'Trade Tarcísio de Freitas' ainda vive? Ciro Nogueira não vê projeto enterrado em 2026
Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro não descarta governador paulista disputando a Presidência nas Eleições 2026.
A B3 (B3SA3) lançou nesta terça-feira (21) uma nova versão do seu índice de dividendos, o IDIV B3. Com isso, o índice vai considerar a distribuição diária de proventos das companhias que o integram.
💲 Chamada de IDIV B3 Price Return, a novidade permitirá que os ETFs (Exchange Traded Funds ou fundos de índice) que seguem o IDIV repassem os proventos diários das companhias aos seus cotistas.
“O investidor tem olhado para os dividendos como uma forma de obter uma renda passiva. Temos acompanhado essa tendência, disponibilizando ao mercado índices e produtos que permitem acompanhar o desempenho dessas aplicações, além de executar esse tipo de estratégia”, afirmou o gerente de Índices da B3, Henio Scheidt.
📈 Atualmente, dois ETFs já seguem o IDIV: o IT Now IDIV Fundo de Índice (DIVO11) e o It Now IDIV Renda Dividendos Fundo de Índice (DIVD11), ambos da Itaú Asset Management. O primeiro reinveste os proventos e o segundo foi lançado nesta semana com a proposta de distribuir dividendos mensalmente, no 10º dia útil de cada mês.
A versão original do IDIV B3 também continuará disponível. Criado em 2011, o IDIV B3 é um índice de retorno total, que incorpora tanto as variações dos preços dos ativos quanto a distribuição de proventos das companhias.
Leia também: Índice de BDRs da B3 já subiu 21% em 2024. É hora de investir em BDRs?
O IDIV B3 é uma referência das empresas que mais pagam proventos na bolsa brasileira. O índice engloba as companhias que mais repassaram dividendos ou JCP (Juros sobre o Capital Próprio) para seus acionistas nos últimos 36 meses e que figuram entre as ações mais negociadas da bolsa nos últimos 12 meses.
Atualmente, 53 ações integram o IDIV B3. Veja as 10 que têm mais peso no índice, considerando a carteira de maio a agosto de 2024:
Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro não descarta governador paulista disputando a Presidência nas Eleições 2026.
Companhias já têm registro na CVM e esperam cenário mais favorável do mercado.
Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, estarão abertas as negociações de determinados mercados.
Token deve ser pareado ao real e integrado ao mercado de balcão; bolsa lançou 60 ETFs em 2025
Papéis ensaiam voltar ao maior patamar do ano
A execução do programa está prevista para ocorrer entre 2 de março de 2026.
BRK Ambiental apresentou um pedido de registro de oferta primária de ações à CVM.
Segundo dados da B3, o fluxo estrangeiro acumulado até novembro chegou a R$ 27,3 bilhões, revertendo com folga a saída observada em 2024.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?