BDRs pagam dividendos? Os BDRs são negociados aqui no Brasil desde setembro de 2020, mas ainda são uma novidade e geram dúvidas em muitos investidores.

Nesse conteúdo, o Investidor 10, responde a seguinte pergunta: “BDRs pagam dividendos?” 

Aqui mesmo neste conteúdo, você também encontrará um link para acesso gratuito a todos os indicadores dos BDRs negociados na Bolsa de Valores brasileira.

Portanto, não deixe de conferir esse conteúdo até o final, aprenda mais sobre BDRs, retire suas dúvidas e tenha acesso a todos os indicadores que você precisa para garantir maior índice de assertividade nos seus investimentos.

O que são BDRs? BDRs pagam dividendos?

BDRs pagam dividendos? Antes de responder a essa pergunta, é importante entender o que são BDRs.

BDR é uma sigla referente ao nome Brazilian Depositary Receipt, é um tipo de papel comercializado na B3 que possibilita ao portador investir em empresas do exterior sem que seja necessário a abertura de uma conta em corretoras internacionais.

Dessa forma, os BDRs permitem que as companhias internacionais recolham recursos de investidores brasileiros e que estes invistam no mercado estrangeiro sem precisar de muito esforço.

Porém, ao investir em uma BDR, você não está aplicando de modo direto na empresa em questão. Ou seja, quando você compra BDRs da Nike, você não está investindo na Nike propriamente, e sim em algo que seja mais parecido com um fundo de ações.

O que quer dizer então que ao investir em BDRs, não se torna sócio da empresa e nem dispõe de direito a voto ou algo parecido, como muitas ações lhe dão direito.

Mas, mesmo não obtendo certos benefícios, aplicar em BDRs pode representar um bom investimento se você deseja investir em empresas internacionais, porque assim você não precisa abrir uma conta em corretoras estrangeiras.

Além disso, aplicar em BDRs pode oferecer direitos semelhantes ao de acionistas habituais, como receber dividendos das empresas.

BDRs pagam dividendos?

BDRs pagam dividendos?
BDRs pagam dividendos? – Foto: Freepik

BDRs pagam dividendos? Se você chegou até este conteúdo em busca de uma resposta para essa pergunta, temos uma excelente notícia para você!

Sim. BDRs pagam dividendos, semelhantemente as ações e fundos imobiliários.

A diferença aqui é a possibilidade de receber dividendos com base no resultados de companhias globais, ou seja, gigantes como Facebook, Google, Coca Cola, Microsoft, Tesla, Amazon e muitas outras!

Dividendos sobre BDRs são tributados?

Já sabemos que BDRs pagam dividendos, no entanto, como funciona a tributação sobre dividendos pagos por BDRs?

Aqui no Brasil estamos acostumados com a isenção de tributos sobre dividendos, no entanto, no caso dos BDRs, é preciso seguir as regras americanas de tributação.

De acordo com a legislação americana, os dividendos são tributados na fonte com uma alíquota de 30%.

No entanto, você não precisa se preocupar, como a cobrança acontece a fonte, ao investir em BDRs, você receberá o valor líquido dos seus dividendos na sua conta.

Vale destacar, que além da tributação na fonte, os rendimentos recebidos por BDRs também são tributados no Brasil.

A tributação leva em consideração a tabela do imposto de renda, o que significa que se o rendimento dos dividendos superar o valor de R$ 1903,98 ao mês, o investidor deverá recolher o imposto de renda devido.

O recolhimento deverá ser realizado por meio de uma DARF com código 0190, a ser emitida no Sicalc.

Por sua vez, dividendos mensais abaixo de R$ 1903,98 são isentos.

Como investir em BDRs?

Como investir em BDRs?
Como investir em BDRs? – Foto: Freepik

BDRs pagam dividendos? Já sabemos que sim, portanto, é hora de aprender a como investir em BDRs, confira!

Ao contrário do que muitos pensam, não existem segredos para investir em BDRs, por sinal, o processo é o mesmo utilizado para investir em ações brasileiras.

Sendo assim, tudo o que você precisa para investir em BDRs é abrir conta em uma corretora de valores que ofereça esse tipo de ativo aos seus clientes.

Com uma conta aberta na corretora de sua preferência, basta escolher o BDRs ou os BDRs desejados, informar a quantidade e enviar a ordem de compra.

Vale destacar, que o prazo de liquidação dos BDRs ocorre em D+2, ou seja, em 2 dias úteis após o envio da ordem de compra.

Curso Investindo no Exterior

Deseja aprender mais sobre investimentos no exterior? É hora de diversificar melhor a sua carteira de investimentos, através de ativos internacionais.

Ainda não investe no exterior e não sabe por onde começar? O Investidor 10 tem a oportunidade que você esperava para aumentar seus rendimentos no mercado financeiro, através de ativos internacionais.

Convidamos Álvaro Vinícius, MBA em Mercado Financeiro e Banking, criador do Canal Investindo aos 30, que ajuda sua audiência a investir com o método Buy and Hold para um curso completo sobre investimentos no exterior.

BDRs pagam dividendos? Confira!

Para quem o curso é indicado?

O curso investindo no exterior é indicado para qualquer investidor que deseje ser sócio das maiores empresas do mundo, com foco no crescimento do patrimônio no exterior e recebimento de dividendos em dólar.

Investir no exterior é ter a possibilidade de atrelar seu patrimônio a uma moeda forte e um mercado consolidado de regras mais estáveis e consequentemente mais protegido das crises econômicas que são recorrentes em países emergentes como o Brasil.

O mercado americano é 50 vezes maior que o brasileiro e por meio dele é possível ter acesso às maiores empresas e investimentos de todo mundo. Abrindo um leque enorme de oportunidades, aumentando a diversificação e diminuindo o risco da sua carteira.

Para saber mais sobre o curso, conhecer a grade de conteúdos e começar a investir no exterior, clique aqui.

Aproveite nossas condições especiais e adquira hoje mesmo o seu curso com um super desconto e em até 12 vezes no cartão.

Conheça a página de BDRs do Investidor 10

Você sabia que atualmente mais de 600 BDRs são negociadas no Brasil?

Aqui no Investidor 10 você encontra uma página exclusiva sobre BDRs com indicadores e informações relevantes sobre os ativos mais importantes desse segmento.

Deseja acompanhar todos os indicadores dos seus BDRs? Clique aqui e acesse agora mesmo a nossa página de BDRs.

Já segue o Investidor 10 no Instagram? Siga a nossa página para ter acesso gratuito a conteúdos relevantes sobre o mercado financeiro.

Você já investe ou pensa em investir em BDRS? Já sabia que BDRs pagam dividendos? Contribua conosco, deixe o seu comentário.