Rankings de Stock - Maiores Lucros

Ranking
Setor

Diferença de Lucro e Receita das Stocks

Tanto para Stocks, quanto para Ações de empresas nacionais, vemos que o Lucro é um dos indicadores mais comentados. Sem dúvidas essa é uma das palavras mais faladas no universo financeiro.

Contudo, ao analisar empresas listadas em bolsa, vemos que muitos investidores acabam fazendo uma confusão de nomenclatura e confundindo Lucro com Receita. São dois conceitos parecidos, mas com finalidades completamente diferentes.

A receita é um conceito utilizado para medir o faturamento bruto da empresa. Quando falamos em faturamento bruto, nos referimos ao quanto a empresa tem de receita (entradas), sem descontar custos ou deduções.

Dessa forma, a receita é aquele valor que vemos na primeira linha, antes de realizar os devidos descontos.

Já o lucro de uma empresa é o valor que nós temos após retirar os custos e deduções. É o valor que vemos na linha final, após tirar todos os custos que tivemos para gerar aquela receita.

Entendendo essa diferenciação, é crucial que você desmistifique a ideia de que uma empresa com uma receita alta é uma empresa com um lucro alto. Nem sempre é assim.

Existem Stocks com uma receita extremamente elevada, mas com uma margem de lucratividade muito baixa, o que faz com que o Lucro delas seja baixo.

Do mesmo modo, existem stocks com uma receita razoável, mas que possuem uma margem de lucratividade tão alta que acabam deixando um lucro alto. Entendendo isso, agora, nós podemos chegar no cálculo de lucratividade.

Como saber a Lucratividade das Stocks?

Existem algumas formas de analisarmos a lucratividade de uma empresa. Mas, entre todas as maneiras, a mais simples é realizando uma regra de 3 entre a receita da empresa e o lucro dela.

Para entender como calcular a lucratividade / margem de lucro de uma empresa, é interessante irmos para um exemplo.

Visando facilitar o seu entendimento, vamos imaginar uma empresa com os seguintes resultados:

  • Receita: R$100.000
  • Lucro: R$24.000
  • Margem de Lucro: ?

Nesse caso, nós sabemos o quanto o negócio vem tendo de receita, quanto ele deixa de lucro, mas não sabemos qual a taxa de lucratividade dele - no caso, qual a margem de lucro que ele tem.

Para isso, basta seguirmos uma regra de três, na qual multiplicaremos o Lucro por 100% e dividiremos ele pela receita. Ficaria assim:

Margem de Lucro = Lucro x 100% / Receita

Margem de Lucro = 24.000 x 100 / 100.000

Realizando essa multiplicação e depois dividindo pela receita, nós chegaríamos ao seguinte resultado:

Margem de Lucro = 2.400.000 / 100.000 = 24

Dessa forma, neste exemplo, vemos que a margem de lucro da empresa é de 24%. Mas, principalmente no mercado de stocks, onde temos várias opções de empresas para investir, como saber qual a margem de lucratividade ideal de uma empresa?

Como analisar o lucro de uma empresa?

Quando estamos analisando uma ação para investir, é comum que surja uma dúvida se aquela empresa é ou não a melhor do setor dela.

Geralmente, para chegarmos a esse tipo de conclusão, devemos fazer um comparativo com outras empresas que atuam no mesmo segmento.

Assim, veremos se os números daquela empresa estão bons ou não. Com o Lucro da empresa, não é diferente.

O ideal é que você veja os números da empresa que você está analisando e compare com as concorrentes dela. Analise o quanto ela tem de receita, qual o lucro dela e a margem que ela está deixando.

Após isso, veja como estão os mesmos indicadores, sendo que das empresas concorrentes a ela.

Com base nisso, é possível ter uma ideia se os resultados estão bons ou não. Além desse ponto, dá para entender se há opções melhores de empresa, naquele mesmo setor.