Mercado cripto: Brasil cai de 7º para a 9º no ranking mundial

Líder global, segundo ranking divulgado nesta terça-feira (12), é a Índia

Author
Publicado em 22/09/2023 às 21:53h - Atualizado 7 meses atrás Publicado em 22/09/2023 às 21:53h Atualizado 7 meses atrás por João Ribeiro

O Brasil caiu duas posições no ranking mundial do mercado cripto, de acordo com um estudo da Chainalysis, empresa de análise em blockchain. O País, que ocupava a 7ª colocação, agora está na 9º posição. O líder global, segundo o ranking divulgado nesta terça-feira (12), é a Índia. No ranking anterior, a Índia ocupava o 4º lugar.

Os Estados Unidos ocupam a quarta colocação no ranking de países com maior adoção do mercado cripto.“A adoção popular de cripto não se trata de quais países têm os maiores volumes brutos de transações – qualquer um provavelmente poderia adivinhar que os países maiores e mais ricos estão muito à frente nesse aspecto. Em vez disso, queremos destacar os países onde as pessoas comuns estão mais adotando a cripto”, disse a Chainalysis em nota.

Apesar do mundo cripto estar se tornando cada vez mais "popular" em diversos países do mundo, a adoção em massa ainda é baixa, atualmente.

Os ciclos de queda na cotação dos principais ativos cripto e alguns escândalos envolvendo o mercado cripto, como a falência da FTX, corroboraram para o afastamento de novos investidores.

Mesmo assim, o estudo da Chainalysis mostra que existem países que apresentam movimentos de alta na adoção, como é o caso da própria Índia. “Mais especificamente, há um segmento crucial de países onde a adopção popular registrou uma recuperação muito mais forte do que em qualquer outro lugar: os países de rendimento médio-baixo (LMI, na sigla em inglês). LMI é uma das quatro designações utilizadas pelo Banco Mundial para classificar os países por nível de riqueza, com base no rendimento nacional bruto per capita”, informa o documento.