Vale (VALE3) já iniciou processo de troca de CEO, diz jornal

Até o momento, cinco nomes foram cotados para ocupar o cargo na mineradora.

Author
Publicado em 01/04/2024 às 09:46h - Atualizado 15 dias atrás Publicado em 01/04/2024 às 09:46h Atualizado 15 dias atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)

A mineradora Vale (VALE3) já iniciou o processo de troca de CEO. Consultorias de headhunting internacionais estão sondando executivos de empresas para a posição, segundo informações do jornal "O Estado de S. Paulo" nesta segunda-feira (1º).

🧑‍💼 A busca pelo novo presidente da mineradora segue em ritmo acelerado, com a definição e contratação do sucessor de Eduardo Bartolomeo prevista para até o final de novembro. O novo comandante da mineradora assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2025.

A movimentação na empresa acontece após a renúncia de José Luciano Duarte Penido, ex-conselheiro independente da Vale e logo depois de Gustavo Pimenta, vice-presidente da companhia, virar réu em um processo sancionador na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). 

Como funciona a escolha do novo CEO?

O Conselho de Administração da empresa, responsável pela seleção, iniciou a fase de cotação junto a um grupo de consultorias, das quais uma será a escolhida e contratada para buscar um executivo com o perfil desejado para o cargo de presidente da mineradora.

🗒️ Sendo assim, a partir das entrevistas e avaliações do candidatos, será feita uma lista tríplice que será entregue ao colegiado da Vale, formado por 13 conselheiros.

O MME (Ministério de Minas e Energia) informou que não participa do processo da companhia, e que "o ministro Alexandre Silveira já declarou publicamente que não tem qualquer interferência do governo (na escolha do novo CEO da Vale."

Possíveis nomes para ocupar o cargo

Até o momento, a corrida para ocupar o cargo de CEO da empresa já conta com cinco nomes. Além disso, outras pessoas também já foram lançadas para assumir o cargo.

❌ Em janeiro, o governo Lula tentou emplacar o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas desistiu dias depois devido a reação negativa do mercado. 

Confira os nomes cotados:

VALE3

Vale
Cotação

R$ 61,44

Variação (12M)

-16,95 % Logo Vale

Margem Líquida

19,20 %

DY

11.25%

P/L

6,98

P/VP

1,46