Você já pensou em investir no mercado imobiliário? No campo dos investimentos, existe uma forma bem conhecida de fazer isso, que são os fundos imobiliários.

No entanto, há um tipo de fundo não tão conhecido entre os investidores, mas que também rentabiliza o mercado imobiliário: os fundos de desenvolvimento.

Se você quiser saber tudo de mais importante sobre esse tipo de fundo, continue lendo este artigo para descobrir o que são e qual o seu potencial de retorno.

renda-fixa-ou-renda-variável
Homem olhando para o céu – Foto: Freepik

O que são fundos de desenvolvimento?

Os fundos de desenvolvimento, é um tipo de aplicação financeira que reúne um grupo de investidores que, com o auxílio de um gestor, investem na construção e incorporação de imóveis.

Esse investimento imobiliário tem como o principal objetivo a venda, uma vez que eles estejam prontos para a entrega. Porém, também é possível que os fundos gerem renda com a receita de contratos de aluguel..

Esse tipo de fundo serve para financiar desde imóveis comerciais até mesmo imóveis residenciais. Isso dependerá do objetivo do gestor e dos investidores.

No caso, como já mencionado, fundos de desenvolvimento podem servir para:

  • Renda mensal: uma vez que o empreendimento tenha sido finalizado, ao invés de vendê-lo imediatamente, aluga-se primeiro. Comum no caso de imóveis comerciais;
  • Venda: o principal objetivo é construir imóveis do zero para que eles possam ser vendidos por um valor maior.

Outra característica desse tipo de fundo é o RMG (Renda Mínima Garantida), que é uma compensação para os investidores enquanto o imóvel ainda está em construção.

Fundos de desenvolvimento e Fundos imobiliários

Fundos de desenvolvimento e Fundos imobiliários
Fundos de desenvolvimento e Fundos imobiliários – Foto: Freepik

Apesar de ainda serem considerados fundos imobiliários, os fundos de desenvolvimento possuem algumas características que os tornam diferentes do segundo.

Fundos imobiliários comuns oferecem o investimento em empreendimentos imobiliários que já existem. Como por exemplo shoppings, salas comerciais e condomínios.

Um fundo imobiliário gera receitas por meio da coleta de aluguéis e pela valorização dos imóveis no qual o fundo está investido.

Ou seja, é possível ganhar bastante dinheiro quando o mercado imobiliário está aquecido. 

Já os fundos de desenvolvimento concentram recursos na construção de imóveis para venda e comercialização.

O potencial de lucro passivo com os fundos de desenvolvimento é limitado, no entanto, o potencial de lucro com a revenda é considerável.

Potencial de retorno dos Fundos de desenvolvimento

Levando em consideração que o investimento é feito do zero, existem muitos fatores que podem influenciar no valor de revenda de um imóvel.

Primeiramente é necessário levar em consideração que do tempo que o imóvel começou a ser construído até a sua conclusão, muita coisa pode acontecer na economia do país.

Mas de forma geral, o valor que se investe na construção de um imóvel é sempre muito menor do que o valor pelo qual ele pode ser revendido.

E também há o fato de que o lucro, realizado imediatamente após a venda, diferente de outros investimentos que remuneram o investidor ao longo de certos períodos de tempo.

Outros fatores circunstâncias também podem afetar o potencial de lucro com um imóvel:

  • Localização na qual ele está sendo construído;
  • Se for um imóvel comercial ou residencial;
  • O tamanho do imóvel;
  • O propósito do imóvel, ex: shopping.

Vantagens e desvantagens 

Após entender como os fundos de desenvolvimento funcionam, é necessário listar todas as suas vantagens e desvantagens principais.

As principais vantagens, no caso, são:

  • Apesar do foco na construção e revenda imóveis, também é possível ganhar dinheiro com o aluguel de salas comerciais;
  • O RMG pode ser um bom incentivo para manter os investidores no fundo, enquanto os imóveis ainda não ficam prontos;
  • O potencial de retorno de um fundo de investimento é muito grande.

Agora, em relação às desvantagens, é muito importante que o investidor esteja ciente de que:

  • Riscos relacionados a problemas na construção, liberação de licenças e o momento econômico do país;
  • Por mais que exista sim a possibilidade de faturar com aluguéis de imóveis, os fundos de desenvolvimento não são ideias para isso;
  • Muitos desses fundos são limitados apenas a investidores qualificados, ou seja, aqueles que possuem determinada quantia a investir.

Como investir em Fundos de desenvolvimento?

Como investir em Fundos de desenvolvimento?
Como investir em Fundos de desenvolvimento? – Foto: Freepik

Primeiramente o investidor precisa ter uma conta em uma corretora de valores ou outro agente de investimentos que permita acesso a esses produtos financeiros, como um banco, por exemplo.

Em seguida, o investidor precisa analisar bem o fundo de desenvolvimento e ver se este investimento é de fato para o seu perfil de investidor.

Para a maioria dos investidores, o simples fato de existir um valor mínimo alto para começar o investimento já servirá como uma peneira.

Mas levando em consideração que recursos financeiros não são um problema, o investidor então terá que escolher o fundo de desenvolvimento que mais lhe parecer confiável.

É sempre muito válido e importante que o investidor investigue muito bem as características do fundo e onde este pretende investir o seu dinheiro.

Alguns empreendimentos imobiliários já podem estar condenados a passarem por muitos problemas desde o início, caso o planejamento não seja feito corretamente.

Antes de investir, é muito importante que o investidor se questione:

  • Qual é a construtora que irá trabalhar ou que está trabalhando na obra?
  • Qual é o prazo de conclusão do projeto?
  • O mercado imobiliário está aquecido ou esfriado?
  • As licenças e autorizações já foram adquiridas ou estão em processo? 
  • A localização do empreendimento é boa?

Caso todas, ou a maioria dessas perguntas tenham sido respondidas de forma positiva. Basta agora apenas tomar coragem e investir em fundos de desenvolvimento.

Em contrapartida, o investidor precisa ter consciência de que imprevistos sempre podem acontecer. Ainda mais quando se trata da construção de imóveis.

Continue navegando pelo nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relacionados ao mercado de investimentos.

Siga também, a nossa página no Instagram e fique sempre por dentro de novidades e assuntos interessantes.

Antes de sair, não se esqueça de salvar o Investidor 10 nos favoritos para não nos perder de vista.

Até a próxima!