A Smart Fit é uma empresa brasileira que atua no setor de consumo cíclico, do subsetor de lazer e viagens, com um modelo focado em academias de alto valor e baixo custo (HVLP - High Value, Low Price).
Dentre seus serviços, inclui musculação, dança, natação e outros, operando em 15 países na América Latina, como Brasil, México, Chile, Colômbia e Peru.
Somando mais de 1.500 unidades em operação, e uma base de 5 milhões de clientes até 2024, a empresa também opera academias premium sob a marca Bio Ritmo.
Seu modelo de negócio se caracteriza pela expansão acelerada, tanto em academias físicas quanto em plataformas digitais, mesmo em cenários macroeconômicos desafiadores.
Posicionada como a maior rede de academias da América Latina e a quinta maior do mundo, a companhia emprega milhares de profissionais em suas operações.
Além disso, a Smart Fit tem um plano de contínua expansão adquirindo redes como a JustFit e Velocity, fortalecendo sua presença no mercado.
Classificada como mid-cap, as ações da Smart Fit são negociadas na B3 sob o ticker SMFT3.
História e quando foi criada a Smart Fit
A Smart Fit foi fundada em 2009, em São Paulo, Brasil, com o objetivo de democratizar o acesso ao fitness com preços acessíveis seguindo o modelo de academias dos EUA
Os sócios e fundadores da Smart Fit são Edgard Corona, também fundador da rede Bio Ritmo, e Alexandre Accioly, além de outros nomes.
Nos primeiros anos, a Smart Fit enfrentou o desafio de se consolidar em um mercado de academias que tradicionalmente oferecia serviços de alto custo.
A empresa optou por abrir academias em áreas de grande circulação e focar em preços baixos, o que trouxe um rápido crescimento da base de clientes.
No ano de 2012, a empresa acelerou sua expansão com abertura de novas academias não só no Brasil, mas em diversos países da América Latina.
A Smart Fit também adotou inovações digitais, como o lançamento do aplicativo Smart Fit GO, que oferece treinos online e plataformas de treino digital.
Além disso, investiu em melhorias operacionais e trabalhou na unificação de suas marcas, construindo uma identidade no varejo farmacêutico.
Em 2021, a realização da oferta pública inicial (IPO) marcou a entrada no Novo Mercado da B3, permitindo captar recursos para financiar sua expansão e modernização.
Entre os marcos mais recentes está a aquisição de academias concorrentes para fortalecer sua posição no mercado, como as redes JustFit e Velocity.
Informações Complementares
A empresa SMARTFIT, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 10,66 Bilhões , tendo um patrimônio de R$ 5,26 Bilhões.
Com um total de 5.624 funcionários, a empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Atividades Esportivas.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 5,17 Bilhões, que gerou um lucro no valor de R$ 912,11 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 11,77, um P/VP de 2,03 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da SMARTFIT ficou em 2,89% .