Vamos (VAMO3) aprova novo programa de recompra de ações

Programa prevê a recompra de até 30 milhões de ações, inclusive por meio de derivativos.

Author
Publicado em 22/03/2024 às 20:17h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 22/03/2024 às 20:17h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
(Reprodução/Facebook)

A Vamos (VAMO3) aprovou nesta sexta-feira (22) um novo programa de recompra de ações. Com isso, pretende recomprar até 30 milhões de ações nos próximos 18 meses.

📉 A Vamos já havia aprovado um programa de recompra em outubro de 2023, com o objetivo de adquirir até 34 milhões de ações de emissão própria até março de 2025. Contudo, esse programa foi cancelado nesta sexta-feira (22).

O motivo do cancelamento não foi apresentado. Contudo, o programa aprovado nesta sexta-feira (22) traz uma novidade em relação ao anterior: a possibilidade de recompra de ações por meio de instrumentos derivativos, como opções e swaps.

Todas as aquisições ocorrerão em ambiente de bolsa, na B3. A Vamos informou ainda que não há contrapartes conhecidas ou operações com partes relacionadas previstas no programa.

Leia também: Irani (RANI3) vai recomprar até 10,6 milhões de ações

Maximização de valor

🚛 De acordo com a companhia, o novo programa visa a "maximização de valor ao acionista, sem redução do capital social".

"A recompra de ações (incluindo via derivativos com liquidação física) implicará no aumento da participação dos acionistas nos eventuais dividendos e juros sobre capital próprio distribuídos pela Companhia", afirmou.

Segundo a Vamos, as ações recompradas serão utilizadas para "manutenção em tesouraria, cancelamento, alienação e/ou para atender o eventual exercício de opções no âmbito da remuneração baseada em ações".

A companhia disse também que usará suas reservas de lucro e de capital na recompra e diz que o programa "não prejudicará o cumprimento das obrigações assumidas com credores nem o pagamento de dividendos".

Até 7% das ações

A Vamos tem cerca de 417,4 milhões de ações ordinárias em circulação atualmente, além de 11,8 milhões de ações em tesouraria. A recompra pode atingir, portanto, até 7% dos papeis que estão no mercado.

Quando anunciou o programa de recompra anterior, em outubro de 2023, eram 421,2 milhões de ações em circulação e 7,8 milhões de ações em tesouraria. Os dados sugerem, então, que ao menos 3,7 milhões de ações foram recompradas desde outubro.

VAMO3

Vamos
Cotação

R$ 7,36

Variação (12M)

-37,95 % Logo Vamos

Margem Líquida

9,65 %

DY

4.64%

P/L

13,85

P/VP

1,72