A Natura é uma empresa brasileira que atua com produtos de beleza e de higiene. A marca se destaca pela atuação ambiental, pois prioriza o uso de matérias-primas naturais e promove programas de comércio justo com cooperativas da Amazônia. Foi a primeira ao introduzir embalagens com refis.
A companhia também opera na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru. Conta com uma rede de 1,7 milhão de consultoras, 45 lojas próprias, produtos em 3,8 mil farmácias e a plataforma online.
A Natura tem buscado diversificar seus canais e pontos de venda com o objetivo de expandir e explorar novos mercados. A empresa se transformou de marca especializada em venda direta através de catálogos e consultoras de venda, à varejista de peso no mercado de cosméticos, inclusive no mercado internacional.
Em 2016, a marca abriu a sua primeira loja física no shopping Morumbi, em São Paulo com o objetivo de atingir um público mais amplo e diversificado. No ano seguinte, a nova estratégia da marca propõe a abertura de franquias para as consultoras mais antigas e de maior sucesso da marca. Assim, a empresa torna oficiais os pontos de venda informais que já existem no mercado.
No Brasil, a empresa também detém marcas The Body Shop e Aesop. Em 2019 adquiriu a Avon Products por meio de troca de ações (all-share merger), tornado-se a quarta maior do setor no mundo. No final de 2019, a Natura foi incorporada pela Natura &Co Holding. Com essa mudança o ticker de negociação passou de NATU3 para NTCO3. No mercado fracionado, passou de NATU3F para NTCO3F. Os ativos são negociados no Novo Mercado da B3, o nível mais alto de governança corporativa da bolsa.
HISTÓRIA DA NATURA
A Natura foi criada em agosto de 1969 após ser aberta uma loja e uma pequena fábrica no bairro da Vila Mariana em São Paulo, em 1974 a empresa deixou de oferecer seus produtos em lojas e passou a vendê-los no modelo de venda-direta.
A empresa foi, em 1983, a primeira a introduzir refis no setor de cosméticos brasileiro. Em 2007 passou a fornecer aos seus consumidores produtos de carbono neutro, graças ao seu Programa Carbono Neutro, destinado a reduzir e compensar as emissões de gases geradores do efeito estufa (GEEs), desde a atividade de extração de matérias-primas até a disposição final do produto no meio ambiente.
No mesmo ano, foi pioneira ao disponibilizar aos seus clientes a Tabela Ambiental: um quadro informativo impresso nas embalagens dos produtos, que apresenta dados técnicos sobre as formulações e embalagens.
Sua fábrica, na cidade de Cajamar, na Grande São Paulo, foi construída com conceitos arquitetônicos que priorizam a sustentabilidade e a ampliação do convívio humano. Em 2012, a Natura inaugurou o Núcleo de Inovação Natura Amazônia, como parte de um programa do MCTI, focado exclusivamente para o desenvolvimento sustentável da região Amazônica.
Em setembro de 2015, a Natura recebeu o prêmio internacional Champions of the Earth 2015, na categoria “Visão Empreendedora”, entregue pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em reconhecimento ao compromisso da companhia em priorizar a sustentabilidade na sua estratégia de negócios. O prêmio é a mais alta honraria ambiental concedida pelo PNUMA, que reconhece lideranças mundiais em programas ambientais inspiradores em âmbitos de governo, negócios, pesquisa e ativistas.
Informações Complementares
A empresa NATURA, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 20,66 Bilhões , tendo um patrimônio de R$ 22,24 Bilhões.
A empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo não Cíclico e no segmento Produtos de Uso Pessoal.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 25,10 Bilhões, que gerou um lucro no valor de R$ 2,56 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 8,06, um P/VP de 0,93 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da NATURA ficou em 4,98% .