A MRS Logística S.A., é uma das principais operadoras ferroviárias do Brasil, atuando no setor de bens industriais e subsetor de transportes.
Fundada em 1996, a empresa administra a concessão da malha ferroviária Sudeste, que conecta importantes regiões produtivas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro a portos estratégicos, como os de Santos e Sepetiba.
Sua atuação abrange o transporte de cargas como minério de ferro, carvão, aço, grãos, cimento e produtos industrializados, atendendo setores como mineração, siderurgia, agronegócio e logística integrada.
Dessa forma, a infraestrutura da MRS inclui uma malha ferroviária de aproximadamente 1.643 km, operada por uma frota de locomotivas e vagões.
Seus serviços logísticos oferecem soluções de transporte para grandes players industriais e facilitando o escoamento de produtos para mercados domésticos e internacionais.
A MRS Logística concentra sua atuação nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, conectando polos produtivos a corredores de exportação e contando com uma posição estratégica, a empresa foca na eficiência de suas operações por meio de modais como transporte rodoviário e hidroviário.
Em termos de estrutura operacional, a MRS é uma empresa de grande porte, e suas ações são negociadas sob os tickers MRSA3B, MRSA5B e MRSA6B, e no mercado fracionário sob os códigos MRSA3BF, MRSA5BF e MRSA6BF.
O “B” indica que são papéis de empresas não listadas no Novo Mercado, embora suas ações estejam disponíveis para negociação no mercado de balcão organizado, a MRS é uma empresa de capital fechado.
História e quando foi criada a MRS Logística S.A.
A MRS Logística S.A. foi constituída em 1996, no Rio de Janeiro, como parte do programa de privatização da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).
O consórcio fundador incluía empresas como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Minerações Brasileiras Reunidas (MBR), com o objetivo de modernizar e operar a Malha Sudeste, abrangendo os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Nos primeiros anos, a MRS enfrentou desafios significativos relacionados à modernização da infraestrutura ferroviária herdada, que incluía equipamentos antigos e falta de tecnologias avançadas.
A empresa realizou investimentos substanciais na renovação de sua frota, aumento da capacidade de transporte e melhoria da segurança operacional. então a partir de 2005, com a renovação do contrato de concessão, passou a incluir em suas cargas produtos agrícolas, siderúrgicos, cimento e contêineres.
Já em 2017, a empresa alcançou o patamar de 30% de carga geral transportada, resultado de esforços contínuos para diversificar suas operações e, anos mais tarde, em 2022, a MRS obteve a aprovação para a renovação antecipada da concessão até 2056, permitindo a continuidade de suas operações e investimentos de longo prazo.
Em 2023, a empresa registrou o maior lucro líquido de sua história, atingindo R$ 1,2 bilhão, com um aumento de 10,8% no volume transportado em comparação a 2022.
A composição acionária atual da MRS inclui Minerações Brasileiras Reunidas (MBR); Companhia Siderúrgica Nacional (CSN); Congonhas Minérios (subsidiária da CSN); Usiminas Participações e Logística (UPL); Vale; Gerdau e outros acionistas.
Informações Complementares
A empresa MRS LOGÍSTICA, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 10,63 Bilhões , tendo um patrimônio de R$ 7,52 Bilhões.
A empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Bens Industriais e no segmento Transporte Ferroviário.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 7,20 Bilhões, que gerou um lucro no valor de R$ 1,42 Bilhão.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 7,04, um P/VP de 1,33 e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos