uma empresa americana de capital aberto do setor de varejo de eletrônico e aplicativos que foi fundada em 1966 com sede na cidade de Richfield, Minnesota, EUA.
Ela é uma das maiores empresas do setor do mundo, com mais de 1000 unidades espalhadas pelos Estados Unidos e Canadá, empregando mais de 100 mil pessoas.
A empresa também conta com algumas subsidiárias, que são elas:
- Best Buy Mobile: Focada na comercialização de aparelhos celulares e smartphones;
- Geek Squad: Para assistência técnica e manutenção de qualquer aparelho eletrônico doméstico;
- Pacific Sales: Para comercialização de produtos eletrônicos de maior ticket médio, incluindo de luxo.
Além das milhares de marcas de produtos comercializados pela empresa, a Best Buy também possui toda uma linha própria para diferentes segmentos. São elas:
- Dynex: Para equipamentos eletrônicos com um preço mais acessível;
- Init: Produtos para o arquivamento de dados e objetos, como HDs externos;
- Insignia: Equipamentos eletrônicos de menor porte como adaptadores, cabos e etc;
- Magnolia Home Theater: Design e instalação de Home Theaters;
- Modal: Acessórios de celular estilizados;
- Platinum: Os produtos de maior qualidade comercializados pela Best Buy;
- RocketFish: Cabos utilizados em home theaters, computadores e acessórios;
- RocketFish Mobile: Acessórios diversos para smartphones e celulares.
Vale destacar que a empresa tem uma forte cultura de ESG, atuando em várias frentes diferentes, desde a reciclagem até diminuição de emissão de carbono.
Historia.
A história da Best Buy iniciou em 1966, por Richard M. Schulze junto do seu sócio, James Wheeler. Eles começaram uma loja de sistema de áudio chamada Sound of Music.
Esta loja ficava na cidade de St. Paul, em Minnesota. Foi Schulze quem financiou a abertura dessa primeira loja usando suas economias pessoais, hipotecando a casa da família.
Já no ano seguinte o investimento se provou bem sucedido, pois foi possível inaugurar duas lojas na cidade de Minneapolis, atingindo um faturamento ao fim do ano de 173 mil dólares.
Ao final da década de 60, mais três lojas foram inauguradas. Isso incentivou Schulze a comprar a parte do seu sócio, tornando-se o único dono da empresa.
Ao longo dos anos 70 a expansão da Sound of Music continuou bastante forte, e em pouco tempo a companhia bateu a marca de 1 milhão de dólares em faturamento.
Um fato curioso é que em 1981 um tornado atingiu a maior loja da rede, a estraçalhando por completo. Esse acontecimento levou a criação do evento anual “Tornado Sale”.
A adoção do nome Best Buy (melhor compra) só aconteceu em 1983, após a empresa expandir o seu portfólio de produtos ainda mais.
Dois anos depois aconteceu a entrada da companhia na bolsa de valores, o que possibilitou a inauguração de mais de 12 lojas e a diversificação dos seus serviços.
Nos anos seguintes a empresa continuou a sua trajetória de expansão. Em 1997, por exemplo, foi o primeiro varejo a vender hardware e software de DVD.
Após o ano 2000, muito do crescimento da empresa aconteceu por conta de aquisições de outras companhias menores e também com o acordo com outras.
O ano de 2020 obrigou a empresa a passar por um período de reestruturação, dispensando mais de 5 mil colaboradores e colocando outros em funções de meio período.
Informações Complementares
A empresa Best Buy Co. Inc. (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 21,05 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 3,11 Bilhões.
Com um total de 102.000 funcionários, a empresa está listada no setor de Serviços e categorizada na indústria de Comércio Varejista de Tecnologia.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 42,54 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 1,26 Bilhão.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 16,70, um P/VP de 6,77 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da BBY ficou em 3,84%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR BBYY34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker BBY.