Conheça os Principais Indicadores Fundamentalistas

Author
Publicado em 14/04/2020 às 17:03h - Atualizado 4 anos atrás Publicado em 14/04/2020 às 17:03h Atualizado 4 anos atrás por Redação
Team of stockbrokers are having a conversation in a dark office with display screens. Analyzing data, graphs and reports for investment purposes. Creative teamwork traders

Conheça o que são indicadores fundamentalistas

A análise fundamentalista é uma das estratégias mais utilizadas durante a tomada de decisão de compra de uma ação. O investidor utiliza os indicadores fundamentalistas, por exemplo, na hora de comprar definindo qual seria um preço justo a se pagar por uma ação.

Indicadores Fundamentalistas
Análise através de indicadores fundamentalistas – Foto: Freepik

Pensando nisso, pode se afirmar que indicadores fundamentalistas auxiliam a identifica quais empresas estão com ativos caros ou baratos na bolsa.

Esse tipo de análise considera valores como lucro, preço, dívida, valor de mercado, balanços e outros dados históricos com objetivo de entender a saúde financeira da empresa e sua evolução no que se refere ao valor das ações afim de estabelecer um valor próximo do ideal. Ou seja, olha para dados “passados” na busca por projetar o futuro, ou pelo menos te rum diagnósticos mais transparente atual do ativo.

É claro que não existe uma única forma de analisar ações, esta é uma delas, onde você tem acesso a informações financeiras das empresas a venda na bolsa. Dados os quais te auxiliam a analisar e comparar ações. Aqui temos um ponto importante, com indicadores fundamentalistas podemos comparar empresas diferentes, e isso deve ser considerado com mais critério.

Outro ponto importante a destacar é que, como sempre expomos em nossos artigos, um indicador não deve ser utilizado isoladamente, assim sendo, permanece a análise comparativa como um todo. A seguir você verá os principais indicadores fundamentalistas com uma breve descrição do que eles representam.

6 indicadores fundamentalistas essenciais

Preço/Lucro (P/L)

O preço sobre lucro mede como estão os preços das ações, se altos ou baixos, tomando como base um espaço de tempo de comparação, geralmente o período de um ano.

O índice representa quanto o mercado está disposto a pagar pelos lucros de determinada empresa. A regra seria: quanto menor for o P/L mais atrativa seria a ação, pois você teria um retorno do investimento no tempo equivalente ao indicador.

Dividend Yield (DY)

É o vínculo entre os proventos e a cotação das ações de uma empresa. O investidor que deseja ganhar com dividendos precisa saber como funciona esse indicador.

Com ele o investidor pode ver os resultados da empresa baseado nos dividendos pagos a seus acionistas em um determinado período. Como esses proventos podem vir de acontecimentos esporádicos, isso deve ser feito com cautela.

EV/EBITDA

Quando você adquire uma ação não compra apenas uma parte do patrimônio, mas também de suas dívidas e esse indicador leva isso em consideração. Além disso, o EV/EBITDA ajuda a compreender a geração de caixa da empresa.

Um dos papeis desse indicador é revelar quanto tempo levaria para se ter o seu dinheiro de volta quitando o valor de mercado e a dívida da empresa.

Preço/Valor Patrimonial

O preço sobre valor patrimonial apresenta o valor pago pelo investidor por um real em ativos da empresa. Quanto o mercado de forma geral estaria disposto a pagar pelo patrimônio líquido de uma determinada empresa.

Ele pode apontar o quanto a empresa tem potencial ditado pelo mercado, que está disposto a pagar mais pela ação, como também a atratividade ou risco, pois o preço das ações estaria mais barato em relação ao seu patrimônio.

ROE

Mede a eficiência na geração de lucros, ou rentabilidade de uma empresa em relação e através desse patrimônio, ou seja, de seus recursos próprios

De uma forma mais clara, guardado as devidas proporções, estamos falando de como a empresa consegue gerar mais valor usando seus recursos próprios e de seus acionistas.

É um importante indicador quando se trata de traçar comparativos entre empresas no intuito de verificar qual delas gera mais retorno em relação ao seu patrimônio atual.

ROIC

Com esse indicador financeiro os acionistas conseguem ter uma ideia de quanto dinheiro é possível gerar com o capital de investimento de uma determinada empresa.

O ROIC mostra quanto dinheiro ou lucro uma empresa gera anualmente com os recursos que ela recebeu de investimento. A escala seria: se o retorno é baixo é porque a relação lucro/investimento não tem sido eficiente. Com um número superior, relativamente, a empresa tem gerado lucro a partir dos investimentos.

O que observar em uma análise com indicadores fundamentalistas

Análise Fundamentalista
O que você deve observar – Foto: Freepik

Ao usar indicadores fundamentalistas é possível compreender se o valor de uma ação está com um valor acima ou abaixo em relação a outras empresas que atuem no mesmo setor, tudo isso através do uso de indicadores de desempenho ao longo de determinado período.

Mas fique atento, não significa que quando um indicador apresenta um valor mais alto ou baixo do ativo que isso pode determinar minha tomada de decisão, lembre se de observar questões relacionadas a liquidez, estrutura, gestão e outro fatores que podem trazer mais segurança na compra ou venda da ação.

A última consideração é lembrar novamente que indicadores fundamentalistas não devem ser usados de maneira isolada. Todos os indicadores expostos aqui são apenas uma parte de uma infinidade de outros que podem ser utilizados em uma análise. Fique de olho no nosso conteúdo para ter acesso a todas as ferramentas necessárias na hora de investir.