Quem é Magda Chambriard, a nova presidente da Petrobras (PETR4)

Magda foi nomeada pelo presidente Luiz In√°cio Lula da Silva como a nova presidente da companhia.

Author
Publicado em 15/05/2024 às 09:22h - Atualizado 11 dias atrás Publicado em 15/05/2024 às 09:22h Atualizado 11 dias atrás por Matheus Rodrigues
Magda foi nomeada pelo presidente Lula como a nova presidente da Petrobras. Foto: Arquivo/Antonio Cruz/Agência Brasil
Magda foi nomeada pelo presidente Lula como a nova presidente da Petrobras. Foto: Arquivo/Antonio Cruz/Agência Brasil

ūüö® Na noite da √ļltima ter√ßa-feira, a Petrobras (PETR4) anunciou uma significativa mudan√ßa em sua lideran√ßa.

Magda Maria de Regina Chambriard foi nomeada a nova presidente da companhia e membro do conselho de administração, substituindo Jean Paul Prates.

A decisão ocorreu após um período de tensão e desgaste entre Prates e importantes figuras do governo, como os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa.

A troca no comando √© vista por muitos como um reflexo da interfer√™ncia pol√≠tica nas opera√ß√Ķes da estatal, um tema que continua a gerar debates acalorados sobre a autonomia e a estrat√©gia futura da Petrobras.

Quem é Magda Chambriard?

Magda Chambriard, uma figura j√° conhecida nos c√≠rculos de energia e petr√≥leo do Brasil, n√£o √© novata em posi√ß√Ķes de lideran√ßa e regula√ß√£o no setor.

Com uma carreira que começou na Petrobras em 1980, Chambriard tem mais de quatro décadas de experiência, principalmente na área de produção de petróleo e gás.

Sua trajetória na estatal durou 22 anos, após os quais ela se juntou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde eventualmente ascendeu ao cargo de diretora-geral.

Nascida em 1958, Magda Chambriard formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1979, e, uma década depois, concluiu seu mestrado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ.

ūüďĖ Antes de sua nomea√ß√£o como diretora-geral da ANP em 2012, uma posi√ß√£o que manteve at√© 2016, Chambriard j√° havia deixado sua marca na Petrobras e na pr√≥pria ag√™ncia.

Durante seu tempo na ANP, ela foi respons√°vel por importantes iniciativas regulat√≥rias e liderou a implementa√ß√£o do Plano Plurianual de Geologia e Geof√≠sica, que foi crucial para o sucesso de futuras licita√ß√Ķes de explora√ß√£o de petr√≥leo em novas fronteiras sedimentares.

Como diretora-geral da ANP, Chambriard n√£o apenas supervisionou a regulamenta√ß√£o e a promo√ß√£o de leil√Ķes de explora√ß√£o, mas tamb√©m enfrentou desafios significativos, como o vazamento de √≥leo na Bacia de Campos pela Chevron.

Suas decis√Ķes frequentemente rigorosas, incluindo a aplica√ß√£o de multas pesadas a operadoras de plataformas, destacaram seu compromisso com a seguran√ßa e a sustentabilidade ambiental, embora tamb√©m tenham provocado disc√≥rdias dentro do setor.

Além de seu trabalho regulatório, Chambriard também se destacou como defensora de uma maior exploração de petróleo em áreas inexploradas do Brasil, como a Margem Equatorial e a Bacia de Pelotas.

Ela acredita que o "boom do pré-sal" já passou e que é essencial buscar novas fronteiras para manter a produção de petróleo do país.

Após deixar a ANP, Chambriard continuou a influenciar o setor como consultora e como diretora da assessoria fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Ela também fundou a Chambriard Engenharia e Energia, onde tem trabalhado ativamente na consultoria em energia.

Novos desafios

Assumindo a presid√™ncia da Petrobras em um momento de incertezas pol√≠ticas e econ√īmicas, Chambriard enfrenta o desafio de equilibrar as expectativas do governo, que deseja ampliar os investimentos e controlar os pre√ßos dos combust√≠veis, com as demandas do mercado por sustentabilidade financeira e confian√ßa dos investidores.

ūüí≤ Ela ter√° que revisar o plano de neg√≥cios da Petrobras para os pr√≥ximos anos, bem como definir uma pol√≠tica de dividendos que satisfa√ßa tanto os acionistas quanto as necessidades de reinvestimento da empresa.

A nomeação de Chambriard também simboliza um passo significativo em termos de representação feminina nas altas esferas corporativas do Brasil, sendo ela a segunda mulher a ocupar o cargo de presidente da Petrobras.

Seu vasto conhecimento t√©cnico e experi√™ncia regulat√≥ria ser√£o vitais para a Petrobras navegar pelos desafios que se avizinham, garantindo que a companhia continue a ser um pilar crucial para o desenvolvimento energ√©tico e econ√īmico do Brasil.

Esta mudan√ßa de lideran√ßa, embora controversa para alguns devido √†s circunst√Ęncias de sua nomea√ß√£o, √© um momento definidor para a Petrobras e para o setor energ√©tico brasileiro como um todo.

 

PETR4

Petrobr√°s
Cotação

R$ 36,61

Variação (12M)

68,83 % Logo Petrobr√°s

Margem Líquida

22,45 %

DY

19.76%

P/L

4,34

P/VP

1,17