Presidente da Vale (VALE3) fica no cargo até o fim do ano

Companhia vai abrir um processo seletivo para escolher o próximo presidente

Author
Publicado em 09/03/2024 às 06:48h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 09/03/2024 às 06:48h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
(Shutterstock)
(Shutterstock)

O presidente da Vale (VALE3), Eduardo Bartolomeo, ganhou um tempo extra no comando da empresa. O Conselho de Administração da Vale decidiu nesta sexta-feira (8) renovar o mandato do atual CEO até 31 de dezembro de 2024. Depois disso, no entanto, ele será substituído.

🚨 O Conselho de Administração da Vale vinha tentando chegar a um acordo sobre o futuro presidente da companhia há semanas. Em reunião realizada nesta sexta-feira (8), decidiu abrir um processo seletivo para definir o próximo CEO.

O mandato do atual presidente, no entanto, já acaba no dia 26 de maio. Por isso, será renovado até o fim do ano para que a companhia tenha tempo de conduzir o processo seletivo.

Leia também: Petrobras (PETR4) perde R$ 55,3 bilhões em valor de mercado

O processo seletivo será conduzido por uma consultoria, que vai apresentar uma lista tríplice de candidatos para a companhia. Eduardo Bartolomeo, que comanda a Vale desde 2019, não deve integrar essa lista. 

A ideia é que Eduardo Bartolomeo apoie a transição para o novo presidente no início de 2025 e continue como consultor da mineradora até dezembro de 2025. 

"Seguirei empenhado em avançar nas prioridades estratégicas da companhia até o fim do meu mandato e em garantir uma transição bem-sucedida para a nova liderança", afirmou Bartolomeo, em nota.

"Agradecemos imensamente o empenho e a dedicação do Eduardo nos últimos cinco anos e trabalharemos juntos até o final de seu mandato. Seguiremos conduzindo o processo sucessório de forma diligente e cumprindo com rigor as políticas internas da companhia", acrescentou o presidente do Conselho de Administração da Vale, Daniel Stieler.

Cotados

Outros nomes já vêm sendo cotados para o processo seletivo que vai definir o próximo presidente da Vale. Entre eles, o ex-presidente da Americanas (AMER3) e do Santander Brasil (SANB11), Sergio Rial; o presidente da Suzano (SUZB3), Walter Schalka, que está de saída do posto; e o atual CFO da Vale, Gustavo Pimenta.

As incertezas sobre o comando da Vale começaram depois que o governo federal tentou emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o cargo. A possibilidade já foi descartada, depois da reação negativa do mercado. Contudo, o Executivo também teria tentado indicar o ex-presidente do Banco do Brasil (BBAS3) e da Cielo (CIEL3), Paulo Caffarelli, para a posição.

Em nota, a Vale disse que a definição do novo presidente "deverá considerar os atributos e perfil necessários para a posição frente à estratégia e os desafios futuros da companhia". "O Conselho de Administração contará com o apoio de empresa de padrão internacional e a companhia apresentará seu novo presidente uma vez concluído o processo sucessório", disse.

VALE3

Vale
Cotação

R$ 60,14

Variação (12M)

-7,48 % Logo Vale

Margem Líquida

18,78 %

DY

11.46%

P/L

7,05

P/VP

1,46