Lula pede à nova presidente da Petrobras (PETR4) mais investimentos e empregos

Lula pediu o aumento dos investimentos na estatal, com o objetivo de promover emprego e renda no Brasil.

Author
Publicado em 15/05/2024 às 17:46h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 15/05/2024 às 17:46h Atualizado 2 meses atrás por Matheus Rodrigues
A mudan√ßa de comando anunciada na Petrobras tem levado a preocupa√ß√Ķes de inger√™ncia pol√≠tica.
A mudan√ßa de comando anunciada na Petrobras tem levado a preocupa√ß√Ķes de inger√™ncia pol√≠tica.

ūüó£ÔłŹ Magda Chambriard, a nova presidente da Petrobras, foi encarregada pelo presidente Luiz In√°cio Lula da Silva de acelerar os investimentos na estatal, com o objetivo de transformar a companhia em um catalisador primordial de emprego e renda no Brasil.

Este foco foi discutido amplamente em uma reuni√£o com Lula, onde tamb√©m se falou sobre um plano para incrementar a constru√ß√£o naval em estaleiros brasileiros, visando fortalecer a ind√ļstria nacional.

O governo brasileiro está preparando um programa para estimular o setor naval, que frequentemente encontra concorrência de preços mais baixos no exterior.

A expectativa é que a Petrobras (PETR4) desempenhe um papel significativo neste plano, consolidando sua participação em uma estratégia mais ampla de desenvolvimento industrial, incluindo áreas como refino e fertilizantes.

No entanto, a mudan√ßa de comando anunciada na Petrobras tem levado a preocupa√ß√Ķes de inger√™ncia pol√≠tica, resultando em uma queda acentuada das a√ß√Ķes da empresa, que viu quase R$ 50 bilh√Ķes serem apagados de seu valor de mercado.

Investidores expressam temores de que as mudanças na direção da empresa possam afetar a distribuição de dividendos e alterar o foco de investimentos, potencialmente prejudicando os rendimentos e o valor da empresa no longo prazo.

ūüďä Chambriard, que tem uma longa hist√≥ria na Petrobras e foi diretora-geral da Ag√™ncia Nacional do Petr√≥leo (ANP), √© vista como uma figura alinhada aos objetivos estrat√©gicos do governo Lula, incluindo a reindustrializa√ß√£o e o fortalecimento de setores menos lucrativos, mas estrategicamente importantes para o desenvolvimento econ√īmico do pa√≠s.

Ela também é conhecida por sua postura nacionalista e desenvolvimentista, com expectativas de que avance na exploração da Margem Equatorial, uma região que vai do Rio Grande do Norte ao Amapá e que é vista como promissora para novas descobertas de petróleo e gás.

A nomea√ß√£o de Chambriard foi elogiada pela Federa√ß√£o √önica dos Petroleiros (FUP), que v√™ alinhamento entre suas ideias e os objetivos de fortalecer a ind√ļstria naval nacional e expandir o parque de refino.

Seu mandato também pode incluir uma ênfase renovada em biocombustíveis e outras energias renováveis, refletindo um foco mais amplo em sustentabilidade e segurança energética.

ūüõĘÔłŹ Enquanto Chambriard prepara-se para assumir o comando, h√° uma clara expectativa de que sua lideran√ßa poder√° redefinir a trajet√≥ria da Petrobras, embora ela tamb√©m enfrente o desafio de equilibrar as demandas pol√≠ticas com as necessidades operacionais e financeiras de uma das maiores empresas de energia do mundo.

PETR4

Petrobr√°s
Cotação

R$ 37,43

Variação (12M)

42,89 % Logo Petrobr√°s

Margem Líquida

22,45 %

DY

16.71%

P/L

4,43

P/VP

1,20