Cotação
R$ 2,60 0,00%
VALORIZAÇÃO (12M)
-22,39%
P/L
96,41
P/VP
0,99
DY
3,03%
ROE
1,03%

INDICADORES FUNDAMENTALISTAS POMO3

P/L
96,41
P/VP
0,99
DIVIDEND YIELD (DY)
3,03%
PAYOUT
40,00%
MARGEM LÍQUIDA
0,69%
MARGEM BRUTA
16,23%
MARGEM EBIT
3,51%
MARGEM EBITDA
7,81%
EV/EBITDA
5,67
EV/EBIT
12,60
P/EBITDA
8,54
P/EBIT
18,99
P/ATIVO
0,41
P/CAP.GIRO
1,85
P/ATIVO CIRC LIQ
0,94
PSR
0,67
VPA
2,66
LPA
0,03
GIRO ATIVOS
0,62
ROE
1,03%
ROIC
4,03%
ROA
0,43%
DÍVIDA LÍQUIDA / PATRIMÔNIO
-0,38
DÍVIDA LÍQUIDA / EBITDA
-3,29
DÍVIDA LÍQUIDA / EBIT
-7,31
DÍVIDA BRUTA / PATRIMÔNIO
0,00
PATRIMÔNIO / ATIVOS
0,42
PASSIVOS / ATIVOS
0,58
LIQUIDEZ CORRENTE
1,70
CAGR RECEITAS 5 ANOS
6,47%
CAGR LUCROS 5 ANOS
-21,49%

COTAÇÃO POMO3

MARCOPOLO

(Avaliações dos usuários)

88.611.835/0001-20

Ano de fundação da empresa
1949
Ano de estréia na bolsa
1977
Número de Funcionários
18083

SOBRE MARCOPOLO - POMO3

A Marcopolo é uma fabricante de ônibus e micro-ônibus para transporte urbano e rodoviário. O portfólio da companhia inclui projetos especiais como ônibus escolares e turísticos.

Na década de 1980 a empresa expandiu seu portfólio e em 1988 criou a Fundação Marcopolo. Em 1991 abriu uma escola de formação profissional. No ano de 1995 foi lançado o primeiro ônibus brasileiro de dois andares.

No ano de 2005 foi constituído o Banco Moneo S.A., instituição financeira focada no financiamento de produtos Marcopolo. Um ano depois, foi firmada uma joint-venture com a indiana Tata Motors, consolidando ainda mais seu processo de internacionalização.

A Marcopolo está classificada na B3 com ações ordinárias (POMO3) e preferenciais (POMO4). Ela também está presente no mercado fracionado (POMO3F e POMO4F).

HISTÓRIA DA MARCOPOLO

Fundada em agosto de 1949, a Marcopolo surgiu em Caxias do Sul (RS) com o nome de Nicola & Cia. Ltda. A empresa abriu suas portas com oito sócios e quinze funcionários e foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias de ônibus.

Ainda em 1949, a empresa produziu seu primeiro ônibus. A carroceria era feita de madeira, sobre uma estrutura de alumínio. O veículo deu origem a uma série, produzida a pedido da Transporte Pérola.

A primeira carroceria de aço veio em 1952. Em 1957, a empresa começou a construção da segunda sede, com 3.100 m², no recém loteado bairro Planalto. Próximo do fim da construção, a liquidez da empresa acabou. Para não paralisar a linha de produção, a companhia abriu o capital e formou uma sociedade anônima.

Nos primeiros anos da década de 1960 iniciaram as exportações para o Uruguai. Em 1968, a Nicola S.A. apresentou o primeiro ônibus monobloco do país, montado sobre a plataforma do Mercedes Bem. Nas versões rodoviário, rodoviário com toalete e carro leito, o ônibus foi batizado de Marcopolo, em homenagem ao famoso viajante veneziano. Em 1969 a empresa adquiriu a Carrocerias Eliziário, de Porto Alegre. Em 1971, passou a denominar-se Marcopolo S.A. Carrocerias e Ônibus. Em 1992, mudou sua denominação para Marcopolo S.A.

Os anos 70 foram de forte crescimento. Com a crise do petróleo, o governo fez apelo para que as pessoas usassem mais ônibus. A grande demanda aqueceu a empresa. Os novos ônibus vieram com inovações, como o motor dianteiro, o teto reto, as janelas maiores (linha Veneza), além do micro-ônibus e do chassi tubular.

Em 1978 a Marcopolo apresentava um dos primeiros articulados rodoviários brasileiros (modelo III com motor dianteiro de eixo avançado e central), que ficou em produção por quatro anos. Em 20 de fevereiro de 1981, foi inaugurada a atual unidade fabril, construída em Ana Rech, distrito de Caxias do Sul, em uma área de 223.832 m².

Com o slogan de lançamento Sistema Tecnológico de Transportes em março de 1983, as novas carrocerias de ônibus, tanto para o segmento rodoviário quanto para o urbano foram inauguradas. É lançada a nova linha de produtos, que inclui os modelos Torino, Viaggio e, no início do ano seguinte, o Paradiso. O primeiro foi lançado para substituir a linha Veneza II (de 1974) e era quase idêntico ao modelo Sanremo II, sendo um dos modelos inspirados no Projeto Padron, iniciado em 1978 e que incluía também o modelo Sanremo.

O Viaggio era basicamente o aperfeiçoamento do modelo III, mantendo portanto as mesmas características, pois até os sistemas dos faróis dianteiros tinha a mesma disposição, posicionado no para-choque, com dois bojos de faróis de cada lado. Já o último era uma novidade por ser o primeiro Hi-Deck (HD) da empresa, provavelmente inspirado no Nielson Diplomata 380, que tinha altura e design similares. O modelo foi e é produzido em diferentes versões (alturas) e teve reformulações ao longo do tempo.

Em maio de 1988 foi criada a Fundação Marcopolo, objetivando a melhora na qualidade de vida dos funcionários da empresa e seus familiares, como também para colaborar no desenvolvimento social de crianças e adolescentes, nas regiões onde a empresa atua.

No ano de 1992, foi lançada a geração 5 ou V (GV), dois anos depois o modelo Low driver (LD), que consiste em um habitáculo do motorista abaixo do salão dos passageiros. Em 1995, o modelo Double decker (DD), que tem um salão maior no segundo andar e menor no primeiro, integrado com o habitáculo do motorista. Com propostas quase inéditas no mercado nacional.

Em 1996 e 1997 a empresa recebe o certificado ISO 9002 e ISO 9001, respectivamente. Em 1998 é criada a Volare, empresa especializada na produção de micro-ônibus. No mesmo ano é lançada o modelo de ônibus urbano pesado, denominado Viale, que se tornou um dos maiores sucessos de vendas da empresa.

A empresa adquiriu 49% da Ciferal em julho de 1994. Com isso a Marcopolo passou a fabricar seus produtos também no Rio de Janeiro, no mesmo ano a empresa completa 50 anos e cria a sua subsidiária no México, a Polomex S.A. de C.V. Em março de 2001 a Marcopolo passa a deter 100% da Ciferal. e transforma a fábrica de Xerém numa segunda unidade de produção de ônibus da Marcopolo.

Em Julho de 2007 a Marcopolo se associa com a maior fabricante de espumas de Poliuretanos moldados do mundo, a Woodbridge Foam Corporation, fundando assim a WSul Espumas. Iniciou-se então a fabricação das próprias espumas de Poliuretano para 100% dos assentos de seus carros. Em 2010 lança a Geração 7, G7, que passou a ser um marco mundial na qualidade e conforto de seus assentos.

Em novembro de 2015, a Marcopolo assumiu o controle da sua ex-concorrente Neobus, que detinha 12% de participação no mercado. Alguns anos mais tarde, em 2019, o Grupo Marcopolo anunciou a criação da Marcopolo Rail, fabricante de trens do grupo, apresentando projetos para transporte hectométrico, VLT e teleférico. Atualmente a empresa possui fábricas nos cinco continentes e comercializa para mais de 100 países.

PONTOS RELEVANTES

  • Presença de mercado
  • Atuação internacional
Isso não é uma recomendação de compra/venda.

SOBRE MARCOPOLO - POMO3

VALOR DE MERCADO
R$ 2,62 Bilhões
R$ 2.620.850.636
VALOR DE FIRMA
R$ 1,66 Bilhão
R$ 1.658.875.636
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
R$ 2,51 Bilhões
R$ 2.514.990.000
Nº TOTAL DE PAPEIS
946,89 Milhões
R$ 946.892.882
ATIVOS
R$ 6,06 Bilhões
R$ 6.057.520.000
ATIVO CIRCULANTE
R$ 3,27 Bilhões
R$ 3.270.500.000
DÍVIDA BRUTA
R$ -
R$ -
DÍVIDA LÍQUIDA
R$ -961,98 Milhões
R$ -961.975.000
DISPONIBILIDADE
R$ 961,98 Milhões
R$ 961.975.000
SEGMENTO DE LISTAGEM
Nível 2
FREE FLOAT
49,08%
TAG ALONG
100,00%

COMPARADOR DE AÇÕES

P/L P/VP ROE DY Valor de
Mercado
Margem
Líquida
RAPT4 18,41 2,24 12,16% 1,81% R$ 4,73 B 5,70%
TUPY3 -35,58 1,26 -3,54% 0,00% R$ 3,19 B -2,18%
POMO4 103,71 1,07 1,03% 3,00% R$ 2,62 B 0,69%
FRAS3 34,67 1,89 5,45% 0,99% R$ 1,70 B 3,38%
RCSL4 -56,28 -1,88 3,33% 0,00% R$ 240,97 M -9,64%
RSUL4 5,21 6,95 133,21% 0,00% R$ 52,45 M 13,92%
MWET4 -0,51 -0,06 11,59% 0,00% R$ 39,75 M -18,22%

Receitas e Lucros MARCOPOLO - POMO3


Resultados MARCOPOLO - POMO3

ATIVOS/PASSIVOS MARCOPOLO - POMO3


BALANÇO PATRIMONIAL MARCOPOLO - POMO3

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