Rankings de Stock - Maiores Altas em 30 dias

Ranking
Setor

A valorização na cotação é algo positivo?

A valorização ou a “alta” da cotação de uma empresa listada em bolsa é algo que gera muitas dúvidas nos investidores, principalmente nos iniciantes.

A depender da sua estratégia de investimentos, pode ser que a alta na cotação seja algo negativo ou positivo.

Para aqueles que estão querendo realizar aportes em algumas stocks, mas elas acabaram sofrendo uma forte valorização, tende a não ser um cenário tão atrativo. Afinal, eles estarão aportando em um momento de alta, que geralmente não é o ideal para investirmos.

É óbvio que existem exceções onde, mesmo com uma forte alta, o investidor pode acabar achando proveniente aportar. Contudo, o natural é que os investidores sempre busquem aportar em momentos de baixa, para comprar os ativos a um valor mais barato.

Agora, em um cenário oposto, onde o objetivo do investidor é vender as suas ações, vender em um momento onde as stocks sofreram uma forte alta tende a ser a hora perfeita. Eles estarão vendendo no topo.

Então, se é positivo ou não, vemos que depende bastante da ação que você pretende tomar. Seja comprar ou vender.

O que faz uma ação ter uma Alta?

A ação ela pode ter uma alta como uma consequência a vários motivos. Os principais motivos que podem levar a uma alta na cotação são:

  • Melhora nos resultados;
  • Redução das Ofertas das Ações;
  • Expectativas de Crescimento Futuro;

Esses são alguns dos fatores que podem contribuir para que uma cotação acabe sofrendo uma forte alta no curto prazo. Contudo, a tendência é que, a médio e longo prazo, a cotação continue subindo caso esses ou outros fatores positivos continuem acontecendo com a empresa.

Por exemplo, se uma empresa conseguir manter a expectativa positiva nos investidores, ela tende a continuar tendo uma forte demanda por suas ações. O que, consequentemente, pode contribuir para que as suas ações valorizem. Mas, se em algum momento essa demanda pelas ações reduzir, que é algo normal, ela pode passar por um momento de queda.

Tudo isso depende de como os investidores estão olhando a expectativa futura do ativo, seja de forma otimista, o que pode ocasionar a valorização - ou de forma pessimista, podendo gerar uma desvalorização.

Geralmente há mais de um fator que também pode contribuir para esses movimentos de alta ou queda.

Vale a pena investir em um ativo que teve uma alta?

Quando um ativo valoriza muito em um único mês, por exemplo, vemos que há uma grande dúvida se vale ou não a pena aportar nele.

De modo geral, como investidor, você não deve ser guiado pela volatilidade do mercado. Mas sim pelo preço justo que você acredita que aquele ativo tem e se ele faz parte ou não do seu portfólio.

Se um ativo sofreu uma forte valorização, mas mesmo assim ele está com um valor menor do que você considera como preço justo, a tendência é que ele continue atrativo para você aportar.

Mas, se essa valorização fez com que o ativo passasse do valor que você estipulou como preço teto, talvez seja a hora de você esperar. Até que ele volte ao preço que você deseja aportar.

No mercado financeiro, dificilmente você obterá uma resposta exata para a sua pergunta. O ideal é que você sempre use o seu viés para análise e veja se aquilo faz ou não sentido para a sua carteira.