A Itaúsa – Investimentos Itaú S.A., é uma holding brasileira, que administra o Duratex, a Itautec, a Alpargatas, o Itaú Unibanco e possui participação na NTS (empresa de gasoduto), além de dispor de outros empreendimentos, fazendo da Itaúsa um dos mais grandiosos grupos privados brasileiros.
Fundada como sociedade anônima de capital aberto está presente na bolsa com os códigos ITSA3 e ITSA4. Sua principal atuação é a administração das empresas do ramo financeiro, tendo o Banco Itaú Unibanco como a principal delas.
Além do controle das empresas supracitadas, a Itaúsa ainda detém participação na NTS, transportadora de gás natural. As operações controladas pela holding e a participação na NTS fazem da Itaúsa um dos maiores grupos privados do Brasil. A empresa fechou o ano de 2019 com um lucro líquido de R$ 10.5 bilhões.
História da Itaúsa
Fundada em 1966, com o nome Banco Itaú de Investimentos S/A. Suas operações até então estavam direcionadas somente para investimentos, não atuando ainda como banco múltiplo.
Com a expansão das atuações pelo banco, tornou-se preciso efetuar uma separação das atividades de cada setor do conglomerado. Diante da demanda em 1974, a empresa deixa de ser um banco de investimentos e passa a ter a responsabilidade de apoiar e administrar as empresas que detinha de presença acionária.
Em 1991, mudou seu nome para Itaúsa – Investimentos Itaú S.A. Buscando atuar de maneira mais direta no ramo de investimentos, a holding passa a controlar empresas de diferentes setores como: Duratex, Alpargatas e obtém participação nas ações da NTS.
Em 1966, entrou para bolsa de valores brasileira e desde 2006, integra o Nível 1 da BM&FBovespa. Em 2003, a empresa passou a compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI).
Em 2006, entrou para a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da bolsa de valores brasileira. No decorrer dos anos seguintes a empresa continua com suas atuações e finalizou o ano 2019 com uma receita líquida de mais de R$ 5 bilhões.